Logo Passei Direto
Buscar
Em relação a descrição dos modelos de uso da força: É composto por círculos sobrepostos e subdivididos em níveis diferentes. O círculo interno central corresponde a situação ou ocorrência (SITUATION) . As três setas formando um círculo nos lembram o que o agente de segurança pública sempre deve fazer quando se depara com situação de risco: ASSESS (Avaliar) PLAN (Planejar) e ACT (Agir). Esse modelo demonstra que o processo de avaliação é um ciclo constante e que nunca termina na intervenção do agente de segurança pública. O processo de contínua avaliação por parte do agente ajuda a entender que o comportamento do suspeito, assim como a ação do agente, pode alterar muito rapidamente, o que também requerer uma mudança de tática no emprego da força. O próximo círculo representa as diversas categorias de comportamento dos suspeitos: COOPERATIVE (cooperativo), PASSIV RESISTANT (resistente passivo), ACTIVE RESISTANT (resistente ativo), ASSAULTIVE (agressivo), GRIEVOUS BODILY HARM OR DEATH (pode causar lesões graves ou morte). O próximo círculo representa a percepção do agente de segurança pública (Perception) e as considerações táticas (tactical considerations) que estão interligadas e contidas na mesma área do modelo. O círculo externo corresponde às opções de ação e de resposta do agente de segurança pública, graduadas em sete níveis diferentes. Cada nível interage com o outro meio de mudanças de cores. A mudança não é estanque, ou seja, onde termina um nível de força, outros ainda estão disponíveis. São usadas cores para cada uma das graduações de força. As opções vão desde a presença do agente de segurança pública (officer presence), habilidades de comunicação e verbalização (communication skills), técnicas de controle físico (SOFT- HARD physical control techniques), armas intermediárias ou não letais (intermediate weapons), e força letal (lethal force). A presença do agente de segurança pública e as habilidades de comunicação não são consideradas como sendo opções de uso da força física, mas foram incluídas no modelo para ilustrar a gama de fatores que têm impacto sobre o comportamento de pessoa.
Estamos falando do modelo:
a. Modelo NASHVILLE.
b. Modelo REMSBERG.
c. Modelo PHOENIX.
d. Modelo CANADENSE.
e. Modelo GILIESPIE.
f. Modelo FLETC.
User badge image
Questões para Estudantes

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para identificar corretamente o modelo descrito na sua pergunta, vamos analisar as características mencionadas: 1. O modelo é composto por círculos sobrepostos e subdivididos em níveis diferentes. 2. O círculo interno corresponde à situação ou ocorrência (SITUATION). 3. As setas que formam um círculo representam o ciclo de avaliação (ASSESS, PLAN, ACT). 4. O modelo inclui categorias de comportamento dos suspeitos e a percepção do agente de segurança pública. 5. O círculo externo corresponde às opções de ação e resposta, graduadas em níveis diferentes. Com base nessas características, o modelo que mais se alinha com essa descrição é o Modelo NASHVILLE, que é conhecido por sua abordagem em relação ao uso da força e a categorização do comportamento dos suspeitos, além de enfatizar a avaliação contínua e a adaptação das táticas. Portanto, a alternativa correta é: a. Modelo NASHVILLE.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando o Código de Conduta para Encarregados da Aplicação da Lei (CCEAL), relacione cada trecho de comentário explicativo ao artigo a que se refere, em seguida marque a sequência correta:
Escolha uma opção:
1. Artigo 1º. - Os funcionários responsáveis pela aplicação da lei devem cumprir, a todo o momento, o dever que a lei lhes impõe, servindo a comunidade e protegendo todas as pessoas contra atos ilegais, em conformidade com o elevado grau de responsabilidade que a sua profissão requer. Declaração Universal sobre os Direitos do Homem; Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos.
2. Artigo 2º. - No cumprimento do seu dever, os funcionários responsáveis pela aplicação da lei devem respeitar e proteger a dignidade humana, manter e apoiar os direitos fundamentais de todas as pessoas. O emprego de armas de fogo é considerado uma medida extrema.
3. Artigo 3º. - Os funcionários responsáveis pela aplicação da lei só podem empregar a força quando tal se afigure estritamente necessário e na medida exigida para o cumprimento do seu dever. Inclui todos os agentes da lei, quer nomeados, quer eleitos, que exerçam poderes de polícia, especialmente poderes de prisão ou detenção.
4. Artigo 4º. - As informações de natureza confidencial em poder dos funcionários responsáveis pela aplicação da lei devem ser mantidas em segredo, a não ser que o cumprimento do dever ou as necessidades da justiça estritamente exijam outro comportamento. Determinadas informações podem relacionar-se com a vida particular de outras pessoas ou serem prejudiciais aos seus interesses e especialmente à sua reputação.
a. 4 - 1 - 2 - 3
b. 1 - 2 - 3 - 4
c. 3 - 4 - 2 - 1
d. 2 - 3 - 1 - 4

Nas opções abaixo, assinale a que corresponde à portaria que trata da necessidade de orientação e padronização dos procedimentos da atuação dos agentes de segurança pública do Brasil aos princípios internacionais sobre o uso da força.
a. Portaria nº 1.148/2012/MJ.
b. Portaria Interministerial nº 4.226/2010.
c. Portaria nº 3035/2013/MJ.
d. Portaria nº 63/SENASP/2012.

Sobre o Art 5º do Código de Conduta para Encarregados da Aplicação da Lei (CCEAL), verifique se o texto abaixo corresponde ao referido artigo, marque verdadeiro ou falso.
Escolha uma opção:
"Todo funcionário responsável pela aplicação da lei pode infligir, instigar ou tolerar qualquer ato de tortura ou qualquer outra pena ou tratamento cruel, desumano ou degradante, nem invocar ordens superiores ou circunstanciais excepcionais, tais como o estado de guerra ou uma ameaça à segurança nacional, instabilidade política interna ou qualquer outra emergência pública como justificação para torturas ou outras penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes."
Verdadeiro
Falso

Em relação aos conceitos básicos do uso da força estudados no curso, faça a correlação de colunas, em seguida marque a sequência correta:
Em relação aos conceitos básicos do uso da força estudados no curso, faça a correlação de colunas, em seguida marque a sequência correta:
1. Princípio da Necessidade. ( ) Determinado nível de força só pode ser empregado quando níveis de menor intensidade não forem suficientes para atingir os objetivos legais pretendidos.
2. Princípio da Proporcionalidade. ( ) Conjunto de procedimentos empregados em intervenções que demandem o uso da força, através do uso de instrumentos de menor potencial ofensivo, com intenção de preservar vidas e minimizar danos à integridade das pessoas.
3. Técnicas de menor potencial ofensivo. ( ) O nível da força utilizado deve sempre ser compatível com a gravidade da ameaça representada pela ação do opositor e com os objetivos pretendidos pelo agente de segurança pública.
4. Uso diferenciado da força. ( ) Seleção apropriada do nível de uso da força em resposta a uma ameaça real ou potencial visando limitar o recurso a meios que possam causar ferimentos ou mortes.
a. 1 - 2 - 3 - 4
b. 4 - 3 - 2 - 1
c. 1 - 3 - 2 - 4
d. 3 - 1 - 2 - 4

O PB 5 e o PB 6 (Princípios Básicos sobre o Uso da Força e Armas de Fogo) indicam o dever dos funcionários responsáveis pela aplicação da lei sempre que o uso da força e de armas de fogo for inevitável. Nesses casos, o princípio consagrado é sempre agir com:
O PB 5 e o PB 6 (Princípios Básicos sobre o Uso da Força e Armas de Fogo) indicam o dever dos funcionários responsáveis pela aplicação da lei sempre que o uso da força e de armas de fogo for inevitável. Nesses casos, o princípio consagrado é sempre agir com:
a. Parcimônia.
b. Moderação.
c. Destreza.
d. Naturalidade.

Em relação aos conceitos básicos do uso da força estudados no curso, faça a correlação de colunas, em seguida, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma opção:
1. ÉTICA. ( ) É o conjunto de princípios morais ou valores que governam a conduta de um indivíduo ou de membros de uma mesma profissão.
2. Armas de menor potencial ofensivo. ( ) Armas projetadas e/ou empregadas, especificamente, com a finalidade de conter, debilitar ou incapacitar temporariamente pessoas, preservando vidas e minimizando danos à sua integridade.
3. Equipamentos de menor potencial ofensivo. ( ) Todos os artefatos, excluindo armas e munições, desenvolvidos e empregados com a finalidade de conter, debilitar ou incapacitar temporariamente pessoas, para preservar vidas e minimizar danos à sua integridade.
4. Equipamentos de proteção. ( ) Todo dispositivo ou produto, de uso individual (EPI) ou coletivo (EPC) destinado à redução de riscos à integridade física ou à vida dos agentes de segurança pública.
a. 2 - 1 - 3 - 4
b. 1 - 2 - 4 - 3
c. 1 - 2 - 3 - 4
d. 1 - 3 - 2 - 4

A Portaria Interministerial nº. 4.226/2010 estabelece diretrizes sobre o uso da força pelos agentes de segurança pública, determinados conceitos foram consolidados e padronizados, facilitando o entendimento uniforme por todos os profissionais envolvidos em situações que exijam sua utilização. Observe o conceito abaixo: “Seleção apropriada do nível de uso da força em resposta a uma ameaça real ou potencial, visando limitar o recurso a meios que possam causar ferimentos ou morte.”
Escolha uma opção:
a. Uso diferenciado da força.
b. Nível do uso da força.
c. Instrumentos de menor potencial ofensivo.
d. Técnicas de menor potencial ofensivo.

