Logo Passei Direto
Buscar

História

Anhanguera

Caio Prado Júnior destaca a mineração por seu regime minucioso e de rigorosa disciplina, diferente do que se deu na agricultura.

“[...] para dirigir a mineração, para fiscalizá-la e cobrar o tributo (o quinto, como foi denominado) criava-se uma administração especial, a Intendência de Minas, sob direção de um superintendente; em cada capitania em que se descobrisse ouro, seria organizada uma desta intendências, que independia inteiramente de governadores e quaisquer outras autoridades da colônia, e se subordinava única e diretamente ao governo metropolitano de Lisboa.”

Considerando o exposto, analise as assertivas a seguir:

  1. A extração do ouro na região mineradora, organizou as lavras (organização que corresponde ao período áureo da mineração), que são estabelecimentos que dispunham de um alto aparelhamento especializado, sob única direção reunia vários trabalhadores, majoritariamente escravos africanos.
  2. Os faiscadores eram indivíduos isolados munidos de instrumentos rudimentares caracterizador por serem nômades, seu volume tendeu a aumentar com a decadência do ouro. Alguns dos faiscadores eram trabalhadores livres e outro eram escravos, que tinham que entregar uma fixa quantidade de ouro para seus senhores.
  3. As intendências eram burocratas gananciosos e legistas incumbidos de interpretar e aplicar os complicados regulamentos que se destinavam, quase unicamente, a garantir os interesses do fisco.
  4. O declínio do ouro se traduziu na atrofia econômica rápida e geral, desarticulando a mineração, decaindo os núcleos urbanos e dispersando a população na economia de subsistência de baixíssima produtividade.

Considerando o contexto apresentado, é correto APENAS o que se afirma em:

  • I, II, III e IV.
  • I, II e III.
  • II e III.
  • I e II.
  • III e IV.


User badge image
Rafael Willian Schizzi

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas: I. A extração do ouro na região mineradora organizou as lavras, que eram estabelecimentos com alto aparelhamento especializado, sob única direção, reunindo vários trabalhadores, majoritariamente escravos africanos. Verdadeira, essa afirmação está correta, pois as lavras eram de fato organizadas e utilizavam mão de obra escrava. II. Os faiscadores eram indivíduos isolados munidos de instrumentos rudimentares, caracterizados por serem nômades. Seu volume aumentou com a decadência do ouro. Alguns eram trabalhadores livres e outros eram escravos, que tinham que entregar uma quantidade fixa de ouro para seus senhores. Verdadeira, essa afirmação também está correta, pois descreve bem a situação dos faiscadores. III. As intendências eram burocratas gananciosos e legistas incumbidos de interpretar e aplicar os complicados regulamentos que se destinavam, quase unicamente, a garantir os interesses do fisco. Essa afirmação é verdadeira, pois as intendências realmente tinham essa função de garantir os interesses fiscais. IV. O declínio do ouro se traduziu na atrofia econômica rápida e geral, desarticulando a mineração, decaindo os núcleos urbanos e dispersando a população na economia de subsistência de baixíssima produtividade. Essa afirmação também é verdadeira, pois o declínio da mineração teve um impacto significativo na economia e na demografia da região. Como todas as assertivas (I, II, III e IV) são verdadeiras, a alternativa correta é: I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina