Logo Passei Direto
Buscar

O princípio do no taxation without representation assenta as bases para o surgimento, séculos depois, do Estado Liberal, já sob os ideais iluministas de John Locke e seu discípulo, o Barão de Montesquieu. Limitando o poder soberano, o liberalismo fomenta a produção de riqueza e o trabalho, aceita o lucro privado e distancia o homem do Estado, para que aquele possa desenvolver suas potencialidades no espaço público. Em contrapartida, deve o cidadão contribuir para o custeio da sociedade pelo pagamento de tributos, aprovados em assembleias representativas do povo.

 


 

Tendo como base o texto lido, analise a situação hipotética a seguir.

 

André, dono da Alfa Sempre Consultoria de TI, realizou diversos serviços de consultoria e jamais emitiu uma nota fiscal. André acredita que pagar imposto é um absurdo, pois os valores pagos não são revertidos para a população. Além disso, André fala para todo mundo que o estado já ganha milhões sendo suas contribuições desnecessárias. 

 

Considerando o cenário apresentado e aspectos relacionados aos tributos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. Ao não pagar os tributos, André pode ser enquadrado no crime de sonegação fiscal, que é caracterizado pela sonegação de recursos importantes para que a administração pública garanta direitos previstos na Constituição Federal.

 

PORQUE

 

II. Os direitos consagrados na Constituição Federal, como direitos fundamentais, sociais e difusos, são atendidos por meio das contribuições realizadas por pessoa física e pessoa jurídica, permitindo oferecer serviços como acesso à saúde, à educação e à infraestrutura para os cidadãos de um território.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) 

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

C) 

As asserções I e II são proposições falsas.

D) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

E) 

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


User badge image
Felipe Duarte

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Vamos analisar as asserções: I. Ao não pagar os tributos, André pode ser enquadrado no crime de sonegação fiscal, que é caracterizado pela sonegação de recursos importantes para que a administração pública garanta direitos previstos na Constituição Federal. Esta afirmação é verdadeira, pois a sonegação fiscal é, de fato, um crime e implica na não contribuição para a arrecadação que financia serviços públicos. II. Os direitos consagrados na Constituição Federal, como direitos fundamentais, sociais e difusos, são atendidos por meio das contribuições realizadas por pessoa física e pessoa jurídica, permitindo oferecer serviços como acesso à saúde, à educação e à infraestrutura para os cidadãos de um território. Esta afirmação também é verdadeira, pois os tributos são a principal fonte de financiamento para os serviços públicos que garantem esses direitos. Agora, vamos verificar a relação entre as asserções: - A asserção I é verdadeira e a asserção II também é verdadeira. Além disso, a II justifica a I, pois explica a importância dos tributos para a manutenção dos direitos garantidos pela Constituição. Portanto, a alternativa correta é: A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina