Logo Passei Direto
Buscar
A síntese de melanina, processo conhecido como melanogênese, ocorre nos melanossomas presentes nos melanócitos, sob estímulos endógenos e exógenos, principalmente sob radiação ultravioleta (R-UV). A regulação da melanogênese envolve fatores que controlam a transcrição de proteínas melanogênicas, a biogênese de melanossomos e a incorporação das proteínas melanogênicas aos melanossomos. Apesar dos benefícios da melanina para a homeostase da pele, ela pode estar relacionada a alguns distúrbios pigmentares, entre eles, o melasma, o qual ocorre em áreas fotoexpostas e é caracterizado por máculas, em geral, simétricas, hiperpigmentadas, com margens irregulares e de limites definidos.
Com relação ao tema tratado no texto, é correto afirmar que os princípios ativos dos cosméticos que devem ser utilizados no tratamento do melasma visam
A inibir a tirosinase e a captação dos melanossomos pelos queratinócitos, o que diminui a síntese e a distribuição da melanina.
B remover a camada córnea, por meio da utilização de peeling químico, deixando-a mais sensibilizada à radiação solar.
C estimular a conversão de dopa em melanina com a utilização de protetores de radiação UVA e UVB e de luz visível.
D diminuir a produção de hormônios andrógenos que estão diretamente relacionados à síntese de melanina.
E reduzir a produção de antioxidantes, que favorecem a regeneração celular e a produção de melanina.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o que sabemos sobre o tratamento do melasma e a melanogênese: A) Inibir a tirosinase e a captação dos melanossomos pelos queratinócitos, o que diminui a síntese e a distribuição da melanina. - Esta opção faz sentido, pois a tirosinase é uma enzima chave na síntese de melanina. Inibi-la pode ajudar a reduzir a hiperpigmentação. B) Remover a camada córnea, por meio da utilização de peeling químico, deixando-a mais sensibilizada à radiação solar. - Embora o peeling químico possa ajudar a melhorar a aparência da pele, deixar a pele mais sensibilizada à radiação solar não é uma abordagem recomendada para tratar melasma. C) Estimular a conversão de dopa em melanina com a utilização de protetores de radiação UVA e UVB e de luz visível. - Esta opção é contraditória, pois o objetivo no tratamento do melasma é reduzir a produção de melanina, não estimulá-la. D) Diminuir a produção de hormônios andrógenos que estão diretamente relacionados à síntese de melanina. - Embora os hormônios possam influenciar a pigmentação, essa não é a abordagem principal no tratamento do melasma. E) Reduzir a produção de antioxidantes, que favorecem a regeneração celular e a produção de melanina. - Essa opção não faz sentido, pois os antioxidantes geralmente ajudam a proteger a pele e não são diretamente relacionados à produção de melanina. Após essa análise, a alternativa correta é: A) Inibir a tirosinase e a captação dos melanossomos pelos queratinócitos, o que diminui a síntese e a distribuição da melanina.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O crescimento das cidades promove o aumento da demanda por serviços de água tratada, esgotamento sanitário, manejo das águas pluviais, limpeza urbana e coleta de resíduos sólidos. No Brasil, o processo de urbanização ocorreu de forma rápida e desigual, o que resultou no agravamento de injustiças sociais e econômicas. Os serviços de saneamento básico considerados direitos humanos fundamentais não são acessíveis a uma parcela significativa da população, principalmente àquela em que se concentram os segmentos populacionais em situação de vulnerabilidade.
Acerca do saneamento básico no Brasil, avalie as afirmacoes a seguir.
I. A grave desigualdade social, evidenciada pela segregação nos espaços urbanos, é uma das barreiras para a universalização do acesso aos serviços de saneamento básico.
II. O serviço de abastecimento de água no Brasil situa-se no mesmo patamar de fornecimento e de infraestrutura que o sistema de coleta e tratamento do esgoto.
III. A universalização do acesso aos serviços de saneamento básico requer investimentos em políticas públicas e em tecnologias sociais que priorizem a democratização e o atendimento às populações em situação de vulnerabilidade.
IV. O aumento da incidência de doenças transmitidas pela água resulta não somente da inadequação dos serviços de saneamento, mas também da precariedade das condições de moradia da população em situação de vulnerabilidade.
A I e II.
B I e IV.
C II e III.
D I, III e IV.
E II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina