Logo Passei Direto
Buscar
A resistência microbiana é uma grande ameaça à saúde pública mundial, pois gera uma série de consequências, como o aumento da morbidade, da mortalidade e do período de internação, impondo elevados custos a todos os países e comprometendo o indivíduo e toda a população. Na União Europeia, cerca de 25000 pacientes morrem anualmente de infecções causadas por bactérias multirresistentes e os custos associados são estimados em cerca de 1,5 bilhão de euros por ano.
Sendo assim, impedir que haja a seleção de cepas resistentes aos antibióticos é dever das autoridades de saúde e da população. Avalie as assertivas a seguir e assinale aquela não contempla uma alternativa correta para evitar o surgimento destes microrganismos:
a. Vender medicamentos apenas com prescrição médica.
b. Isolar os pacientes infectados com cepas resistentes.
c. Controlar a compra e uso de antibiótico.
d. Adotar rigorosas medidas de higiene.
e. Utilizar antibióticos apenas até o fim dos sintomas.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas não contempla uma alternativa correta para evitar o surgimento de microrganismos resistentes: a. Vender medicamentos apenas com prescrição médica. - Esta é uma medida correta, pois ajuda a evitar o uso inadequado de antibióticos. b. Isolar os pacientes infectados com cepas resistentes. - Esta também é uma medida correta, pois impede a propagação de cepas resistentes. c. Controlar a compra e uso de antibiótico. - Esta é uma medida correta, pois ajuda a evitar o uso excessivo e inadequado de antibióticos. d. Adotar rigorosas medidas de higiene. - Esta é uma medida correta, pois a higiene adequada ajuda a prevenir infecções e a propagação de microrganismos. e. Utilizar antibióticos apenas até o fim dos sintomas. - Esta é a alternativa que não é correta. O uso de antibióticos deve ser feito até o fim do tratamento prescrito pelo médico, mesmo que os sintomas melhorem antes do término do tratamento, para garantir que a infecção seja completamente erradicada e evitar a seleção de cepas resistentes. Portanto, a alternativa que não contempla uma alternativa correta para evitar o surgimento de microrganismos resistentes é: e) Utilizar antibióticos apenas até o fim dos sintomas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A resistência antimicrobiana (RAM) põe em risco a eficácia da prevenção e do tratamento de um número cada vez maior de infecções por vírus, bactérias, fungos e parasitas. A RAM ocorre quando microrganismos (bactérias, fungos, vírus e parasitas) sofrem alterações quando expostos a antimicrobianos (antibióticos, antifúngicos, antivirais, antimaláricos ou anti-helmínticos, por exemplo). Os microrganismos resistentes à maioria dos antimicrobianos são conhecidos como ultrarresistentes. (...) A cada ano, 480 mil pessoas desenvolvem tuberculose multidroga resistente e a resistência aos medicamentos também está começando a complicar a luta contra o HIV e a malária.
Com relação à resistência bacteriana aos antibióticos, assinale a assertiva correta:
a. O mundo caminha para uma era pós-antibiótico na qual infecções correntes e feridas menores poderão ser curadas com facilidade, sem incorrer em risco de morte, restando aos profissionais e autoridades de saúde a preocupação com as superinfecções.
b. O primeiro antibiótico a ser caracterizado e sintetizado em larga escala, foi a vancomicina, na década de 1890.
c. A maioria das superbactérias origina-se pela infecção de pacientes imunocomprometidos, como no caso daqueles que contraíram a infecção por HIV.
d. Desde sua descoberta, os antibióticos podem ser considerados um dos pilares da saúde mundial e uma forma de fazer com que as pessoas vivam saudáveis por mais tempo.
e. A venda de antibióticos sem receita e o acesso livre da população geral a eles não tem correlação direta com o aumento dos casos de bactérias multirresistentes.

Mais conteúdos dessa disciplina