Logo Passei Direto
Buscar

Teologia

Outros
Levando em conta a citação e os conteúdos do livro-base História dos concílios ecumênicos sobre a relação entre o imperador Constantino I e o Concílio de Nicéia I, leia as afirmativas abaixo:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. Constantino considerava as divergências teológicas como benéficas para o Império.
II. Constantino teve provável influência do bispo Ósio de Córdoba em seu posicionamento no Concílio de Niceia.
III. Constantino julgava-se membro da hierarquia eclesiástica, definindo a si mesmo como “o bispo de fora.”
A I
B II
C III
D I e II
E II e III
User badge image
Questões Para o Saber

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Constantino considerava as divergências teológicas como benéficas para o Império. Falso, Constantino buscava a unidade religiosa para garantir a estabilidade do Império, e não via as divergências teológicas como benéficas. II. Constantino teve provável influência do bispo Ósio de Córdoba em seu posicionamento no Concílio de Niceia. Verdadeiro, Ósio de Córdoba foi um conselheiro importante para Constantino e teve influência em suas decisões durante o Concílio. III. Constantino julgava-se membro da hierarquia eclesiástica, definindo a si mesmo como “o bispo de fora.” Verdadeiro, Constantino se via como um líder que tinha um papel na Igreja, embora não fosse um bispo no sentido tradicional. Com base nas análises, as afirmativas corretas são II e III. Portanto, a alternativa correta é: E) II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o excerto de texto abaixo: “A decisão tomada [em outubro de 2018] pelo Patriarca Ecumênico Bartolomeu, de Constantinopla, reabilitou [...] os fiéis das suas Igrejas [ucranianas ortodoxas desligadas do Patriarcado de Moscou], que estavam excomungados. Os dois grupos voltaram, assim, à plena comunhão com o Patriarcado Ecumênico [...]. Isto quer dizer que essa nova Igreja ortodoxa [ucraniana] se torna totalmente independente do Patriarcado de Moscou e passa a ser reconhecida por toda a ortodoxia – com exceção do próprio Patriarcado de Moscou. O atrito entre as Igrejas da Rússia e da Ucrânia tem natureza política. O presidente russo Vladimir Putin enxerga no Patriarcado de Moscou um importante braço da sua influência sobre a Ucrânia, país com o qual a Rússia está em guerra [desde 2014].”.
Com base no excerto dado e nos conteúdos do livro-base História dos concílios ecumênicos sobre o Concílio de Constantinopla IV e as relações entre as Igrejas Romana e Bizantina, marque a afirmativa correta:
A O Concílio de Constantinopla IV é o último concílio ecumênico aceito igualmente por católicos e ortodoxos.
B Tal como no atrito na Ucrânia em 2018, o conflito em torno do IV Concílio de Constantinopla envolvia disputas territoriais.
C O motivo que levou à convocação do Concílio de Constantinopla IV foi o retorno do iconoclasmo no Império Bizantino.
D Tanto em Constantinopla IV quando no conflito de 2018 o motivo principal é a não aceitação da autoridade papal.
E O poder do patriarcado de Constantinopla sobre a Igreja bizantina enfraqueceu com as conquistas islâmicas no século VII.

Mais conteúdos dessa disciplina