Logo Passei Direto
Buscar
Toda operação financeira, com a contratação de empréstimos, por exemplo, as dívidas em cartão de crédito e os financiamentos bancários, tem quatro componentes essenciais: o valor presente, o tempo, os juros e o valor futuro.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- Os juros podem ser aplicados por mês, dia, ano, ou qualquer outro prazo estabelecido. II- O valor presente é o resultado da ação dos juros sobre o valor futuro, e a notação para o valor presente é a letra P. III- O valor futuro também é chamado de principal, capital ou origem, e a sua notação é a letra C. IV- Com relação à quantidade de tempo, há sempre uma regra apontando se devemos utilizar dia, mês ou ano como medida. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os juros podem ser aplicados por mês, dia, ano, ou qualquer outro prazo estabelecido.
II- O valor presente é o resultado da ação dos juros sobre o valor futuro, e a notação para o valor presente é a letra P.
III- O valor futuro também é chamado de principal, capital ou origem, e a sua notação é a letra C.
IV- Com relação à quantidade de tempo, há sempre uma regra apontando se devemos utilizar dia, mês ou ano como medida.
A As sentenças II e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- Os juros podem ser aplicados por mês, dia, ano, ou qualquer outro prazo estabelecido. Verdadeiro, os juros podem realmente ser aplicados em diferentes períodos de tempo, conforme acordado nas condições do empréstimo. II- O valor presente é o resultado da ação dos juros sobre o valor futuro, e a notação para o valor presente é a letra P. Falso, o valor presente é o valor atual de um montante que será recebido no futuro, descontado pelos juros. A notação correta para o valor presente é P, mas a afirmação sobre ser o resultado da ação dos juros sobre o valor futuro está incorreta. III- O valor futuro também é chamado de principal, capital ou origem, e a sua notação é a letra C. Falso, o valor futuro é o montante que se espera receber no futuro, enquanto o principal ou capital se refere ao valor original investido ou emprestado. A notação para o valor futuro é geralmente F ou VF, não C. IV- Com relação à quantidade de tempo, há sempre uma regra apontando se devemos utilizar dia, mês ou ano como medida. Verdadeiro, existem regras e convenções que determinam qual unidade de tempo deve ser utilizada em cálculos financeiros. Agora, vamos resumir os resultados: - I: Correto - II: Incorreto - III: Incorreto - IV: Correto Portanto, as sentenças I e IV estão corretas. A alternativa correta é: C) As sentenças I e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A matemática financeira está presente na maioria das operações comerciais e em todas as operações financeiras. Por isso dizemos que a utilizamos, muitas vezes, inconscientemente.
Com relação às regras básicas da matemática financeira, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Somente após a definição do prazo e da taxa de juro na mesma unidade de tempo é que as formulações da matemática financeira podem ser operadas. ( ) Nas fórmulas de matemática financeira, tanto o prazo da operação como a taxa de juros devem obrigatoriamente estar expressos em unidades de tempo diferentes. ( ) Os critérios de transformação do prazo e da taxa para a mesma unidade de tempo podem ser efetuadas através das regras de juros simples e de juros compostos, dependendo do regime de capitalização definido para a operação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Somente após a definição do prazo e da taxa de juro na mesma unidade de tempo é que as formulações da matemática financeira podem ser operadas.
( ) Nas fórmulas de matemática financeira, tanto o prazo da operação como a taxa de juros devem obrigatoriamente estar expressos em unidades de tempo diferentes.
( ) Os critérios de transformação do prazo e da taxa para a mesma unidade de tempo podem ser efetuadas através das regras de juros simples e de juros compostos, dependendo do regime de capitalização definido para a operação.
A F - F - V.
B V - F - F.
C V - F - V.
D F - V - F.

Existem dois sistemas de capitalização: o simples (ou juros simples) e o composto (ou juros compostos). Os juros são o que o cliente pagará, ou receberá, a mais por uma operação financeira como empréstimo ou que envolva algum tipo de crédito.
Sendo assim, com relação ao sistema de capitalização simples e composta, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O sistema de capitalização composta também é conhecido como juros sobre juros. ( ) No sistema de capitalização simples, o juro gerado em cada período é constante e igual ao produto do capital pela taxa. ( ) No sistema de capitalização composta, os juros de cada período são somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. ( ) No sistema de capitalização simples somamos os juros do período ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O sistema de capitalização composta também é conhecido como juros sobre juros.
( ) No sistema de capitalização simples, o juro gerado em cada período é constante e igual ao produto do capital pela taxa.
( ) No sistema de capitalização composta, os juros de cada período são somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes.
( ) No sistema de capitalização simples somamos os juros do período ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes.
A V - V - V - F.
B V - F - V - F.
C V - F - F - V.

Com o ensino da educação financeira em sala de aula, os professores podem colaborar para uma formação mais crítica das crianças e dos jovens, que podem ajudar suas famílias na definição de seus objetivos de vida, como também nos meios mais adequados para alcançar esses objetivos.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Com a educação financeira na escola podemos ajudar as crianças e os jovens desde cedo a terem consciência sobre a importância do planejamento em curto, médio e longo prazos. ( ) O ensino da educação financeira na escola pode contribuir para as crianças e jovens futuramente se envolverem em situações financeiras desagradáveis. ( ) O único público beneficiário com o ensino da educação financeira em sala de aula se limita ao público escolar. ( ) A educação financeira em sala de aula pode ajudar os estudantes a refletirem sobre suas práticas financeiras, auxiliando na tomada de decisões autônomas e responsáveis baseadas em mudança de atitude. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Com a educação financeira na escola podemos ajudar as crianças e os jovens desde cedo a terem consciência sobre a importância do planejamento em curto, médio e longo prazos.
( ) O ensino da educação financeira na escola pode contribuir para as crianças e jovens futuramente se envolverem em situações financeiras desagradáveis.
( ) O único público beneficiário com o ensino da educação financeira em sala de aula se limita ao público escolar.
( ) A educação financeira em sala de aula pode ajudar os estudantes a refletirem sobre suas práticas financeiras, auxiliando na tomada de decisões autônomas e responsáveis baseadas em mudança de atitude.
A V - F - V - F.
B F - V - V - V.
C F - V - F - V.
D V - F - F - V.

A taxa de juros pode ser definida como a relação entre os juros pagos, ou recebidos, no final do período e o capital inicialmente tomado, ou aplicado. As taxas de juros podem ser classificadas quanto ao regime de capitalização e quanto ao valor do capital inicial tomado como base de cálculo.
Com relação às taxas de juros nominais e às taxas proporcionais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) As taxas de juros nominais também são conhecidas por taxas lineares. ( ) Para calcular a taxa de juros proporcional, basta dividir a taxa nominal de juros pela fração do tempo que se quer calcular. ( ) As taxas de juros nominais são aplicáveis quando queremos trabalhar com um período de tempo diferente do especificado pela taxa de juros. ( ) O cálculo das taxas proporcionais tem como base unicamente as pontas do processo: o valor presente e o valor futuro. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As taxas de juros nominais também são conhecidas por taxas lineares.
( ) Para calcular a taxa de juros proporcional, basta dividir a taxa nominal de juros pela fração do tempo que se quer calcular.
( ) As taxas de juros nominais são aplicáveis quando queremos trabalhar com um período de tempo diferente do especificado pela taxa de juros.
( ) O cálculo das taxas proporcionais tem como base unicamente as pontas do processo: o valor presente e o valor futuro.
A V - V - F - V.
B V - F - F - F.
C F - F - V - V.
D F - V - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina