Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
O exame espermograma é o primeiro exame a ser solicitado para avaliar a saúde da próstata e qualidade dos espermatozoides, e auxiliar na investigação da infertilidade masculina.
Sobre os parâmetros da Organização Mundial de Saúde obtidos no espermograma, assinale a alternativa INCORRETA:
A Um indivíduo normal possui cerca de pelo menos 58% de formas vivas.
B A motilidade do esperma geralmente é classificada em três categorias: espermatozoides móveis progressivos, espermatozoides móveis não progressivos e espermatozoides imóveis.
C O aumento de leucócitos é denominado leucocitospermia e indica que há um processo infeccioso.
D A referência de formas normais é igual ou superior a 15% dos espermatozoides examinados na amostra.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a que está INCORRETA em relação aos parâmetros do espermograma segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS): A) Um indivíduo normal possui cerca de pelo menos 58% de formas vivas. - Esta informação está incorreta, pois a OMS considera que um valor normal é de pelo menos 58% de espermatozoides vivos, mas não é uma referência absoluta. B) A motilidade do esperma geralmente é classificada em três categorias: espermatozoides móveis progressivos, espermatozoides móveis não progressivos e espermatozoides imóveis. - Esta afirmação está correta e reflete a classificação padrão. C) O aumento de leucócitos é denominado leucocitospermia e indica que há um processo infeccioso. - Esta afirmação também está correta, pois leucocitospermia é a presença aumentada de leucócitos no sêmen, indicando possível infecção. D) A referência de formas normais é igual ou superior a 15% dos espermatozoides examinados na amostra. - Esta afirmação está correta, pois a OMS estabelece que a referência de formas normais é de 4% ou mais, mas a interpretação pode variar. Dessa forma, a alternativa INCORRETA é a) A Um indivíduo normal possui cerca de pelo menos 58% de formas vivas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A análise do líquido cerebrospinal fornece informações essenciais com relação ao diagnóstico etiológico e ao acompanhamento de processos inflamatórios, infecciosos ou neoplásicos que acometem o sistema nervoso central. Diferentes estudos podem ser realizados, entre eles, podem ser realizadas análise física, contagem global de células e contagem diferencial de leucócitos.
Com relação ao tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A análise física compreende a observação do aspecto, cor, retículo fibrinoso e formação de coágulo.
( ) A turvação do líquido cerebrospinal pode ser decorrente da presença de microrganismos, contraste radiográfico e elevação de células.
( ) O exame citológico compreende a contagem global de células e diferencial de leucócitos que, por sua vez, deve ser realizada exclusivamente em câmara de Neubauer.
A V - F - V.
B F - F - V.
C V - V - F.
D F - V - F.

O exame do sedimento urinário é uma etapa importante da urinálise que permite a identificação de componentes celulares, precipitados químicos e inúmeros microrganismos.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde às estruturas indicadas pelas setas:
A Leveduras em brotamento.
B Pseudo-hifas.
C Oocistos e merozoítos.
D Streptococcus spp.

A análise da urina é usada como método diagnóstico complementar, pois trata-se de um exame indolor, de simples coleta e resultado rápido, o que a torna muito menos penosa que as análises de sangue.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Células epiteliais escamosas revestem a uretra e a vagina da mulher e a porção distal da uretra dos homens, as células epiteliais escamosas são as mais comuns e o maior número de células observadas na urina.
II- A urina também pode conter estruturas como cilindros, cristais, células sanguíneas e células epiteliais, algumas delas são consideradas normais, enquanto outras são observadas em vários distúrbios renais e metabólicos.
III- Os principais constituintes da urina são água, ureia, ácido úrico, creatinina, sódio, potássio, cloreto, cálcio, magnésio, fosfatos, sulfatos e amônia.
A Somente a sentença I está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.

As amostras dos líquidos biológicos para análise laboratorial são aspiradas do corpo a fim de se obterem informações sobre o processo patológico que causou o desenvolvimento do líquido. Os acúmulos dos líquidos são classificados em dois grupos: exsudatos e transudatos.
Com base no tema apresentado, analise as sentenças a seguir:
I- O transudato ocorre quando fatores sistêmicos alteram o equilíbrio na regulação da filtração e absorção do líquido.
II- Os exsudatos são produzidos por condições que comprometem diretamente as membranas da cavidade especial.
III- Para a diferenciação entre transudato e exsudato no líquido peritoneal é recomendado o gradiente de albumina soro/ascite (GASA); enquanto a diferenciação dos líquidos pleural e pericárdico geralmente é feita pelo uso dos critérios de Light.
A Somente a sentença I está correta.
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

A cor da urina pode dizer muito sobre a saúde. Infecções, desidratação, disfunções no fígado e problemas renais podem dar sinais através de sua coloração.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A urina normalmente pode apresentar várias cores, que são determinadas geralmente por concentração dos pigmentos urocromo e, em menor grau, urobilina e uroeritrina.
II- Quanto maior a concentração de pigmentos, mais intensa será a cor, porém, pode haver outros responsáveis pela pigmentação urinária, como os medicamentos e a dieta.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

A sedimentoscopia da urina requer padronização para garantir a exatidão e precisão da análise. Por isso, os protocolos laboratoriais precisam ser bem estabelecidos para que o preparo da amostra e análise manual seja consistente e reprodutível entre diferentes profissionais.
Sobre o procedimento básico para sedimentoscopia, ordene os itens a seguir:
I- Despejar de 10 a 15 mL de amostra de urina bem homogeneizada em um tubo cônico graduado descartável.
II- Ressuspender o sedimento e transferi-lo para uma lâmina de contagem padronizada, como a câmara de Neubauer ou a K-cell.
III- Examinar a amostra com objetivas de menor e maior aumento, identificar e contar os componentes urinários, reportando os resultados de forma quantitativa ou qualitativa.
IV- Centrifugar a amostra por 10 minutos a 1500 rotações por minuto (rpm), e remover com cuidado o sobrenadante.
A IV - II - I - III.
B I - IV - II - III.
C I - II - III - IV.
D IV - II - III - I.

Mais conteúdos dessa disciplina