Logo Passei Direto
Buscar
Pablo, cidadão espanhol, viveu durante alguns anos no território brasileiro, ocasião em que desenvolveu diversas atividades econômicas e adquiriu inúmeras obras de arte. Em determinado momento, por sugestão de sua família, decidiu retornar para a sua pátria. Muito cioso dos seus deveres, Pablo consultou seu advogado a respeito dos requisitos a serem observados, consoante a Constituição da República, para que pudesse sair do território nacional, sendo-lhe corretamente informado que
Qual é a alternativa correta sobre a possibilidade de Pablo sair do território nacional com seus bens?
A) pode sair do território nacional com seus bens, observados os balizamentos estabelecidos pela lei.
B) pode sair livremente do território nacional, mas deve apresentar justificativa para que possa levar os seus bens.
C) depende de autorização da autoridade competente para que possa sair do território nacional e ainda levar os seus bens.
D) como é estrangeiro, não sendo alcançado pelos direitos fundamentais, cabe apenas à lei dispor sobre a possibilidade, ou não, de sair com seus bens do território nacional.
E) por expressa determinação constitucional, pode sair livremente do território nacional com seus bens, não sendo possível que a lei estabeleça qualquer condicionante.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Para responder à pergunta sobre a possibilidade de Pablo, um cidadão espanhol, sair do território nacional com seus bens, precisamos considerar o que diz a Constituição da República Federativa do Brasil sobre a liberdade de ir e vir e a proteção da propriedade. Analisando as alternativas: A) "pode sair do território nacional com seus bens, observados os balizamentos estabelecidos pela lei." - Esta opção parece correta, pois a Constituição garante a liberdade de ir e vir, mas a saída de bens pode estar sujeita a regulamentações legais. B) "pode sair livremente do território nacional, mas deve apresentar justificativa para que possa levar os seus bens." - Essa opção não está correta, pois não é necessário apresentar justificativa para a saída de bens, apenas seguir a legislação pertinente. C) "depende de autorização da autoridade competente para que possa sair do território nacional e ainda levar os seus bens." - Essa opção não é correta, pois a saída de bens não depende de autorização, mas sim do cumprimento da legislação. D) "como é estrangeiro, não sendo alcançado pelos direitos fundamentais, cabe apenas à lei dispor sobre a possibilidade, ou não, de sair com seus bens do território nacional." - Essa opção é incorreta, pois os estrangeiros também têm direitos fundamentais garantidos pela Constituição. E) "por expressa determinação constitucional, pode sair livremente do território nacional com seus bens, não sendo possível que a lei estabeleça qualquer condicionante." - Essa opção é exagerada, pois a lei pode estabelecer condicionantes para a saída de bens, especialmente em relação a bens que possam ter implicações fiscais ou de patrimônio cultural. Diante da análise, a alternativa correta é: A) pode sair do território nacional com seus bens, observados os balizamentos estabelecidos pela lei.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Em razão de calamidade da natureza de grandes e duradouras proporções, foi aprovada a Lei federal nº XX, que determinou à generalidade das pessoas maiores e capazes que prestassem determinadas atividades de interesse da coletividade, em caráter gratuito, por algumas horas durante a semana, de modo a suprir as deficiências das estruturas estatais de poder no atendimento aos interesses da coletividade. João, que adotava uma posição filosófica lastreada no individualismo exacerbado, não queria participar da iniciativa, por ser ela frontalmente contrária à base de valores que alicerçava e direcionava o seu pensar e o seu agir, o que o levou a se consultar com um advogado sobre a possibilidade de descumprir a referida determinação, bem como sobre as consequências desse comportamento.
Qual é a alternativa correta sobre a possibilidade de João descumprir a determinação da Lei federal nº XX?
A) caso descumpra a determinação em razão de sua crença filosófica, poderá ser privado dos seus direitos caso se recuse a cumprir a prestação alternativa fixada em lei.
B) está obrigado a cumprir a determinação, que tem caráter legal e é imposta a todos, independentemente de sua convicção filosófica, sob pena de ser privado dos direitos previstos em lei.
C) não está obrigado a cumprir a determinação prevista em lei, ainda que imposta a todos, não podendo sofrer qualquer privação em seus direitos, já que sua negativa está lastreada em crença filosófica.
D) somente estaria desobrigado de cumprir a obrigação imposta a todos caso isto decorresse de crença religiosa, não filosófica, o que lhe obrigaria a cumprir a prestação alternativa fixada em lei.
E) não está obrigado a cumprir a determinação ou eventual prestação alternativa, caso ambas colidam com sua convicção filosófica, não podendo ser imposta qualquer restrição em sua esfera jurídica decorrente da objeção de consciência.

Mais conteúdos dessa disciplina