Logo Passei Direto
Buscar
Inserido no texto constitucional em 2004, com o advento da Emenda Constitucional nº 45, o Conselho Nacional de Justiça, composto por 15 membros, tem como função:
Qual é a função do Conselho Nacional de Justiça?
A) exercer a fiscalização administrativa, financeira e disciplinar da magistratura.
B) exercer o controle externo da atividade jurisdicional desempenhada pelos magistrados.
C) nomear os ministros do Supremo Tribunal Federal, após a aprovação do Senado Federal.
D) julgar eventuais recursos interpostos contra decisões tomadas pelo Supremo Tribunal Federal.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas sobre a função do Conselho Nacional de Justiça (CNJ): A) exercer a fiscalização administrativa, financeira e disciplinar da magistratura. - Esta alternativa está correta, pois uma das funções do CNJ é justamente fiscalizar a atuação dos magistrados. B) exercer o controle externo da atividade jurisdicional desempenhada pelos magistrados. - Embora o CNJ tenha um papel de controle, essa alternativa é mais específica e não abrange completamente a função principal. C) nomear os ministros do Supremo Tribunal Federal, após a aprovação do Senado Federal. - Esta alternativa está incorreta, pois a nomeação dos ministros do STF é feita pelo Presidente da República, com a aprovação do Senado. D) julgar eventuais recursos interpostos contra decisões tomadas pelo Supremo Tribunal Federal. - Esta alternativa também está incorreta, pois o CNJ não tem competência para julgar recursos contra decisões do STF. Portanto, a alternativa correta é: A) exercer a fiscalização administrativa, financeira e disciplinar da magistratura.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Direito Constitucional brasileiro traz em seu texto lei complementar de iniciativa do Supremo Tribunal Federal que disporá sobre o Estatuto da Magistratura, observados os seguintes princípios:
A) nos tribunais com número superior a vinte e cinco julgadores, poderá ser constituído órgão especial, com o mínimo de onze e o máximo de vinte e cinco membros, para o exercício das atribuições administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do tribunal pleno, provendo-se metade das vagas por antiguidade e a outra metade por eleição pelo tribunal pleno.
B) nos tribunais com número superior a vinte e cinco julgadores, poderá ser constituído órgão especial, com o mínimo de dez e o máximo de vinte membros, para o exercício das atribuições administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do tribunal pleno, provendo-se metade das vagas por antiguidade e a outra metade por eleição pelo tribunal pleno.
C) nos tribunais com número superior a vinte e cinco julgadores, poderá ser constituído órgão especial, com o mínimo de onze e o máximo de quinze membros, para o exercício das atribuições administrativas delegadas da competência do tribunal pleno, provendo-se metade das vagas por antiguidade e a outra metade por eleição pelo tribunal pleno.
D) nos tribunais com número superior a vinte e cinco julgadores, poderá ser constituído órgão especial, com o mínimo de cinco e o máximo de quinze membros, para o exercício das atribuições administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do tribunal pleno, provendo-se dois terços das vagas por antiguidade e o outro terço por eleição pelo tribunal pleno.

Conforme a CF, o controle externo da atividade policial será exercido pelo
a) Poder Judiciário, na forma disciplinada em lei ordinária.
b) Poder Executivo, na forma disciplinada em lei complementar.
c) Ministério Público, na forma disciplinada em lei complementar.
d) Poder Executivo, na forma disciplinada em lei ordinária.
e) Ministério Público, na forma disciplinada em lei ordinária.

Mais conteúdos dessa disciplina