Logo Passei Direto
Buscar
As Dietary Reference Intakes (DRIs) são valores de referência de ingestão de nutrientes que devem ser utilizados para planejar e avaliar dietas para pessoas saudáveis.
Sobre as recomendações fornecidas pelas DRIs para a população geral, assinale a alternativa CORRETA:
A Valores de nutrientes de acordo com as faixas etárias para indivíduos do sexo masculino e do feminino, gestantes e lactantes.
B As DRIs são melhores do que as recomendações anteriores, pois podem ser utilizadas tanto para indivíduos saudáveis como enfermos.
C Recomenda valores de nutrientes, independentemente de idade, sexo e ciclo de vida.
D Atribuem um único valor para cada nutriente para indivíduos saudáveis.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação às Dietary Reference Intakes (DRIs): A) Valores de nutrientes de acordo com as faixas etárias para indivíduos do sexo masculino e do feminino, gestantes e lactantes. - Esta alternativa está correta, pois as DRIs realmente consideram as diferenças de necessidades nutricionais com base em idade, sexo e condições específicas como gestação e lactação. B) As DRIs são melhores do que as recomendações anteriores, pois podem ser utilizadas tanto para indivíduos saudáveis como enfermos. - Esta alternativa não é correta, pois as DRIs são especificamente para indivíduos saudáveis. C) Recomenda valores de nutrientes, independentemente de idade, sexo e ciclo de vida. - Esta alternativa está incorreta, pois as DRIs são ajustadas para diferentes faixas etárias, sexos e ciclos de vida. D) Atribuem um único valor para cada nutriente para indivíduos saudáveis. - Esta alternativa também está incorreta, pois as DRIs incluem diferentes valores para diferentes grupos populacionais. Portanto, a alternativa correta é: A) Valores de nutrientes de acordo com as faixas etárias para indivíduos do sexo masculino e do feminino, gestantes e lactantes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As mudanças do comportamento alimentar envolvem diferentes etapas de motivação durante o seu processo de modificação de hábito, identificado como problemático, depende diretamente do grau de comprometimento do indivíduo para realizar estas mudanças.
Nesse contexto, temos cinco diferentes estágios: pré-contemplação, contemplação, decisão, ação e manutenção (LEÃO et al., 2015). Sobre estes cinco estágios, ordene os itens a seguir:
I- Quando o indivíduo já identificou o problema e tomará decisões acerca da resolução.
II- Quando ocorre a resolução do problema, uma vez que as demais fases já foram contempladas, assim, ocorre a identificação e a tomada de decisão, para ação. A pessoa acometida se submete a transformações de comportamento e utiliza dos conhecimentos e experiências adquiridas de mudanças de comportamentos anteriores.
III- O indivíduo já tomou conhecimento do problema a ser resolvido, e tem a oportunidade de solucionar os problemas identificados.
IV- O indivíduo não percebe ou identifica o problema a ser solucionado e, por falta de conhecimento de causa, dificilmente buscará orientação, principalmente quando não há um problema latente que interfira nas atividades normais diárias. Comumente, estes indivíduos buscam auxílio quando já há comprometimento da saúde.
V- Tem-se a estabilização do comportamento problema, o que reduz significativamente as chances de recidiva do problema solucionado.
A I - IV - III - V - II.
B I - V- II - IV - III.
C IV - III - I - II - V.
D V - II - IV - I - III.

Dos fatores envolvidos no consumo alimentar, comportamento alimentar e manutenção de peso, devemos considerar além das influências hormonais sobre os demais mecanismos fisiológicos relacionados à sensorialidade, tais como: paladar, olfato, visão e audição (CLERGET, 2011).
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os aspectos sensoriais dos alimentos, muitas vezes, ultrapassam os aspectos fisiológicos de controle alimentar.
II- As escolhas alimentares relacionam-se diretamente ao aspecto de cor, sabor, aroma e consistência dos alimentos e alguns hábitos alimentares podem ser influenciados pelos fatores sensoriais de determinados alimentos, tanto no aumento do estímulo de seu consumo, como para a redução.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições falsas.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

O ato da alimentação sempre é essencial à vida humana biologicamente, mas tem sua importância no ponto de vista comportamental, percebidos facilmente ao observarmos o desenvolvimento das sociedades e de comportamentos que agregam muitos outros fatores (CASCUDO, 2011).
Sobre o ato da alimentação, analise as sentenças a seguir:
I- Alimentar-se, além de um ato prazeroso, é também um fator fundamental no desenvolvimento da identidade cultural de uma sociedade.
II- O ato de comer em grupos, a receptividade através da oferta de alimentos como forma de agrado e interação entre indivíduos.
III- Transmitir significados e simbologias aos hábitos alimentares é parte das relações sociais.
A - Somente a sentença II está correta.
B - Somente a sentença III está correta.
C - Somente a sentença I está correta.
D - As sentenças I, II e III estão corretas.

As recomendações nutricionais para indivíduos e populações são determinadas pelas Dietary Reference Intakes (DRIs) representadas por um conjunto de quatro níveis de ingestão a EAR, RDA, AI e UL.
Sobre os quatro níveis de ingestão diários de indivíduos, e para a população, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- EAR.
II- RDA.
III- AI.
IV- UL.
A III - II - I - IV.
B II - IV - III - II.
C IV - I - II - III.
D I - III - IV - II.

A alimentação de um indivíduo pode estar ou não adequada as suas necessidades nutricionais de forma que a alimentação adequada proporciona uma alimentação considerada saudável e a alimentação inadequada gerar prejuízos à saúde (LIMA, 2009).
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Consideramos uma alimentação adequada aquela que obedece aos quatro princípios conhecidos por "Leis da Alimentação", pautadas na quantidade, qualidade, harmonia e adequação no consumo.
II- Em uma alimentação inadequada, a ingestão pode ser insuficiente ou excessiva em nutrientes e calorias, podendo conduzir o indivíduo ao desenvolvimento de distúrbios nutricionais e, ainda, doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições falsas.

Na nutrição, é de suma importância conhecermos as referências para a recomendação de nutrientes que devem compor uma alimentação adequada que garanta todos os nutrientes necessários para as funções corporais.
Para adequarmos a oferta de nutrientes, as DIETARY REFERENCE INTAKES (DRIs) desenvolveram tabelas com valores de referência de ingestão diária de cada nutriente obedecendo a critérios de idade, gênero e estado fisiológico (IOM, 2006).
( ) A ingestão adequada de cálcio para indivíduos com idade superior a 50 anos é de 1.200 mg/dia
( ) A ingestão de cálcio para mulheres gestantes é de 1000mg, a mesma de adultas não gestantes.
( ) A recomendação de sódio é o único nutriente que não sofre alteração de quantidade recomendada ao longo da vida.
A V - V - F
B V - F - V.
C V - F - F.
D F - F - V.

Como parte da regulação das sensações que apresentamos antes, durante e após a alimentação, envolvem secreção de hormônios que atuam tanto no controle da saciedade como da fome, podendo influenciar o aumento ou redução de peso corporal (ROMERO; ZANESCO, 2006).
Sobre os hormônios envolvidos no consumo alimentar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A leptina é o primeiro hormônio identificado nos adipócitos e influencia diretamente a redução de ingestão alimentar, uma vez que é responsável pela sensação de saciedade, principalmente após as refeições.
( ) A grelina é um hormônio sintetizado pelo tecido epitelial do estômago e é responsável pela sensação de fome.
( ) Pessoas obesas tendem a produzir menores quantidades de leptina, e maiores quantidades de grelina, ocasionando no aumento de peso.
A F - V - F.
B V - V - F.
C F - F - V.
D F - V - V.

Mais conteúdos dessa disciplina