Logo Passei Direto
Buscar

Administração

Engenharias

A governança corporativa teve início com o propósito de evitar o chamado “conflito de agência”, ou seja, conflitos entre os sócios, agentes principais, e os gestores da organização, agentes delegados. Com o passar do tempo, esse propósito se ampliou. Na Administração contemporânea, a governança corporativa, de acordo com a norma ISO IWA 48:2024, tem três funções principais: a gestão da própria estrutura de governança, a governança corporativa estratégica e a governança operacional e do ESG.

A gestão da estrutura de governança inclui a organização da assembleia geral de acionistas e o funcionamento dos órgãos de governança como o conselho de administração, a secretaria de governança, os comitês de assessoramento e a auditoria. A governança corporativa estratégica visa as relação da estrutura da governança com o mercado em assuntos relativos à propriedade da organização. A governança corporativa operacional e ESG visa às orientações da governança para as operações da empresa e a condução do ESG.

Sobre as funções dos órgãos da estrutura de governança e seus propósitos, analise as sentenças que seguem:

I. O conselho de administração é o principal órgão de governança, reporta-se à assembleia geral de acionistas, é composto por um presidente e por diretores conselheiros, e seu propósito é, de forma independente, supervisionar as atividades da corporação, funcionando como um elo entre os sócios e a diretoria.

II. O conselho de família é um grupo formado por membros de uma mesma família com interesses comuns na empresa, e seu propósito é permitir que a família conheça melhor a empresa, participe do processo decisório de temas familiares, engaje-se nos assuntos e projetos da família associados à empresa e melhore sua comunicação com ela.

III. O comitê de auditoria é um órgão de assessoramento do conselho de administração, e seu propósito é ocultar assuntos relevantes prejudiciais à organização, principalmente em questões ambientais e sociais, para que o valor da ação negociado em bolsa de valores e o lucro e os dividendos da empresa não sejam prejudicados.

IV. A secretaria de governança corporativa é o órgão de suporte do conselho de administração na organização das suas atribuições e atividades, no controle do cumprimento de suas deliberações, e serve para empregar pessoas, mesmo não qualificadas, por indicações de sócios, membros do conselho, auditores externos e, inclusive, diretores.

Quanto as funções dos órgãos de governança corporativa e seus propósitos, estão corretas as alternativas:

  • I e II, apenas.
  • I e III, apenas.
  • II e III, apenas.
  • III e IV, apenas.
  • I, II, III e IV.


User badge image
Rondinele Jesus

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I. O conselho de administração é realmente o principal órgão de governança, reporta-se à assembleia geral de acionistas, é composto por um presidente e por diretores conselheiros, e seu propósito é supervisionar as atividades da corporação, funcionando como um elo entre os sócios e a diretoria. Esta afirmativa está correta. II. O conselho de família é um grupo formado por membros de uma mesma família com interesses comuns na empresa, e seu propósito é permitir que a família conheça melhor a empresa, participe do processo decisório de temas familiares, engaje-se nos assuntos e projetos da família associados à empresa e melhore sua comunicação com ela. Esta afirmativa também está correta. III. O comitê de auditoria é um órgão de assessoramento do conselho de administração, mas seu propósito não é ocultar assuntos relevantes prejudiciais à organização. Na verdade, ele deve garantir a transparência e a integridade das informações financeiras e operacionais. Portanto, esta afirmativa está incorreta. IV. A secretaria de governança corporativa é, de fato, um órgão de suporte do conselho de administração, mas a parte que menciona "empregar pessoas, mesmo não qualificadas, por indicações de sócios, membros do conselho, auditores externos e, inclusive, diretores" é problemática, pois a contratação deve seguir critérios de qualificação e competência. Portanto, esta afirmativa também está incorreta. Com base na análise, as sentenças corretas são apenas I e II. Assim, a alternativa correta é: I e II, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina