Logo Passei Direto
Buscar
Recentemente, a empresa “Caixas e Caixões LTDA.”, localizada no município de Vila Velha/ES, recebeu notificação a respeito de reclamação trabalhista ajuizada pelo ex-empregado Rodolfo. A ação foi distribuída para a 13ª Vara do Trabalho de Pindamonhangaba/SP, onde Rodolfo reside atualmente. Sabe-se que o trabalhador foi contratado em São Paulo, prestou serviço em Vila Velha e reside em Pindamonhangaba.
Diante da situação, a empresa oferecerá exceção de incompetência territorial:
A. em peça específica no prazo de 48 (quarenta e oito) dias contados da notificação.
B. em peça específica no prazo de 15 (quinze) dias contados da notificação.
C. como preliminar de contestação no prazo de 15 (quinze) dias contados da notificação.
D. em peça específica no prazo de 5 (cinco) dias contados da notificação.
E. como preliminar de contestação no prazo de 5 (cinco) dias contados da notificação.
User badge image
Questões Para o Saber

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para analisar a questão sobre a exceção de incompetência territorial, é importante lembrar que, de acordo com a legislação trabalhista brasileira, a parte que deseja alegar a incompetência do juízo deve fazê-lo de forma adequada e dentro do prazo estipulado. A exceção de incompetência deve ser apresentada como preliminar de contestação, e o prazo para isso é de 15 dias, contados a partir da notificação da reclamação trabalhista. Analisando as alternativas: A. em peça específica no prazo de 48 (quarenta e oito) dias contados da notificação. - Incorreto, pois o prazo é menor. B. em peça específica no prazo de 15 (quinze) dias contados da notificação. - Incorreto, pois não é uma peça específica, mas sim uma preliminar. C. como preliminar de contestação no prazo de 15 (quinze) dias contados da notificação. - Correto, pois é a forma adequada e dentro do prazo correto. D. em peça específica no prazo de 5 (cinco) dias contados da notificação. - Incorreto, o prazo é maior. E. como preliminar de contestação no prazo de 5 (cinco) dias contados da notificação. - Incorreto, o prazo é de 15 dias. Portanto, a alternativa correta é: C. como preliminar de contestação no prazo de 15 (quinze) dias contados da notificação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para Carlos Henrique Bezerra Leite (2020, p. 594), “a petição inicial é, portanto, a peça inaugural do processo, sendo, também, apelidada de ‘peça exordial’, ‘peça vestibular’, ‘peça de ingresso’, ‘peça preambular’ ou, simplesmente, ‘inicial’. O adjetivo ‘inicial’ significa que é o primeiro requerimento dirigido pela parte à autoridade judiciária para, segundo os preceitos legais, iniciar o processo. No processo, há outras petições, como a petição do réu, a petição recursal, a petição do terceiro, as petições avulsas”.
São requisitos da reclamação trabalhista, EXCETO o que consta em:
a. O pedido certo, determinado e com indicação de seu valor.
b. A breve exposição dos fatos de que resulte o dissídio.
c. A designação do juízo.
d. A data e a assinatura do reclamante ou de seu representante.
e. O rol de testemunhas.

Juca foi surpreendido pela propositura de uma reclamação trabalhista em face da sua empresa. Procurou o departamento jurídico da empresa e foi informado de que uma das argumentações da contestação será a prescrição bienal, cujo marco de contagem é:



a.
o início do contrato de trabalho.

b.
a extinção do contrato de trabalho.



c.
o ajuizamento da reclamação trabalhista.



d.
o início do aviso prévio.



e.
a notificação da reclamação trabalhista.

Na última terça-feira, Maria Izabel recebeu notificação de que está sendo processada por sua ex-empregada Glória. Imediatamente, Maria Izabel procurou Waldemar, seu advogado trabalhista de confiança, para apresentar sua defesa escrita até:
a. 30 (trinta) dias da notificação.
b. 24 (vinte e quatro) horas da notificação.
c. a audiência.
d. 48 (quarenta e oito) horas da notificação.
e. 15 (quinze) dias da notificação.

Sobre a tempestividade dos recursos trabalhistas, analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V para VERDADEIRA, ou F para FALSA:
I. O recurso de embargos no TST possui prazo de interposição de 5 (cinco) dias úteis.
II. Os entes da Fazenda Pública têm direito a prazo em dobro para razões e contrarrazões.
III. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, por ter personalidade de pessoa jurídica de direito privado, não goza de prazo em dobro para recorrer.
a. F, F, F.
b. V, V, F.
c. V, V, V.
d. V, F, V.
e. F, V, F.

Madalena ajuizou reclamação trabalhista em face da empresa “Viagens e Passeios LTDA.” e postulou: férias + 1/3, adicional noturno, adicional de periculosidade, participação nos lucros e resultados, descanso semanal remunerado. Ao final, o juiz do trabalho proferiu sentença e condenou a empresa ao pagamento de quase todos os pleitos de Madalena, exceto acerca do adicional de periculosidade, que sequer mencionou na decisão judicial, ou seja, ficou silente sobre tal requerimento.
Diante da situação, Madalena deverá recorrer da sentença por meio de:
a. embargos no TST.
b. embargos de declaração.
c. apelação.
d. agravo de petição.
e. recurso de revista.

A 23ª Vara do Trabalho de São José do Rio Preto condenou a empresa “JK Bolos e Doces LTDA.” ao pagamento do montante de R$ 10.000,00 a título de direitos trabalhistas em atraso, assim como verbas rescisórias pagas a destempo. Sabendo-se que a empresa pretende recorrer da sentença porque não concorda com a condenação, qual o percentual de custas a serem recolhidas?
a. 2% (dois por cento) sobre a condenação.
b. 5% (cinco por cento) sobre a condenação.
c. 6% (seis por cento) sobre a condenação.
d. 8% (oito por cento) sobre a condenação.
e. 10% (dez por cento) sobre a condenação.

Mais conteúdos dessa disciplina