Logo Passei Direto
Buscar
A taxa de juros pode ser definida como a relação entre os juros pagos, ou recebidos, no final do período e o capital inicialmente tomado, ou aplicado. As taxas de juros podem ser classificadas quanto ao regime de capitalização e quanto ao valor do capital inicial tomado como base de cálculo.
Com relação às taxas de juros nominais e às taxas proporcionais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) As taxas de juros nominais também são conhecidas por taxas lineares. ( ) Para calcular a taxa de juros proporcional, basta dividir a taxa nominal de juros pela fração do tempo que se quer calcular. ( ) As taxas de juros nominais são aplicáveis quando queremos trabalhar com um período de tempo diferente do especificado pela taxa de juros. ( ) O cálculo das taxas proporcionais tem como base unicamente as pontas do processo: o valor presente e o valor futuro. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As taxas de juros nominais também são conhecidas por taxas lineares.
( ) Para calcular a taxa de juros proporcional, basta dividir a taxa nominal de juros pela fração do tempo que se quer calcular.
( ) As taxas de juros nominais são aplicáveis quando queremos trabalhar com um período de tempo diferente do especificado pela taxa de juros.
( ) O cálculo das taxas proporcionais tem como base unicamente as pontas do processo: o valor presente e o valor futuro.
A V - V - F - V.
B V - F - F - F.
C F - F - V - V.
D F - V - V - F.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre taxas de juros nominais e proporcionais: ( ) As taxas de juros nominais também são conhecidas por taxas lineares. É falsa. As taxas de juros nominais não são sinônimos de taxas lineares; as taxas lineares referem-se a um tipo específico de cálculo de juros, enquanto as taxas nominais podem incluir diferentes formas de capitalização. ( ) Para calcular a taxa de juros proporcional, basta dividir a taxa nominal de juros pela fração do tempo que se quer calcular. É verdadeira. Essa é a forma correta de calcular a taxa de juros proporcional, onde a taxa nominal é ajustada pela fração do tempo. ( ) As taxas de juros nominais são aplicáveis quando queremos trabalhar com um período de tempo diferente do especificado pela taxa de juros. É verdadeira. As taxas nominais podem ser ajustadas para diferentes períodos, desde que se faça o cálculo correto. ( ) O cálculo das taxas proporcionais tem como base unicamente as pontas do processo: o valor presente e o valor futuro. É falsa. O cálculo das taxas proporcionais considera também o tempo e não se limita apenas às pontas do processo. Agora, organizando as respostas: 1. F 2. V 3. V 4. F Portanto, a sequência correta é: D) F - V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A matemática financeira está presente na maioria das operações comerciais e em todas as operações financeiras. Por isso dizemos que a utilizamos, muitas vezes, inconscientemente.
Com relação às regras básicas da matemática financeira, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Somente após a definição do prazo e da taxa de juro na mesma unidade de tempo é que as formulações da matemática financeira podem ser operadas. ( ) Nas fórmulas de matemática financeira, tanto o prazo da operação como a taxa de juros devem obrigatoriamente estar expressos em unidades de tempo diferentes. ( ) Os critérios de transformação do prazo e da taxa para a mesma unidade de tempo podem ser efetuadas através das regras de juros simples e de juros compostos, dependendo do regime de capitalização definido para a operação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Somente após a definição do prazo e da taxa de juro na mesma unidade de tempo é que as formulações da matemática financeira podem ser operadas.
( ) Nas fórmulas de matemática financeira, tanto o prazo da operação como a taxa de juros devem obrigatoriamente estar expressos em unidades de tempo diferentes.
( ) Os critérios de transformação do prazo e da taxa para a mesma unidade de tempo podem ser efetuadas através das regras de juros simples e de juros compostos, dependendo do regime de capitalização definido para a operação.
A F - F - V.
B V - F - F.
C V - F - V.
D F - V - F.

Existem dois sistemas de capitalização: o simples (ou juros simples) e o composto (ou juros compostos). Os juros são o que o cliente pagará, ou receberá, a mais por uma operação financeira como empréstimo ou que envolva algum tipo de crédito.
Sendo assim, com relação ao sistema de capitalização simples e composta, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O sistema de capitalização composta também é conhecido como juros sobre juros. ( ) No sistema de capitalização simples, o juro gerado em cada período é constante e igual ao produto do capital pela taxa. ( ) No sistema de capitalização composta, os juros de cada período são somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. ( ) No sistema de capitalização simples somamos os juros do período ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O sistema de capitalização composta também é conhecido como juros sobre juros.
( ) No sistema de capitalização simples, o juro gerado em cada período é constante e igual ao produto do capital pela taxa.
( ) No sistema de capitalização composta, os juros de cada período são somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes.
( ) No sistema de capitalização simples somamos os juros do período ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes.
A V - V - V - F.
B V - F - V - F.
C V - F - F - V.

Com o ensino da educação financeira em sala de aula, os professores podem colaborar para uma formação mais crítica das crianças e dos jovens, que podem ajudar suas famílias na definição de seus objetivos de vida, como também nos meios mais adequados para alcançar esses objetivos.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Com a educação financeira na escola podemos ajudar as crianças e os jovens desde cedo a terem consciência sobre a importância do planejamento em curto, médio e longo prazos. ( ) O ensino da educação financeira na escola pode contribuir para as crianças e jovens futuramente se envolverem em situações financeiras desagradáveis. ( ) O único público beneficiário com o ensino da educação financeira em sala de aula se limita ao público escolar. ( ) A educação financeira em sala de aula pode ajudar os estudantes a refletirem sobre suas práticas financeiras, auxiliando na tomada de decisões autônomas e responsáveis baseadas em mudança de atitude. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Com a educação financeira na escola podemos ajudar as crianças e os jovens desde cedo a terem consciência sobre a importância do planejamento em curto, médio e longo prazos.
( ) O ensino da educação financeira na escola pode contribuir para as crianças e jovens futuramente se envolverem em situações financeiras desagradáveis.
( ) O único público beneficiário com o ensino da educação financeira em sala de aula se limita ao público escolar.
( ) A educação financeira em sala de aula pode ajudar os estudantes a refletirem sobre suas práticas financeiras, auxiliando na tomada de decisões autônomas e responsáveis baseadas em mudança de atitude.
A V - F - V - F.
B F - V - V - V.
C F - V - F - V.
D V - F - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina