Logo Passei Direto
Buscar
Leia a citação: “O Apocalipse, ao contrário, traz uma representação na qual nenhum detalhe é poupado, o que permitiu que o imaginário ligado a esse livro bíblico, principalmente aquele que faz referência ao Juízo Final e ao inferno, proliferasse nas abadias românicas e nas catedrais góticas, nas iluminuras e nos afrescos durante toda a Idade Média. Essa representação recordava ao fiel, dia após dia, as penas que esperavam pelos pecadores no seu pós-morte”.
De acordo com a citação acima e os conteúdos do livro-base, Elementos de História das Artes, sobre a arte na Idade Média; mais especificamente, sobre as formas de arte ottoniana, as produções artísticas que mais se destacam por volta do século X são:
A as construções arquitetônicas das Basílicas e Catedrais italianas.
B as esculturas sacras germânicas.
C os manuscritos com iluminuras.
D as músicas sacras.
E os afrescos da Capela Sistina.
User badge image
Desafios para Aprender

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as opções em relação ao contexto da arte na Idade Média, especialmente no que diz respeito à arte ottoniana, que se desenvolveu principalmente na Alemanha durante os séculos IX e X. A) As construções arquitetônicas das Basílicas e Catedrais italianas - Embora importantes, essas construções estão mais associadas a períodos posteriores, como o Renascimento. B) As esculturas sacras germânicas - As esculturas sacras são relevantes, mas não são o foco principal da arte ottoniana. C) Os manuscritos com iluminuras - Os manuscritos iluminados são uma característica marcante da arte ottoniana, com destaque para a produção de livros religiosos ricamente decorados. D) As músicas sacras - Embora a música sacra tenha sua importância, não é uma forma de arte visual e não se destaca especificamente na arte ottoniana. E) Os afrescos da Capela Sistina - Esses afrescos são do Renascimento, muito posteriores ao período ottoniano. Diante dessa análise, a alternativa que mais se destaca em relação à arte ottoniana por volta do século X é: C) os manuscritos com iluminuras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Examine o seguinte trecho de texto: “Mais uma vez o centro de gravidade da vida social se desloca do campo para a cidade [...]. Passa-se à fase gótica da arte medieval. A mudança, do ponto de vista cultural, reside em dois grupos ativos [...] o dos artífices e artistas e dos mercadores. A retomada das cidades e dos intercâmbios e de uma cultura mais dinâmica e aberta, entre os séculos XI e XII, traz consigo uma verdadeira revisão dos valores sociais, com a afirmação dos artesãos e das artes”.
Partindo do trecho de texto acima e dos conteúdos apresentados no livro-base, Elementos de História das Artes, a cidade que, em virtude das inovações na cultura intelectual e visual, passou a ser o centro artístico mais dinâmico por volta dos anos 1200, foi:
A Paris.
B Roma.
C Constantinopla.
D Florença.
E Lisboa.

Atente para a citação: "No Quattrocento algo importante aconteceu na arte pictórica renascentista. Em especial na Itália, em Florença, desenvolveu-se um sistema de figuração em perspectiva, uma representação plástica que, pelos quatro séculos seguintes, satisfez as necessidades figurativas da civilização ocidental."
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base, Elementos de História das Artes, o pintor que se destacou pelo rigor de suas perspectivas e pelo relevo escultural nas imagens que produziu, um dos pioneiros da Renascença italiana, foi:
A Leonardo da Vinci.
B Giotto.
C Masaccio.
D Michelangelo.
E Antoniazzo Romano.

Observe a passagem de texto abaixo: “Nem a arte bizantina nem a arte moderna se contentaram com o mero desmantelamento da ilusão escultural. A pintura e o mosaico bizantinos moveram-se desde o início para uma visão de cor integral na qual o papel do contraste de claro e escuro era radicalmente diminuído.”
De acordo com a passagem de texto acima e os conteúdos do livro-base, Elementos de História das Artes, sobre a arte na Idade Média, a construção que possui os mais importantes mosaicos bizantinos do Ocidente é:
A a Igreja de Santo Ambrósio.
B a Catedral de Santa Sofia.
C a Basílica de São Pedro.
D a Basílica de São Vital.
E a Basílica de Santo Apolinário em Classe.

Examine o seguinte trecho de texto: “O teatro dramático teve sua origem na Grécia antiga e caracteriza-se por apoiar-se na identificação que se estabelece entre o público espectador e o problema apresentado na ação encenada. No teatro grego ou aristotélico, o espectador, por empatia, sofre a tensão, chegando ao desfecho. Quando a tensão se desfaz, o público alcança a catarse que libera as emoções. Esse tipo de teatro corresponde, em sua forma mais pura, ao século V a. C. Tem, porém, subsistido, no decorrer dos anos, através de diferentes momentos históricos e estilísticos”.
Partindo do trecho de texto acima e dos conteúdos apresentados no livro-base, Elementos de História das Artes, sobre o teatro grego, leia as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) As formas teatrais conhecidas contemporaneamente se originam daquelas concebidas em Atenas no século V a. C. Época em que a tragédia, a comédia e a sátira não se misturavam.
II. ( ) Na Grécia antiga, as novas peças eram apresentadas e competiam em diversos festivais de teatro, como, por exemplo, as Grandes Dionísias.
III. ( ) Nas comédias gregas clássicas, os temas tratados derivavam dos mitos e das narrativas heroicas.
IV. ( ) Em suas tragédias, os gregos costumavam tratar da política, dos políticos e dos usos do tempo.
A V – F – V – F
B V – F – V – V
C V – V – F – F
D F – V – F – F
E F – F – V – V

Observe a passagem de texto abaixo: “A observação dos tratados da arquitetura do Renascimento faz-nos perceber que havia princípios para nortear o processo projetual, pois [...] o antropocentrismo do Renascimento emergiu, tornando o ‘homem’ a referência para si mesmo. A sociedade perfeita, formada por homens perfeitos, deveria expressar uma arquitetura que espelhasse esta harmonia.”
Considerando a passagem de texto acima e os conteúdos apresentados no livro-base, Elementos de História das Artes, as obras apontadas como marcos do início do Renascimento são:
A A Madonna di Lucca, de Jan van Eyck, e a escultura de São Marcos, de Donatello.
B A Catedral de Florença, o Batistério e a Igreja de Orsanmichele.
C O afresco da Trindade, de Masaccio, e a Pequena Madona Cowper, de Raffaello Sanzio.
D A Madona do Livro, de Sandro Botticelli, e a Virgem das rochas, de Leonardo da Vinci.
E Catedral de Messina, a Catedral de Chartres e a Basílica de Santa Maria Madalena.

Considere o seguinte extrato de texto: “Kant aponta para a necessidade de uma certa aprendizagem pela qual o artista passaria de maneira a ser capaz de posteriormente desenvolver sua própria regra. [...] Assim, cada novo artista dotado de genialidade, ao estabelecer uma experiência direta com as obras singulares que lhe são anteriores, seria estimulado a dar origem às suas próprias ideias. A originalidade da obra seria então dada a partir das ideias originais que cada artista é capaz de criar e comunicar na sua criação.”
Levando em conta os conteúdos do livro-base, Elementos de história das artes, sobre a historicidade dos critérios de julgamento da arte, mais especificamente, sobre o critério da “originalidade”, assinale a alternativa correta:
A A originalidade é uma discussão superada para o campo da arte, pois se concluí que nenhum trabalho é autoral.
B Pelo fato de que as obras de arte não afirmam nada sobre o artista que as produz, a compreensão sobre originalidade varia de caso a caso.
C De acordo com os estudos em História da Arte, a única modalidade artística que pode ser considerada original é o cinema.
D Esse princípio pode ser empregado em toda a história das artes, especialmente, à arte medieval, uma vez que os artistas desse período se destacaram, entre outros aspectos, pela originalidade de suas obras.
E A noção de que uma ideia pertence à história graças à sua novidade e que uma obra deva ser original para ser autêntica tornou-se o princípio que governa toda a história das artes desde o século XVIII.

Mais conteúdos dessa disciplina