No desenvolvimento de planos de aulas adequados aos nativos digitais, a observação das possibilidades de interação, segundo o que já acontece na relação extraclasse, é importante. O olhar aos contextos sociais, histórico, econômico e até mesmo climático e ambiental ajuda os docentes a compreenderem as diferentes formas de articulações desses estudantes.
Acompanhe a situação descrita a seguir:
Desenvolva uma proposta de plano de aula que articule um recurso tecnológico a uma metodologia ativa de modo que atuem na integração social e facilitem a participação em sala de aula. É preciso que o recurso tecnológico envolva tecnologia da informação e comunicação (TIC) ou tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), articulado a uma metodologia não tradicional orientada à inovação dos processos de ensino e aprendizagem. Ambos — recurso e metodologia — podem ser utilizados em momento diferentes, em sala de aula, nas tarefas para casa, ou juntos em uma atividade, mas devem dialogar entre si segundo o objetivo.
Nessa proposta, o aluno deve ser convidado a atuar em sala de aula, a exercer autonomia em seu processo de ensino e aprendizagem e também a fortalecer os laços sociais com os colegas. Porém, não se trata de uma atividade apenas, mas de um modelo que pode ser aplicado ao seu plano de aulas, guiando-as ao longo do ano ou semestre letivo.
Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!