A respeito da necessidade de conhecimento, observe os pensamentos de alguns filósofos a seguir:
I - “Todos os homens, por natureza, desejam conhecer” (Aristóteles).
II - “O homem tem ideias inatas, ou seja, que sempre estiveram em sua mente. A razão está acima da experiência, pois também muitas coisas que os sentidos nos mostram são provadas como “falsas pela razão”. (René Descartes).
III - “A maneira pela qual adquirimos qualquer conhecimento constitui suficiente prova de que não é inato”. (John Locke).
Considerando o contexto apresentado, é correto APENAS o que se afirma em:
A) I e II.
B) II e III.
C) I e III.
D) I.
E) I, II e III.
Ed
mês passado
Vamos analisar cada afirmativa: I - “Todos os homens, por natureza, desejam conhecer” (Aristóteles). Verdadeiro, Aristóteles realmente afirmava que o desejo de conhecimento é uma característica natural do ser humano. II - “O homem tem ideias inatas, ou seja, que sempre estiveram em sua mente. A razão está acima da experiência, pois também muitas coisas que os sentidos nos mostram são provadas como “falsas pela razão”. (René Descartes). Verdadeiro, Descartes defendia a ideia de que existem ideias inatas e que a razão é fundamental para o conhecimento, superando a experiência sensorial. III - “A maneira pela qual adquirimos qualquer conhecimento constitui suficiente prova de que não é inato”. (John Locke). Verdadeiro, Locke argumentava contra a ideia de inatismo, afirmando que todo conhecimento vem da experiência e da percepção. Agora, considerando que todas as afirmativas I, II e III estão corretas, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: E) I, II e III.