Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Brasil (2010), o modelo de atenção à saúde vigente, fundamentado nas ações curativas, centrado no cuidado médico e estruturado com ações e serviços de saúde dimensionados a partir da oferta, tem se mostrado insuficiente para dar conta dos desafios sanitários atuais e insustentável para os enfrentamentos futuros. Nesse sentido, foi fundamental a organização das Redes de Atenção à Saúde, sobre o tema analise os itens a seguir:
Qual(is) das alternativas abaixo está(ão) correta(s)?
I – A Rede de Atenção à Saúde é definida como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde de diferentes densidades tecnológicas.
II – O objetivo da RAS é promover a integração sistêmica de ações e serviços de saúde com provisão de atenção contínua, integral e de qualidade.
III – A rede de Atenção à Saúde caracteriza-se pela formação de relações verticais entre os pontos de atenção com o centro de comunicação na Atenção Primária à Saúde (APS).
IV – A rede de Atenção à Saúde tem na Atenção Primária (APS) o seu ponto de atenção mais importante.
a ) I e II.
b ) I, II e IV.
c ) I e IV.
d ) II e III.
e ) I, II, III e IV.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I – A Rede de Atenção à Saúde é definida como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde de diferentes densidades tecnológicas. Verdadeiro, essa definição está correta, pois a RAS realmente envolve diferentes níveis de complexidade nos serviços de saúde. II – O objetivo da RAS é promover a integração sistêmica de ações e serviços de saúde com provisão de atenção contínua, integral e de qualidade. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a RAS visa a integração e a continuidade do cuidado. III – A rede de Atenção à Saúde caracteriza-se pela formação de relações verticais entre os pontos de atenção com o centro de comunicação na Atenção Primária à Saúde (APS). Falso, a RAS é caracterizada por relações horizontais e verticais, mas a ênfase está na integração e na comunicação entre os diferentes níveis de atenção, não apenas na verticalidade. IV – A rede de Atenção à Saúde tem na Atenção Primária (APS) o seu ponto de atenção mais importante. Verdadeiro, a APS é realmente considerada o ponto de entrada e o mais importante na RAS. Com base nas análises, os itens I, II e IV estão corretos. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: b) I, II e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O financiamento tem se constituído em preocupação permanente dos gestores e de todos os envolvidos diretamente com a construção do Sistema Único de Saúde. Em relação ao financiamento da saúde, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O volume mínimo de recursos determinado de 15% para Estados e municípios e 10% da arrecadação de impostos da União está explícito na Lei Orgânica de Saúde nº 8.080/90.
( ) Os repasses de recursos fundo a fundo começaram a ser feitos para os estados e municípios habilitados, na forma de gestão plena, a partir de 2001.
( ) A utilização de critérios para orientar o estabelecimento de valores das transferências para estados e municípios aparece já na Lei nº 8.080/90, mais precisamente no artigo 35.
( ) A Norma Operacional nº 01/96 do SUS abriu a possibilidade de descentralização de recursos a outras áreas do Ministério da Saúde (Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Fundação Nacional de Saúde e Assistência Farmacêutica), não ficando restrita, como ocorria anteriormente, aos recursos da assistência à saúde.
(A) F – V – V – V.
(B) F – F – V – V.
(C) V – F – V – V.
(D) V – F – F – F.
(E) F – V – V – F.

De acordo com o que consta no Decreto Federal nº. 7.508, de 23/06/2011, é correto afirmar que o processo de planejamento da saúde no SUS deve ser
(A) hierarquizado e regionalizado, do nível de menor complexidade para o de maior complexidade, como direciona o Conselho Nacional de Saúde.
(B) verticalizado e hierarquizado, do nível de maior complexidade para o de menor complexidade, ouvidas as respectivas Conferências de Saúde.
(C) descendente e compartimentado, do nível federal até o local, ouvidas as respectivas Comissões Intergestoras.
(D) ascendente e integrado, do nível local até o federal, ouvidos os respectivos Conselhos de Saúde.
(E) compartimentado e regionalizado, do nível federal até o nível local, respeitadas as complexidades de cada Sistema de Saúde e regulamentado pelos Conselhos de Saúde.

Mais conteúdos dessa disciplina