Logo Passei Direto
Buscar
Em relação ao Programa Saúde na Escola (PSE), avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:
I A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é a base do Programa.
II O PSE contempla sistemas de saúde complexos e recursos terapêuticos, os quais são também denominados pela Organização Mundial da Saúde de Medicina Tradicional e Complementar/Alternativa.
III O Programa é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.
IV O Programa preconiza a articulação entre as políticas de saúde e de educação para desenvolver com os estudantes e comunidade escolar ações curativas e de vigilância nas escolas e territórios da saúde.
V O PSE prevê o desenvolvimento de 12 ações, dentre elas o combate ao mosquito Aedes aegypti; a promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; a prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas e o direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS.
A. V, F, F, V e F.
B. V, F, V, F e V.
C. F, V, F, V e F.
D. V, V, F, F e V.
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre o Programa Saúde na Escola (PSE): I. A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é a base do Programa. - Verdadeira (V). A articulação entre a escola e a rede de saúde é fundamental para o sucesso do PSE, pois promove a integração das ações de saúde e educação. II. O PSE contempla sistemas de saúde complexos e recursos terapêuticos, os quais são também denominados pela Organização Mundial da Saúde de Medicina Tradicional e Complementar/Alternativa. - Falsa (F). O PSE não se concentra em sistemas de saúde complexos ou em medicina tradicional e complementar, mas sim em ações de saúde voltadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças nas escolas. III. O Programa é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. - Verdadeira (V). O PSE visa integrar saúde e educação, promovendo a cidadania e contribuindo para a melhoria das políticas públicas. IV. O Programa preconiza a articulação entre as políticas de saúde e de educação para desenvolver com os estudantes e comunidade escolar ações curativas e de vigilância nas escolas e territórios da saúde. - Falsa (F). O PSE foca mais na promoção da saúde e prevenção de doenças do que em ações curativas. V. O PSE prevê o desenvolvimento de 12 ações, dentre elas o combate ao mosquito Aedes aegypti; a promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; a prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas e o direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS. - Verdadeira (V). O PSE realmente inclui essas ações em seu escopo. Agora, organizando as respostas: I - V II - F III - V IV - F V - V A sequência correta é: V, F, V, F, V. Portanto, a alternativa correta é: B. V, F, V, F e V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike1
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Programa Saúde na Escola (PSE) tem por objetivo a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico, no âmbito das escolas e unidades básicas de saúde.
A. apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde nas escolas públicas e privadas, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações de assistência clínica à saúde que incluem toda a população do ambiente escolar.
B. apoiar estados e municípios brasileiros no desenvolvimento de programas de promoção e proteção à saúde da população, a partir da prevenção e do cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição, como a prevenção das carências nutricionais específicas e da desnutrição, e, em outro polo, contribuir para a redução da prevalência do sobrepeso, da obesidade e das doenças crônicas não transmissíveis nos escolares.
C. ampliar as ações de saúde do Sistema Único de Saúde para a população das escolas (alunos, professores e demais profissionais), fazendo com que cada unidade básica passe a ser visualizada como ponto de atenção da Rede de Atenção à Saúde.
D. a avaliação clínica e psicossocial, a promoção e a prevenção da saúde, a promoção da saúde ambiental e do desenvolvimento sustentável, da cultura de paz e prevenção das violências, da alimentação saudável e de práticas corporais e atividades físicas nas escolas, além da educação para a saúde sexual e reprodutiva, a prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas.

Mais conteúdos dessa disciplina