EM RELAÇÃO A INTERVENÇÃO FEDERAL PREVISTA NO ARTIGO 34 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 - CLASSIFIQUE “V” PARA AS SENTENÇAS VERDADEIRAS E “F” PARA AS FALSAS:
( ) Na intervenção tem-se uma diminuição provisória de autonomia de determinado Estado.
( ) A intervenção pode ser entendida também como uma medida excepcional que só pode ser realizada se pautada em preceito constitucional, eis que seus maiores fundamentos são a manutenção e a defesa da soberania do Estado Federal.
( ) A intervenção é realizada e oficializada por decreto presidencial.
( ) A União não poderá intervir nos Estados nem no Distrito Federal para manter a integridade nacional.
ASSINALE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA A SEQUÊNCIA CORRETA:
A ) V – F – V – F
B ) V – V – V – V
C ) V – V – V – F
D ) V – V – F – F
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a intervenção federal prevista no artigo 34 da Constituição Federal de 1988: ( ) Na intervenção tem-se uma diminuição provisória de autonomia de determinado Estado. É verdadeira (V). A intervenção federal implica uma limitação temporária da autonomia do Estado, pois a União assume o controle de determinadas funções. ( ) A intervenção pode ser entendida também como uma medida excepcional que só pode ser realizada se pautada em preceito constitucional, eis que seus maiores fundamentos são a manutenção e a defesa da soberania do Estado Federal. É verdadeira (V). A intervenção é, de fato, uma medida excepcional e deve estar fundamentada na Constituição, visando a manutenção da ordem e da soberania. ( ) A intervenção é realizada e oficializada por decreto presidencial. É verdadeira (V). A intervenção federal é formalizada por meio de um decreto do Presidente da República. ( ) A União não poderá intervir nos Estados nem no Distrito Federal para manter a integridade nacional. É falsa (F). A União pode sim intervir nos Estados e no Distrito Federal para garantir a integridade nacional, conforme previsto na Constituição. Portanto, a sequência correta é: C) V – V – V – F.