Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

UNISANTOS

A educação não formal é aquela que se aprende "no mundo da vida", via os processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivas cotidianas. Articulada com a educação cidadã, a educação não formal volta-se para a formação de cidadãos livres, emancipados, portadores de um leque diversificado de direitos, assim como de deveres para com a sociedade. Nesse sentido, a educação não formal é um processo sociopolítico, cultural e pedagógico de formação para a cidadania, entendendo o político como a formação do indivíduo para interagir com o outro em sociedade. Ela designa um conjunto de práticas socioculturais de aprendizagem e produção de saberes, que envolve organizações/instituições, atividades, meios e formas variadas, assim como uma multiplicidade de programas e projetos sociais. A educação não formal, não é nativa, ela é construída por escolhas ou sob certas condicionalidades; há intencionalidades no seu desenvolvimento, o aprendizado não é espontâneo, não é dado por características da natureza, não é algo naturalizado. Em síntese, o aprendizado gerado e compartilhado na educação não formal não é espontâneo porque os processos que o produzem têm intencionalidades e propostas.

 

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal, aprendizagens e saberes em processos participativos. Investigar em Educação, Universidade do Minho, Portugal, 2014 (adaptado).

 

Diante disso, sobre a educação não formal, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. O papel do pedagogo nos espaços de educação não formal, como nos sistemas prisionais, permite uma maior liberdade de atuação.

 

PORQUE

 

II. Esses espaços não formais baseiam-se nos ensinamentos calcados na construção de cidadãos críticos e capazes de viver em harmonia com a sociedade, não tendo compromisso com a formação baseada no ensinamento de conteúdos prescritivos como os da escola formal.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) 

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

B) 

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

C) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

D) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

E) 

As asserções I e II são proposições falsas.


User badge image
adriana costa

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar as asserções: I. O papel do pedagogo nos espaços de educação não formal, como nos sistemas prisionais, permite uma maior liberdade de atuação. Essa afirmativa é verdadeira, pois a educação não formal geralmente oferece mais flexibilidade e liberdade para os educadores em comparação com a educação formal. II. Esses espaços não formais baseiam-se nos ensinamentos calcados na construção de cidadãos críticos e capazes de viver em harmonia com a sociedade, não tendo compromisso com a formação baseada no ensinamento de conteúdos prescritivos como os da escola formal. Essa afirmativa também é verdadeira, pois a educação não formal foca na formação de cidadãos críticos e na construção de saberes que não são necessariamente prescritivos. Agora, vamos avaliar a relação entre as duas asserções: - Ambas as asserções são verdadeiras. - A asserção II justifica a I, pois a liberdade de atuação do pedagogo nos espaços de educação não formal está relacionada à abordagem crítica e não prescritiva que esses espaços promovem. Portanto, a alternativa correta é: D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina