Logo Passei Direto
Buscar
Leia o texto a seguir: Nos seres vivos, principalmente nos humanos, a energia para acontecer todo o funcionamento organismo é proveniente dos alimentos. Os alimentos passam por processo de degradação, digestão, absorção e os macronutrientes (carboidratos, lipídeos e proteínas) tornam-se moléculas cada vez menores, como a glicose, os ácidos graxos livres e os aminoácidos até chegar na célula e passar por diversas vias de oxidações biológicas para poder forma energia (ATP). Considerando o texto acima e seus conhecimentos acerca das vias do metabolismo, analise as afirmações a seguir: I. As vias do clico de Krebs e cadeia de transporte de elétrons são comuns aos substratos carboidratos, lipídeos e proteínas. II. A via aeróbica de fornecimento de energia contém o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória. III. O ciclo de Krebs recebe elétrons pelos NADH e FADH2 para produzir ATP. IV. As proteínas, em seu processo de oxidação, passam pela via chamada de Beta-Oxidação formando Acetil-CoA. É correto o que se afirma, apenas em:
III e IV.
II e III.
I e II.
I e IV.
III.
User badge image
EmpreendedorismoInovador

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada afirmação: I. As vias do ciclo de Krebs e cadeia de transporte de elétrons são comuns aos substratos carboidratos, lipídeos e proteínas. Verdadeiro, tanto os carboidratos quanto os lipídeos e as proteínas podem entrar no ciclo de Krebs após serem convertidos em Acetil-CoA. II. A via aeróbica de fornecimento de energia contém o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória. Verdadeiro, a respiração aeróbica envolve o ciclo de Krebs e a cadeia de transporte de elétrons. III. O ciclo de Krebs recebe elétrons pelos NADH e FADH2 para produzir ATP. Verdadeiro, o ciclo de Krebs gera NADH e FADH2, que são utilizados na cadeia de transporte de elétrons para a produção de ATP. IV. As proteínas, em seu processo de oxidação, passam pela via chamada de Beta-Oxidação formando Acetil-CoA. Falso, a beta-oxidação é um processo específico para a oxidação de ácidos graxos (lipídeos), não para proteínas. As proteínas são decompostas em aminoácidos, que podem ser convertidos em intermediários do ciclo de Krebs, mas não passam pela beta-oxidação. Com base nas análises, as afirmações verdadeiras são I, II e III. Portanto, a alternativa correta que contém todas as afirmações verdadeiras é: II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia o texto a seguir: Os principais sítios de armazenamento de glicogênio são o músculo e o fígado. Nestes tecidos o glicogênio é armazenado na forma de grânulos, aonde estão presentes também as enzimas responsáveis pela sua metabolização. A fisiologia do músculo esquelético é diferente daquela do fígado, pois somente estoca glicogênio para satisfazer suas necessidades próprias, enquanto que o glicogênio armazenado pelo fígado é utilizado principalmente para manutenção dos níveis de glicose sanguíneos. A síntese e a degradação do glicogênio estão diretamente relacionadas à ação de duas enzimas, a glicogênio sintetase (síntese) e a glicogênio fosforilase (degradação), as quais estão sob a regulação dos hormônios insulina e glucagon. Refletindo sobre a degradação de lipídeos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A síntese de glicogênio compreende um processo chamado de glicogênese iniciado pela ação das enzimas lipase hormônio-sensível e monoacilglicerol lipase, fosforilando a glicose para formar glicose-6-fosfato. PORQUE II. A degradação de glicogênio se inicia com atividade da enzima glicogênio-fosforilase, que catalisa a fosforólise da ligação entre os carbonos 1 e 4 do glicogênio, liberando a molécula glicose-1-fosfato. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Mais conteúdos dessa disciplina