Trata-se de uma provocação acerca do egoísmo: eu não vou me salvar sozinho de nada, estamos todos enrascados. E, quando percebo que sozinho não faço a diferença, me abro para outras perspectivas. É dessa afetação pelos outros que pode sair uma outra compreensão sobre a vida na Terra. Se você ainda vive a cultura de um povo que não perdeu a memória de fazer parte da natureza, você é herdeiro disso, não precisa resgatá-la, mas se você passou por essa experiência urbana intensa, de virar um consumidor do planeta, a dificuldade de fazer o caminho de volta deve ser muito maior. Por isso acho que seria irresponsável ficar dizendo para as pessoas que, se economizarmos água, ou só comermos orgânico e andarmos de bicicleta, vamos diminuir a velocidade com que estamos comendo o mundo — isso é uma mentira bem embalada" (Krenak, 2020, p 25).
A partir do texto apresentado e do conteúdo da disciplina de Ética Profissional, assinale a alternativa correta:
Alternativas
A ofensiva predatória do capitalismo pode ser freada por ações individuais que diminuam o consumismo.
A salvação do planeta contra o caráter predatório do atual estágio do capitalismo é dever dos povos indígenas e do Sul Global.
Há muito alarmismo em torno da mudança do clima global. A ciência é capaz de conter a destruição do planeta, pois tudo é reversível.
A construção de um novo projeto societário como alternativa para a barbárie somente pode ocorrer se houver adesão coletiva. Ações individuais e pontuais, embora sejam importantes, não promovem ações macrossocietárias.
A individualidade é sempre a chave para as respostas dos problemas sociais. Portanto, separar o lixo, não comer carne e nem consumir gasolina são alguns dos muitos exemplos das ações que podem conter a destruição do planeta.
Ed
há 2 semanas
A alternativa correta, considerando o texto de Krenak e a perspectiva da Ética Profissional, é: "A construção de um novo projeto societário como alternativa para a barbárie somente pode ocorrer se houver adesão coletiva. Ações individuais e pontuais, embora sejam importantes, não promovem ações macrossocietárias." Essa opção reflete a ideia de que mudanças significativas e duradouras requerem um esforço coletivo, e não apenas ações isoladas.