A concepção de espaço tem sido discutida desde a antiguidade e apresenta denotada importância para reflexão filosófica. Para além deste termo, temos os conceitos de lugar e território, de forma em que há uma relação intrínseca entre os três.
Com base no trecho apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O espaço compreende a percepção do que é o homem que se movimenta no mundo por meio do seu corpo, sendo a espacialidade um fenômeno humano.
PORQUE:
II. Ao identificar que existem relações de poder pelos sujeitos que lhes dão significações dentro de um lugar, pode-se considerá-lo um território.
A partir do apresentado e do conteúdo teórico referente aos conceitos de espaço, lugar e território, assinale a opção correta quanto as asserções propostas:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar as asserções: I. O espaço compreende a percepção do que é o homem que se movimenta no mundo por meio do seu corpo, sendo a espacialidade um fenômeno humano. Essa afirmação é verdadeira, pois reconhece a relação entre o ser humano e sua percepção do espaço. II. Ao identificar que existem relações de poder pelos sujeitos que lhes dão significações dentro de um lugar, pode-se considerá-lo um território. Essa afirmação também é verdadeira, pois reconhece que o território é construído socialmente e está relacionado a significações e relações de poder. Agora, vamos avaliar a relação entre as duas asserções. A asserção II não justifica diretamente a I, pois a I fala sobre a percepção do espaço e a II trata das relações de poder e significação em um lugar, que é um aspecto diferente. Portanto, a opção correta é: "As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I."