Logo Passei Direto
Buscar
No que concerne à competência tributária, assinale a opção correta.
À luz do CTN, o não exercício da competência tributária pelo ente competente sub-roga à outra pessoa jurídica de direito público o poder-dever de exercê-la.
O fato de ser a competência tributária, regra geral, delegável é que torna possível a delegação da atribuição das funções de arrecadar ou fiscalizar tributos.
A competência tributária é atribuída às pessoas jurídicas de direito público interno, sendo que cabe, somente, à Constituição assinalar as respectivas esferas de competência.
As principais características da competência tributária são a transmissibilidade e a renunciabilidade, conforme a legislação em vigor.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

A opção correta é: "A competência tributária é atribuída às pessoas jurídicas de direito público interno, sendo que cabe, somente, à Constituição assinalar as respectivas esferas de competência." Isso porque, de acordo com o Código Tributário Nacional (CTN), a competência tributária é realmente definida pela Constituição e é exclusiva das entidades de direito público interno. As outras opções contêm informações incorretas sobre a delegabilidade e características da competência tributária.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina