Logo Passei Direto
Buscar

SUS

Outros
De acordo com a Lei n° 8080/1990 que dispõe sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
Constitui em objetivo do SUS a assistência às pessoas por intermédio de ações de , e , com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
a) promoção / proteção / recuperação da saúde
b) prevenção / tratamento / diagnóstico da saúde
c) diagnóstico / evolução / recuperação da saúde
d) monitoramento / evolução / centralização da saúde
e) formulação / proteção / divulgação da situação da saúde
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para responder a essa questão, precisamos considerar os objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS) conforme estabelecido na Lei n° 8080/1990. O SUS tem como foco a promoção da saúde, a proteção e a recuperação da saúde das pessoas, integrando ações assistenciais e preventivas. Analisando as alternativas: a) promoção / proteção / recuperação da saúde - Esta opção reflete exatamente os objetivos do SUS, que incluem ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. b) prevenção / tratamento / diagnóstico da saúde - Embora inclua prevenção, não abrange a promoção e a proteção, que são fundamentais. c) diagnóstico / evolução / recuperação da saúde - Esta opção não menciona a promoção e a proteção, que são essenciais. d) monitoramento / evolução / centralização da saúde - Não se alinha com os objetivos principais do SUS. e) formulação / proteção / divulgação da situação da saúde - Esta opção não aborda diretamente as ações assistenciais e preventivas. Portanto, a alternativa correta é: a) promoção / proteção / recuperação da saúde.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A avaliação da qualidade em serviços de saúde constitui um passo importante no planejamento e na gestão dos serviços. Assim, os Indicadores da Qualidade capazes de avaliar os serviços de saúde são agrupados em três categorias: estrutura, processo e resultado (DONABEDIAN, 1988).
Um dos indicadores de processo se refere
(A) aos efeitos dos cuidados prestados.
(B) à conveniência, conforto e silêncio no ambiente.
(C) à relação interpessoal entre paciente e profissional.
(D) ao o grau de satisfação do paciente.
(E) aos recursos materiais (instalações, equipamentos).

“A política de saúde de uma época reflete o momento histórico no qual foi criada, a situação econômica, os avanços do conhecimento científico, a capacidade das classes sociais influenciarem a política etc.” (CEFOR, s.d.).
Nessa perspectiva, é correto afirmar que a Era Vargas (1930 - 1945), em relação às ações de saúde coletiva, é a época do auge
(A) do Sanitarismo Campanhista.
(B) do Modelo Preventivista.
(C) da Medicina da Família e Comunidade.
(D) da Reforma sanitária.
(E) da Descentralização dos Serviços de Saúde.

Quando o profissional de saúde trabalha questões como: “Programa de Reeducação Alimentar”, “Programa de Atividade Física”, “Programa de Controle de Álcool”, “Programa de Controle do Tabagismo”, esse profissional está com foco nas atividades de
(A) tratamento de patologias clínicas.
(B) prevenção das condições de saúde.
(C) investigação das doenças de base.
(D) aplicação da gestão de caso.
(E) autocuidado domiciliar apoiado.

A tecnologia de estratificação dos riscos aplicada na atenção primária para diversas populações, como em pacientes com hipertensão arterial, diabetes e transtorno mental, segue qual modelo de atenção em saúde?
(A) Modelo de atenção terciário em saúde.
(B) Modelo de atenção às condições agudas.
(C) Modelo de atenção nas urgências e emergências.
(D) Modelo de atenção às condições crônicas.
(E) Modelo de atenção domiciliar em saúde.

A respeito da Política Nacional da Atenção Básica (PNAB), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Recomenda-se que as Unidades Básicas de Saúde tenham seu funcionamento com carga horária mínima de 40 horas/semanais, no mínimo 5 dias da semana e nos 12 meses do ano.
( ) As diretrizes da PNAB englobam regionalização, hierarquização, territorialização e cuidado centrado na patologia clínica.
( ) A PNAB tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica.
( ) A infraestrutura de uma UBS deve estar adequada ao quantitativo de população adscrito, bem como aos processos de trabalho das equipes e à atenção à saúde dos usuários.
( ) A ambiência de uma UBS refere-se ao espaço físico (arquitetônico), entendido como lugar social, profissional e de relações interpessoais.
(A) F – F – F – V – V.
(B) V – V – V – V – F.
(C) F – F – V – F – V.
(D) V – F – F – V – F.
(E) V – F – V – V – V.

Quando um serviço atua como o centro de comunicação entre os diversos pontos de atenção, responsabilizando-se pelo cuidado dos usuários em qualquer desses pontos através de uma relação horizontal, contínua e integrada, com o objetivo de produzir a gestão compartilhada da atenção integral, esse serviço realiza ações de
(A) coordenação do cuidado.
(B) redistribuição do cuidado.
(C) substituição da rede de cuidados.
(D) centralização do cuidado.
(E) empoderamento do cuidado.

Referente aos princípios da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Tem como princípio a equidade, quando baseia as práticas e as ações de promoção de saúde na distribuição igualitária de oportunidades, considerando as especificidades dos indivíduos e dos grupos.
( ) Tem como princípio o empoderamento, que se refere ao processo de intervenção que estimula os sujeitos e coletivos a adquirirem o controle das decisões e das escolhas de modos de vida adequados às suas condições sócio-econômico-culturais.
( ) Tem como princípio a intrassetorialidade, que diz respeito ao exercício permanente da fragmentação das ações e serviços ofertados por um setor, visando à construção e articulação de redes cooperativas e resolutivas.
( ) Tem como princípio a sustentabilidade, que diz respeito à necessidade de permanência e continuidade de ações e intervenções, levando em conta as dimensões política, econômica, social, cultural e ambiental.
( ) Tem como princípio a integralidade, quando as intervenções são pautadas no reconhecimento da complexidade, potencialidade e singularidade de indivíduos, grupos e coletivos, construindo processos de trabalho articulados e integrais.
(A) F – V – V – V – V.
(B) V – V – F – F – F.
(C) F – V – F – V – V.
(D) V – V – F – V – V.
(E) V – F – F – V – V.

Referente à educação interprofissional, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. Em saúde, é correto afirmar que a ___________________ mantém forte relação com a _____________ do usuário, família e comunidade, e suas necessidades, na ordenação da interação que marcam o exercício dessas práticas.
(A) prática assistencial / individualidade
(B) prática dissociativa / complexidade
(C) prática colaborativa / centralidade
(D) prática uniprofissional / direcionalidade
(E) prática unilateral / fragmentação

O financiamento tem se constituído em preocupação permanente dos gestores e de todos os envolvidos diretamente com a construção do Sistema Único de Saúde. Em relação ao financiamento da saúde, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O volume mínimo de recursos determinado de 15% para Estados e municípios e 10% da arrecadação de impostos da União está explícito na Lei Orgânica de Saúde nº 8.080/90.
( ) Os repasses de recursos fundo a fundo começaram a ser feitos para os estados e municípios habilitados, na forma de gestão plena, a partir de 2001.
( ) A utilização de critérios para orientar o estabelecimento de valores das transferências para estados e municípios aparece já na Lei nº 8.080/90, mais precisamente no artigo 35.
( ) A Norma Operacional nº 01/96 do SUS abriu a possibilidade de descentralização de recursos a outras áreas do Ministério da Saúde (Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Fundação Nacional de Saúde e Assistência Farmacêutica), não ficando restrita, como ocorria anteriormente, aos recursos da assistência à saúde.
(A) F – V – V – V.
(B) F – F – V – V.
(C) V – F – V – V.
(D) V – F – F – F.
(E) F – V – V – F.

Mais conteúdos dessa disciplina