Logo Passei Direto
Buscar
A moeda é vista como um bem de uso comum em transações que permitem a participação da operação de troca (compra ou venda de bens e/ou serviços). Em condições ideais, a moeda oficial de uma economia precisa apresentar algumas funções para ser caracterizada como moeda. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as funções que a moeda de um país precisa ter, analise as seguintes afirmativas:
É correto o que se afirma em:
I. Função meio de troca.
II. Função reserva de valor.
III. Função unidade de conta.
IV. Função economia de escalas.
A. I, II e III, apenas.
B. I e II, apenas.
C. I e III, apenas.
D. II, apenas.
E. I, II, III e IV.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada afirmativa sobre as funções da moeda: I. Função meio de troca. Verdadeiro, essa é uma das funções principais da moeda, permitindo que as pessoas realizem transações de forma mais eficiente do que a troca direta de bens. II. Função reserva de valor. Verdadeiro, a moeda também serve como uma reserva de valor, permitindo que as pessoas guardem riqueza para uso futuro. III. Função unidade de conta. Verdadeiro, a moeda é utilizada como uma unidade de conta, facilitando a comparação de valores de diferentes bens e serviços. IV. Função economia de escalas. Falso, essa não é uma função da moeda. A economia de escalas se refere a reduções de custo que ocorrem quando a produção aumenta, e não é uma função da moeda. Com base na análise, as afirmativas corretas são I, II e III. Portanto, a alternativa correta é: A. I, II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o excerto a seguir: “Por causa da possibilidade de os bancos ‘criarem’ depósitos, que reservas compulsórias ou outros meios de coibir essa capacidade são impostos por reguladores, de modo a desestimular possíveis abusos e consequentes crises de confiança. Reservas compulsórias funcionam como freios que limitam a capacidade que um banco tenha de criar depósitos, que, de outra forma, seria infinita. Como bancos comerciais, criadores de depósitos à vista, são as únicas instituições financeiras capazes de criar um substituto perfeito para o meio circulante, eles se comportam mais como criadores de crédito do que como intermediários de poupança. A capacidade de um banco em conceder crédito, e os depósitos correspondentes, está, em princípio, limitada pelas reservas de que dispõe, não da poupança do público” (Carvalho et al., 2015, p. 253).
Considerando essas informações, assinale a alternativa correta:
A. Os bancos privados comerciais são criadores de poupança e emissores de papel-moeda e moeda metálica.
B. Os depósitos compulsórios são repassados para o BNDES para lastrear operações de longo prazo.
C. Os bancos comerciais podem conceder crédito de forma autônoma de acordo com a necessidade do mercado.
D. O desconto compulsório é o instrumento utilizado pelo Banco Central para controlar a criação de moeda escritural pelos bancos comerciais.
E. Quando o Banco Central diminui a taxa de recolhimento compulsório, está atuando restritivamente.

Mais conteúdos dessa disciplina