Temos observado uma elevada volatilidade e aumento de aversão ao risco nos mercados globais. O mesmo tema dos últimos três anos com pandemia, guerra geopolítica entre Rússia e Ucrânia, tensões entre o Ocidente e a China, alta global de juros e os riscos crescentes de recessão, além dos riscos fiscais e eleitorais no mercado interno. A realidade é que quem investiu em 2019 (nos anos de boom da bolsa) está com retornos negativos. A bolsa subiu, desceu, ficou de lado… e, no fim do dia, não saiu do lugar. Momentos como este são relativamente raros e observados no fundo da crise de 2008; em 2014
O mercado financeiro é o que move a economia de muitos países, principalmente aqueles que estão inseridos no contexto intenso da globalização. Diante disso, sobre a organização do mercado financeiro, considere a alternativa correta.
a-O Acordo de Bretton Woods foi um marco importante para o surgimento do mercado financeiro, pois por meio dele o liberalismo criou força no mundo e surgiram instituições financeiras regulatórias.
b-O banco do BRICS foi criado para combater qualquer ação do mercado financeiro que fosse desestabilizar a economia dos países africanos, pois é a região mais pobre do mundo e precisa de proteção socioeconômica.
c-O mercado financeiro é um meio de enriquecer que os países desenvolvidos criaram, entretanto, as regras para que ele funcione é aplicada apenas em países subdesenvolvidos, os quais precisam de empréstimos.
d-A Organização da Nações Unidas foi a principal instituição criada a partir do Acordo de Bretton Woods, por meio dela é possível os países regularem todas as transações comerciais que acontecem no mundo.
e-O mercado financeiro está organizado de forma que todos os países possam contribuir com uma demanda. O Brasil, por exemplo, controla o valor do dólar nas principais instituições financeiras do mundo.
Ed
há 3 meses
A alternativa correta sobre a organização do mercado financeiro, considerando o contexto apresentado, é: a - O Acordo de Bretton Woods foi um marco importante para o surgimento do mercado financeiro, pois por meio dele o liberalismo criou força no mundo e surgiram instituições financeiras regulatórias. Esse acordo, firmado em 1944, estabeleceu um novo sistema monetário internacional e deu origem a instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, que desempenham papéis cruciais na regulação e estabilização das economias globais.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade