Logo Passei Direto
Buscar
Com o objetivo de melhorar a qualidade da educação brasileira, o Plano Nacional de Educação para o decênio 2014/2024, instituído pela Lei n.º 13.005/2014 estabelece 20 metas a serem cumpridas, na busca de minimizar as barreiras e dificuldades para o acesso à educação.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao PNE:
a. Garantir a alfabetização plena de todas as crianças brasileiras, no máximo, até o final do 1º ano do ensino fundamental.
b. Implementar políticas públicas que promovam a universalização do acesso à educação básica de qualidade para todos os brasileiros.
c. Fomentar a melhoria da qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com ênfase na promoção do sucesso escolar e na formação cidadã dos estudantes.
d. Universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 17 (dezessete) anos.
e. Ampliar a oferta de educação em tempo integral nas escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 50% dos alunos da educação básica.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao que é estabelecido pelo Plano Nacional de Educação (PNE) 2014/2024: a) Garantir a alfabetização plena de todas as crianças brasileiras, no máximo, até o final do 1º ano do ensino fundamental. - Esta meta está alinhada com os objetivos do PNE. b) Implementar políticas públicas que promovam a universalização do acesso à educação básica de qualidade para todos os brasileiros. - Esta também é uma meta do PNE. c) Fomentar a melhoria da qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com ênfase na promoção do sucesso escolar e na formação cidadã dos estudantes. - Esta alternativa está de acordo com as diretrizes do PNE. d) Universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 17 (dezessete) anos. - O PNE já considera a universalização do ensino fundamental, mas a faixa etária correta para a universalização do ensino fundamental é de 6 a 14 anos, não até 17 anos. e) Ampliar a oferta de educação em tempo integral nas escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 50% dos alunos da educação básica. - Esta meta também está prevista no PNE. Dessa forma, a alternativa que NÃO corresponde ao PNE é a d), pois a faixa etária mencionada está incorreta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A inclusão dos alunos com necessidades especiais no ensino superior no Brasil, ainda, é uma temática recente, que consiste na equiparação de oportunidades, na recíproca interação entre as partes, de pessoas com ou sem deficiência e o acesso pleno dos recursos disponíveis na sociedade.
Logo, como as políticas públicas de inclusão social de pessoas com deficiência e necessidades educativas especiais refletiram na inserção dos alunos no ensino superior?
a. A política de educação especial, na perspectiva inclusiva de 2000, foi um marco importante na luta pelo direito de todos os alunos, no que condiz ao acesso à educação sem desigualdade, e com a sua consolidação tiveram uma expansão de avanços direcionados aos âmbitos educacionais.
b. Para que possamos compreender a inclusão social como política pública é necessário compreender o que ela representa na história e nas lutas sociais, resistências e negações de direito. A inclusão social consiste na equiparação de oportunidades, na recíproca interação entre as partes, de pessoas com ou sem deficiência e o acesso pleno dos recursos disponíveis na sociedade.
c. A inclusão e a valorização das questões dessa natureza foram negligenciadas, durante muito tempo, pelos serviços públicos. Porém, o cenário educacional brasileiro tem apresentado grandes atrasos. No que se refere à inclusão e o acesso de pessoas com deficiência no ensino superior foram instituídas ações que visem a integração de pessoas com deficiência à vida acadêmica.
d. Sendo assim, ao reafirmar que é dever do Estado proporcionar uma educação com discriminação para todas as pessoas com deficiência, o aprendizado a vida toda, e assegurar ainda a permanência de acordo com suas necessidades, desta forma compromete-se com a execução das adaptações individuais necessárias para que possam manter-se no ambiente educacional.
e. A Educação é um direito garantido para todos, e assim, compreendemos que existe uma igualdade quanto o acesso a ela. Desta forma, ao longo da jornada educacional percebemos que não é somente as pessoas com deficiência que apresentam dificuldades de aprendizagem, mas sim qualquer um que tenha necessidades educativas especiais e precisam de um auxílio para que consigam compreender e absorver os conteúdos didáticos.

Mais conteúdos dessa disciplina