Logo Passei Direto
Buscar
A Constituição Federal de 1988 incluiu como Seguridade Social as políticas que integram o sistema de proteção social a Saúde, a Previdência Social e a Assistência Social.
A Seguridade Social brasileira por definição constitucional é integrada por quais políticas? Assinale a alternativa correta.
a. Saúde, Educação e Assistência Social.
b. Saúde, Previdência Social e Assistência Social.
c. Educação, Saúde e Vigilância Sanitária.
d. Assistência Social, Moradia e Educação.
e. Assistência Social, Saúde e Segurança.
User badge image
ServicoSocializando

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos lembrar que a Seguridade Social, conforme estabelecido pela Constituição Federal de 1988, é composta por três pilares principais: Saúde, Previdência Social e Assistência Social. Analisando as alternativas: a) Saúde, Educação e Assistência Social - A Educação não faz parte da Seguridade Social. b) Saúde, Previdência Social e Assistência Social - Esta opção está correta, pois inclui os três componentes da Seguridade Social. c) Educação, Saúde e Vigilância Sanitária - Novamente, a Educação não faz parte da Seguridade Social. d) Assistência Social, Moradia e Educação - Moradia não é um componente da Seguridade Social. e) Assistência Social, Saúde e Segurança - Segurança não é um componente da Seguridade Social. Portanto, a alternativa correta é: b) Saúde, Previdência Social e Assistência Social.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando o debate do projeto ético político do Serviço Social e sua relação com projetos societários, assinale a opção correta.
a) A gênese do projeto ético político está relacionada ao movimento da categoria profissional em reação à ofensiva neoliberal, mediante os impactos das estratégias capitalistas.
b) O projeto profissional é também um projeto político tendo em vista que a prática profissional do assistente social efetiva-se no conjunto das relações sociais, onde imprime uma determinada direção social.
c) Projetos profissionais, por serem coletivos, constituem o fundamento dos projetos societários.
d) A elaboração e a afirmação de um projeto profissional requerem a consciência de que o pluralismo supõe a conciliação de teorias distintas.
e) Projetos profissionais possuem estruturas dinâmicas que realçam, portanto, a sua dimensão prática.

Em relação às condições de trabalho, às respostas profissionais e aos desafios da atualidade.
Assinale a opção correta.
a. No exercício da atividade profissional em instituições públicas, a socialização da informação, dirigida aos usuários, deve ter como foco principal o repasse de dados sobre as normas institucionais e leis específicas.
b. A condição de trabalhador assalariado não só impõe ao assistente social a relação de compra e venda de sua força de trabalho, como também molda a sua inserção socioinstitucional na sociedade brasileira. Este é um processo limitador que impede a ação profissional competente.
c. Assistentes sociais têm assumido novas funções e competências, acompanhadas de novas exigências de qualificação, para tanto, exige-se um perfil profissional culto, crítico e capaz de formular, recriar e avaliar propostas na perspectiva da democratização das relações sociais.
d. Em situações de trabalho profissional adversas, tanto na área pública quanto na privada, cabe ao Conselho Federal de Serviço Social orientar e fiscalizar as condições éticas, físicas e técnicas do exercício profissional, sugerindo alternativas para a melhoria dos serviços prestados.
e. A atuação do assistente social na esfera pública, com intermediação entre as demandas da população usuária e o acesso aos serviços sociais, deve levar em consideração os interesses dos usuários, desde que não haja conflito com os interesses institucionais.

A questão social é entendida como o conjunto das desigualdades da sociedade capitalista, cuja raiz localiza-se na apropriação.
Assinale a opção correta:
a. privada dos bens produzidos pela classe burguesa.
b. de seus bens cada vez mais pela classe média.
c. privada dos bens socialmente produzidos.
d. de seus bens cada vez mais pela classe trabalhadora.
e. de seus bens cada vez mais pela classe subalternizada.

No Brasil, desde os anos de 1980, vem ocorrendo uma série de mudanças nas empresas capitalistas.
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta acerca do trabalho do assistente social em empresas.
a. A requisição das empresas ao Serviço Social, é marcada pela dimensão psicopedagógica de sua intervenção, consolidando a sua posição apolítica neste espaço sócio-ocupacional.
b. No âmbito do gerenciamento dos recursos humanos nas empresas, o trabalho do assistente social é demandado o uso de estratégias voltadas para o fortalecimento e organização política dos trabalhadores.
c. Os atuais programas dirigidos à requalificação da força de trabalho desenvolvidos pelas empresas caracterizam-se pelo uso de instrumentos de natureza emancipatória e de transformação nas relações de trabalho.
d. O papel do assistente social como mediador nas relações empregado-empresa, contribui para intensificar o controle e o disciplinamento dos trabalhadores, em razão da sua subordinação aos requisitos do processo de valorização.
e. O caráter educativo do trabalho desenvolvido pelo Serviço Social nas empresas direciona-se para a manutenção de hábitos, atitudes, e comportamentos do trabalhador, objetivando sua adequação ao processo de produção.

Acerca da entrevista em serviço social, assinale a opção correta.
a. A entrevista realizada pelo assistente social dispensa a etapa do planejamento, em todos os casos.
b. O acolhimento é uma técnica utilizada na entrevista em serviço social somente no momento inicial, ou primeiro contato entre assistente social e usuário, para eliminar eventual silêncio constrangedor.
c. Um fator importante no processo de entrevista é a capacidade de escuta ao usuário, que difere do simples ato de ouvir, pois contempla as dimensões da avaliação, análise e interpretação.
d. Como a entrevista é um processo estabelecido diretamente com o usuário do serviço social, sem interferências, não é necessário que seja realizado pelo profissional qualquer tipo de contrato ou esclarecimento acerca do motivo de sua realização.

olha dos instrumentais para realização do estudo social é de livre escolha e da competência do profissional e deve estar fundamentado no código de ética e regulamentação da profissão.
Considerando o contexto do neoliberalismo no Brasil, assinale a opção correta:
a. A centralização tornou-se um princípio estruturante na implementação das políticas sociais.
b. Os direitos dos trabalhadores cuja carteira foi assinada por empregador foram ampliados com a criação da Lei do Contrato de Trabalho por Prazo Determinado, de 1998.
c. A reforma do Estado causou grande impacto no aumento da eficiência das políticas públicas.
d. As privatizações de empresas públicas lucrativas foram realizadas como importante estratégia de fortalecimento do mercado.
e. As políticas sociais têm como concepção a universalidade do acesso e a integralidade dos serviços.

A função de Assistente Social é designada aos profissionais que concluíram o curso de Serviço Social, sua base legal se constitui na lei de Regulamentação da profissão e no código de ética profissional.
Com referência às atribuições do assistente social, assinale a opção correta.
a. O assistente social não pode desenvolver atividades terapêuticas, porque estas exigem formação especializada no campo da psicologia ou da saúde mental.
b. O assistente social está habilitado para o desenvolvimento de terapia familiar e terapia organizacional.
c. O assistente social pode treinar, supervisionar e avaliar estagiários de serviço social e de psicologia.
d. O assistente social pode dirigir e coordenar unidades de ensino e cursos de serviço social de graduação e pós-graduação de áreas como psicologia e enfermagem.
e. A lei de regulamentação da profissão de serviço social estabelece as ações de cunho terapêutico que o assistente social pode desenvolver.

Mais conteúdos dessa disciplina