Julgue a assertiva abaixo e coloque verdadeiro ou falso: O agente de segurança pública tem o dever de aplicar a lei e de reprimir com energia a sua transgressão em defesa da sociedade, a mesma sociedade da qual ele faz parte e de onde ele foi escolhido para se juntar à Força de Segurança Pública.
Escolha uma opção:
"A tarefa do agente de segurança pública é delicada na medida em que se reconhece como inteiramente legítimo o uso de força, para resolução de conflitos, desde que esgotadas todas as possibilidades de negociação, persuasão e mediação." (FARIA, 1999)
Verdadeiro
Falso

Considerando o significado do USO DIFERENCIADO DA FORÇA pelos agentes de segurança pública, marque verdadeiro ou falso nas sentenças abaixo, em seguida, assinale a sequência correta:
Escolha uma opção:
( ) Os órgãos de segurança pública, de modo geral, tem por missão garantir a paz e a segurança de uma comunidade, bem como a segurança de cada cidadão, impondo-lhe a força, caso seja necessário, para o respeito e para o cumprimento das leis.
( ) Não são necessários parâmetros e nem limitações legais para o uso da força, O agente de segurança pública possui bom senso. Portanto, o uso da força e armas de fogo é uma questão individual e não da função.
( ) Os agentes de segurança pública devem, independente da situação, utilizar a força e armas de fogo para garantir o cumprimento da lei.
( ) Parte dos problemas enfrentados hoje com relação ao abuso de autoridade, e sua expressão última que é a brutalidade e a violência do agente de segurança pública, resultam da ausência de uma reflexão substantiva sobre o emprego qualificado e comedido da força.
a. V - F - V - V
b. V - F - F - F
c. V - F - F - V
d. F - F - F - V

Considerando o Código de Conduta para Encarregados da Aplicação da Lei (CCEAL), relacione cada trecho de comentário explicativo ao artigo a que se refere, em seguida, marque a sequência correta:
Escolha uma opção:
1. Artigo 5º. - Nenhum funcionário responsável pela aplicação da lei pode infligir, instigar ou tolerar qualquer ato de tortura ou qualquer outra pena ou tratamento cruel, desumano ou degradante, nem invocar ordens superiores ou circunstanciais excepcionais, tais como o estado de guerra ou uma ameaça à segurança nacional, instabilidade política interna ou qualquer outra emergência pública como justificação para torturas ou outras penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes. Devem ser assegurados também às vítimas de violação da lei ou de acidentes que dela decorram.
2. Artigo 6º. - Os funcionários responsáveis pela aplicação da lei devem assegurar a proteção da saúde das pessoas à sua guarda e, em especial, devem tomar medidas imediatas para assegurar a prestação de cuidados médicos sempre que tal seja necessário. Forma de abranger uma proteção tão ampla quanto possível contra abusos, quer físicos quer mentais; Lei nº. 9.455/1977 (Brasil).
3. Artigo 7º. - Os funcionários responsáveis pela aplicação da lei não devem cometer qualquer ato de corrupção. Devem, igualmente, opor-se rigorosamente e combater todos os atos desta índole. Execução ou omissão de um ato, em virtude de ofertas, promessas ou vantagens, pedidas ou aceites, como a aceitação ilícita desses atos, uma vez a ação cometida ou omitida.
4. Artigo 8º. - Os funcionários responsáveis pela aplicação da lei devem respeitar a lei e o presente Código. Devem, também, na medida das suas possibilidades, evitar e opor-se vigorosamente a quaisquer violações da lei ou do Código. Os funcionários responsáveis pela aplicação da lei que tiverem motivos para acreditar que se produziu ou irá produzir uma violação deste Código, devem comunicar o fato aos seus superiores e, se necessário, a outras autoridades com poderes de controle ou de reparação competentes.
a. 4 - 1 - 2 - 3
b. 1 - 2 - 4 - 3
c. 2 - 1 - 3 - 4
d. 3 - 4 - 1 - 2

Mais conteúdos dessa disciplina