Logo Passei Direto
Buscar
A respeito da asserção e da razão apresentadas, é correto afirmar
A: a asserção e a razão estão corretas e a razão justifica a asserção.
B: a asserção e a razão estão corretas, mas a razão não justifica a asserção.
C: a asserção está correta e a razão, incorreta.
D: a asserção está incorreta e a razão, correta.
E: a asserção e razão estão incorretas.
User badge image
Debate de Filosofia da Educação

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Parece que sua pergunta está faltando informações essenciais, como a asserção e a razão que você mencionou. Para responder corretamente, é necessário saber qual é a asserção e qual é a razão apresentada. Se você puder fornecer esses detalhes, ficarei feliz em ajudar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Está incorreto somente o afirmado em

A: II e III.
B: I.
C: II.
D: III.
E: I e II.

O texto permite afirmar que
A) com o desenvolvimento das pesquisas novos transtornos têm sido identificados, o que permite refinamento nos diagnósticos.
B) a descoberta de novos diagnósticos estimula a pesquisa de medicamentos mais eficazes.
C) os professores têm sido treinados para realizar diagnóstico precoce do transtorno do déficit de atenção, o que pode trazer muitos benefícios para os alunos.
D) o mau desempenho escolar é causado pelo transtorno do déficit de atenção.
E) observa-se uma ênfase na medicalização da educação ao se classificarem como patológicos aspectos da singularidade do indivíduo.

Com base nessa leitura, em seus estudos e em discussões em sala, é correto afirmar que
A) poder conviver com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem favoreceria o desenvolvimento de Paulo e é justamente esta a principal meta da determinação legal a respeito da inclusão.
B) o processo de inclusão supõe a necessidade de uma equipe especializada em cada escola, para que a professora receba suporte ao tratar de distintas necessidades de seus alunos.
C) ainda são olhadas com preconceito e discriminadas crianças com dificuldades de escolarização. Pode ocorrer que o estigma depositado sobre essas crianças produza ou colabore para produzir o fracasso escolar.
D) a nova determinação de práticas inclusivas na escola garante a redução de preconceitos em relação a crianças como Paulo. Neste caso seria interessante que o psicólogo não fizesse o diagnóstico para impedir que a criança fosse excluída da classe regular.
E) os pais de Paulo devem intensificar os exercícios realizados em casa e fazer todo o esforço possível para que ele se adapte ao ritmo das outras crianças e consiga acompanhar a turma.

É correto afirmar que
A) o laudo emitido contribui significativamente para que a professora possa obter uma visão mais abrangente do problema e consequentemente auxiliar o aluno em suas limitações.
B) o laudo emitido serve para legitimar e naturalizar um processo de exclusão, culpabilizando ainda mais a vítima e sua família.
C) o trabalho realizado por esse psicólogo demonstra sua consciência a respeito dos problemas econômicos e sociais envolvidos.
D) o modo como esse psicólogo atua atende aos interesses tanto da escola quanto da criança e de sua família.
E) a colaboração desse psicólogo foi significativa porque contribuiu para que Paulo se conscientizasse de sua problemática.

Nas afirmativas a seguir são mencionadas algumas características de teorias não críticas da educação. Leia atentamente e assinale a única correta.
A) Características da Escola Tradicional - centralização das práticas pedagógicas na minimização do erro; ênfase na disciplina e na crença de que a educação resolverá o problema da marginalidade e da exclusão social, mesmo se estiver descontextualizada da realidade socioeconômica.
B) Características da Escola Tradicional - ênfase da prática pedagógica do professor, detentor do saber, que desenvolve ações que minimizam a marginalização dos alunos.
C) Características da Escola Nova - prática centralizava no aluno; não utilização de técnicas punitivas como recurso para solucionar a exclusão social.
D) Características da Escola Nova – prioridade concedida à liberdade no processo de aprendizagem; ênfase depositada no aluno; fracasso em suas tentativas de proporcionar um processo de aprendizagem que levasse à redução das desigualdades sociais.
E) Características da Escolanovista - ênfase no conteúdo e nos exercícios de memorização a serem realizados em casa como recurso para resolver o problema de marginalidade.

Um psicólogo que tenha uma visão crítica da relação de cumplicidade ideológica entre Psicologia e Educação, ao receber em seu consultório uma criança ou adolescente encaminhado com problemas de aprendizagem, deve
A) realizar psicodiagnóstico para identificar as causas dos problemas de aprendizagem do aluno e propor encaminhamento psicopedagógico caso necessário.
B) aplicar testes psicológicos para identificar as dificuldades, investigando, com isso, as causas do problema.
C) compreender e intervir na queixa escolar com base em conhecimentos sobre a rede de relações estabelecida na escola e responsável pelo adoecimento do aluno.
D) atender a criança e, paralelamente, encaminhá-la para uma avaliação neurológica para complementar o processo diagnóstico.
E) estabelecer, juntamente com o professor, relator do encaminhamento, as metas pedagógicas para esse aluno-problema e ajudar esse professor a planejar suas aulas.

O discurso dessa professora permite afirmar que
A) ela está demonstrando à colega o quanto é experiente e como identifica alunos com problemas de aprendizagem logo que eles começam a frequentar a escola.
B) Jorge está sendo vítima de preconceito. Juliana não o conhece nem conhece sua história pra poder afirmar com certeza que ele passou fome.
C) a Profa. Juliana está biologizando questões sociais e, com essa postura, ela isenta de responsabilidades o sistema social e culpabiliza a vítima.
D) ao biologizar questões sociais no contexto escolar, a Profa. Juliana reconhece a responsabilidade do sistema escolar e culpabiliza o sistema social pelas possíveis dificuldades de aprendizagem de Jorge.
E) ao biologizar questões sociais no contexto escolar, a professora culpabiliza, simultaneamente, o sistema social e a vítima.

Mais conteúdos dessa disciplina