Logo Passei Direto
Buscar
Com base no texto a seguir, marque a opção que corresponda à espécie de concurso de crimes narrado: 'Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplicam-se cumulativamente as penas privativas de liberdade em que haja incorrido. No caso de aplicação cumulativa de penas de reclusão e de detenção, executa-se primeiro aquela.' (art. 69 do Código Penal)
A) Resultado diverso do pretendido.
B) Crime continuado.
C) Erro na execução.
D) Concurso formal.
E) Concurso material.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar o texto e as opções apresentadas. O artigo 69 do Código Penal Brasileiro trata do concurso de crimes, especificamente sobre a prática de dois ou mais crimes, podendo ser idênticos ou não, e a aplicação cumulativa das penas. Agora, vamos às alternativas: A) Resultado diverso do pretendido - Refere-se a uma situação em que o agente não obtém o resultado que desejava, mas não se encaixa na descrição do concurso de crimes. B) Crime continuado - Trata-se de uma série de crimes da mesma natureza, praticados em continuidade, mas não é o que o texto descreve. C) Erro na execução - Refere-se a um erro cometido durante a execução de um crime, não se relacionando com a prática de múltiplos crimes. D) Concurso formal - Este se refere à prática de um único crime com mais de uma ação, mas o texto fala sobre a prática de dois ou mais crimes. E) Concurso material - Este é o que se aplica quando o agente pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, como descrito no texto. Diante da análise, a alternativa correta é: E) Concurso material.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Professor, Nairobi e Rio organizam uma empreitada para roubar o banco central da cidade onde moram. Enquanto Professor, arquiteta, planeja o mapeamento do local e traça planos para a entrada de Nairobi no banco, Rio, ex- piloto da fórmula 1, prepara o carro para empregar fuga após os atos executórios de Nairobi. No dia 15 de Fevereiro de 2022, Nairobi acompanhada por Rio, que fica no carro esperando, entra no banco central, com uma arma de fogo, e consegue subtrair cerca de 30 milhões reais do banco. Acontece que no momento que Nairobi entra no carro, Rio vê um policial se aproximando, e para garantir o produto do crime, ele, que também estava armado, efetua cinco disparos contra o policial que vem à óbito em seguida. Sobre a conduta dos agentes, responda a alternativa correta:
A) Segundo a teoria monista, Nairobi não responde por nada porque não praticou o ato executório.
B) Todos os agentes deveram responder pelo Artigo 157, § 3º, II, do Código Penal. Isto porquê quando praticam um crime de roubo com o emprego de arma de fogo, assumem o risco do resultado mais grave.
C) Segundo a teoria monista, Nairobi e Rio devem responder pelo Artigo 157, § 3º, II, do Código Penal e o Professor não responderá por nada por não ter participado de nenhum dos atos executórios, somente atos preparatórios.
D) Professor por ser autor intelectual deverá responder pelo crime do Artigo 157, § 2º-A, I, do Código Penal junto com Nairobi. Somente Rio responderá pelo Artigo 157, § 3º, II, do Código Penal, tendo em vista que no Brasil adotamos a regra de separar as condutas dos agentes em tipos penais distintos conforme a culpabilidade.
E) Nairobi praticou o crime de furto do Artigo 155, do Código Penal, pois, não empregou violência e nem ameaça. Enquanto Professor e Rio respondem pelo Artigo 157, § 3º, II, do Código Penal.

Ramon foi denunciado pela prática de um crime de estupro simples, sendo constatado ao longo da instrução, por meio de exame de insanidade mental, que, na data dos fatos, ele era inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato em razão de desenvolvimento mental incompleto.
Confirmada a autoria e a materialidade, no momento das alegações finais, caberá ao promotor de justiça buscar:
A) o reconhecimento da autoria e materialidade, sendo, porém, o agente isento de pena, de modo que caberá aplicação de medida de segurança em razão da inimputabilidade de Ramon;
B) a absolvição própria do agente, não sendo aplicada qualquer pena privativa de liberdade ou medida de segurança, diante da inimputabilidade do agente;
C) a absolvição imprópria de Ramon, aplicando-se pena privativa de liberdade, com causa de diminuição de pena em razão da inimputabilidade;
D) a condenação do réu, reduzindo-se a pena aplicada, porém, em um a dois terços em razão da semi-imputabilidade do agente;
E) a absolvição imprópria de Ramon, aplicando-se medida de segurança, diante da semi-imputabilidade do agente.

Mais conteúdos dessa disciplina