Leia o fragmento de texto a seguir:
“Pode-se dizer que Jeremias pertence à esfera de influência dos resistentes sacerdotes de Anatote e, como benjaminita, está muito próximo às tradições das tribos do Norte. É conhecedor de suas tradições e entre elas deve-se destacar a do êxodo libertador. Anatote era uma cidade levita do território de Benjamin. A tradição dos levitas era zelar pela causa de Javé e manter viva no meio do povo a fé em Javé. Possivelmente Jeremias estava mais ligado às tradições proféticas do Reino do Norte e, por isso, criticava as injustiças da monarquia contra o mundo dos camponeses, que era o seu próprio mundo. Pode-se dizer que os momentos mais sombrios da história do povo de Deus se passaram durante a vida do profeta Jeremias. Sua atuação situa-se ao redor de acontecimentos da história nacional e internacional. Ele reagiu em função de suas próprias convicções e da evolução da situação”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: ROSSI, Luiz Alexandre S. Como ler o livro de Jeremias. São Paulo: Paulus, 2007, p. 9.
É de extrema importância saber o nome e função de uma das principais ascendências de Jeremias. Muito provavelmente, a própria vocação de Jeremias se fundamentaria nas pegadas desse sujeito. Considerando o fragmento de texto e o livro-base Apontamentos sobre a história das igrejas cristãs e os livros proféticos da Bíblia, o principal ascendente de Jeremias foi o:
A
Rei Salomão
B
Profeta Isaías
C
Sacerdote Abiatar
D
Escriba Esdras
E
Profeta Elias
Ed
há 2 meses
Com base no fragmento de texto que você forneceu, o principal ascendente de Jeremias, considerando seu contexto e tradições, é o Sacerdote Abiatar. Ele é mencionado como uma figura importante na linhagem sacerdotal e na história de Israel, o que se alinha com a influência que Jeremias teve em sua vocação e ministério.