Logo Passei Direto
Buscar

Criminologia

Colégio Objetivo
A prisão para execução da pena só poderá ser determinada após o trânsito em julgado da sentença penal condenatória; porém, havendo necessidade e fundamentação, a segregação cautelar poderá ser determinada a qualquer momento, mesmo antes da prolação de sentença ou do julgamento do recurso em segunda instância.
Entre as garantias processuais previstas na Constituição Federal de 1988, encontram-se, EXCETO a garantia de que ninguém será
A considerado culpado até a decisão colegiada em segunda instância, o que autoriza o início do cumprimento da pena.
B levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança
C privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal.
D processado nem sentenciado senão pela autoridade competente.
User badge image
Estudando com Questões

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar qual delas não é uma garantia processual prevista na Constituição Federal de 1988. A) "considerado culpado até a decisão colegiada em segunda instância, o que autoriza o início do cumprimento da pena." - Essa afirmação não é uma garantia, pois a Constituição garante que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença, mas não menciona a decisão colegiada como um pré-requisito para o cumprimento da pena. B) "levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança." - Essa é uma garantia processual, pois a Constituição assegura que a liberdade provisória deve ser respeitada. C) "privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal." - Essa é uma garantia fundamental prevista na Constituição, que assegura o devido processo legal. D) "processado nem sentenciado senão pela autoridade competente." - Essa também é uma garantia processual prevista na Constituição. Diante da análise, a alternativa que não representa uma garantia processual prevista na Constituição Federal de 1988 é a: A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Conforme a CF, a jurisprudência e a doutrina majoritária, é legitimado(a) para impetrar mandado de segurança coletivo o(a)
a) organização sindical legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos cinco anos.
b) partido político com ou sem representação no Congresso Nacional legalmente constituído e em funcionamento há pelo menos um ano.
c) entidade de classe legalmente constituída e em funcionamento há mais de dois anos.
d) associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano.
e) partido político com representação no Congresso Nacional legalmente constituído e em funcionamento há pelo menos um ano.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, julgue os itens a seguir, identificando-os com V ou F, conforme sejam verdadeiros ou falsos:
( ) A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados, em até 24 horas, ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada. ( ) Nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em terrorismo ou tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei. ( ) Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. ( ) Ninguém será levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança. A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
a) F F F V
b) F F V V
c) V V F V
d) V V V V

Maria almejava exercer determinada prerrogativa inerente à nacionalidade brasileira, a qual deveria ser detalhada em lei editada pelo Congresso Nacional. Não obstante o passar dos anos, persistia a omissão do Poder Legislativo, o que impedia a fruição dessa prerrogativa. Por tal razão, Maria procurou um advogado e disse que queria ajuizar a ação constitucional cabível para essa espécie de situação.
O advogado respondeu corretamente que essa ação é
(A) a arguição de descumprimento de preceito fundamental.
(B) a ação direta de inconstitucionalidade por omissão.
(C) a reclamação constitucional.
(D) o mandado de segurança.
(E) o mandado de injunção.

Maria, no exercício do direito de petição, compareceu à Secretaria Municipal de Obras para solicitar que fossem adotadas as providências necessárias ao recapeamento asfáltico das ruas do seu bairro. Afinal, a falta de manutenção contribuiu para o aumento dos buracos e os acidentes se multiplicaram. O servidor responsável pelo protocolo solicitou de Maria o comprovante de recolhimento da taxa de expediente, o que seria necessário para que o seu pleito fosse apreciado. À luz da sistemática constitucional, a taxa mencionada pelo servidor:
a) não pode ser exigida
b) pode ser exigida, desde que prevista na lei orgânica
c) pode ser exigida, desde que prevista em lei ordinária
d) pode ser exigida, desde que fixada em patamares módicos;
e) pode ser exigida e será reembolsada se o pleito for acolhido.

Sobre a ação popular, o habeas corpus e o habeas data, assinale a alternativa correta.
a) O STF entende cabível habeas corpus em processo de impeachment de Presidente da República
b) Não cabe habeas corpus contra decisão condenatória à pena de multa ou relativo a processo em curso por infração penal a que a pena pecuniária seja a única cominada
c) É cabível habeas corpus em relação a punições disciplinares militares.
d) Qualquer pessoa é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.
e) O habeas data é o instrumento apto a tutelar o direito líquido e certo à obtenção de certidão.

De acordo com o texto da Constituição Federal (CF) e os entendimentos dominantes dos tribunais superiores, assinale a alternativa INCORRETA.
a) São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação, podendo inclusive a pessoa jurídica sofrer dano moral, conforme entendimento sumulado do STJ
b) É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença, sendo inexigível, segundo o STF, o consentimento de pessoa biografada relativamente a obras biográficas literárias ou audiovisuais
c) É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias, já tendo o STF decidido que o ensino religioso facultativo nas redes públicas de ensino, ainda que confessional, não viola o Estado laico
d) É livre a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas previamente autorizadas pelo órgão estatal, devendo a exclusão de associados respeitar o devido processo legal, segundo o STF.
e) Não haverá penas cruéis, e o STJ já decidiu que a omissão injustificada da Administração em providenciar a disponibilização de banho quente nos estabelecimentos prisionais fere a dignidade de presos sob sua custódia

Mais conteúdos dessa disciplina