As zonas de amortecimento são áreas com propósito ambiental especificamente definido na lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O artigo 2º do referido instituto dispõe o conceito de zonas de amortecimento: “o entorno de uma unidade de conservação, onde as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade.” Além disso, tal lei prevê que essas zonas não estão inseridas nas Unidades de Conservação (UCs), embora ainda assim necessitem de zoneamento obrigatório, para o controle das atividades que podem ser exercidas na área.
PIRES, A. S.; et al. Gerenciamento de Unidades de Conservação: zonas de amortecimento. Porto Alegre: SAGAH, 2018 (adaptado).
Desse modo, acerca das zonas de amortecimento, julgue os itens a seguir.
I. Uma medida exigida legalmente é a definição da área de vizinhança com a área limítrofe a ser protegida; a zona deve proteger o interior da UC dos impactos externos.
II. A gestão da zona de amortecimento precisa de um plano de manejo, pois exige a participação entre os setores técnicos e os demais setores de governo.
III. É desnecessária a indenização ao proprietário de áreas privadas que se tornem zona de amortecimento, pois o local ainda pode ser explorado economicamente.
É correto o que se afirma em
A)
I, apenas.
B)
II e III, apenas.
C)
I e III, apenas.
D)
I, II e III.
E)
II, apenas.
Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!