Logo Passei Direto
Buscar
Se eu deixasse em paz o proprietário que abre as cercas de um desgraçado agricultor e lhe transforma em pasto a lavoura, devia enforcar-me. (3o parágrafo) Considere as afirmativas feitas, tomando por base o segmento transcrito acima.
I. A frase ‘que abre as cercas de um desgraçado agricultor’ – denota, no contexto, a condição necessária à realização da ação seguinte, devia enforcar-me.
II. O pronome lhe, empregado no lugar do pronome possessivo sua, garante a clareza da exposição.
III. O verbo transforma apresenta dupla predicação, exigindo tanto um complemento ligado diretamente a ele, quanto outro, introduzido por meio de preposição.
IV. A mesma forma verbal transforma está no singular porque concorda com o sujeito mais próximo, o que permite afirmar que seria também correta a forma de plural transformam.
(A) I e II.
(B)) II e III.
(C) II e IV.
(D) I, III e IV.
(E) II, III e IV.
User badge image
Matematicamente

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A frase ‘que abre as cercas de um desgraçado agricultor’ – denota, no contexto, a condição necessária à realização da ação seguinte, devia enforcar-me. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a ação de abrir as cercas é uma condição para a ação de enforcar-se. II. O pronome lhe, empregado no lugar do pronome possessivo sua, garante a clareza da exposição. Falso, o uso de "lhe" não substitui "sua" de forma que garanta clareza. "Lhe" é um pronome oblíquo, enquanto "sua" é um possessivo, e a troca pode causar confusão. III. O verbo transforma apresenta dupla predicação, exigindo tanto um complemento ligado diretamente a ele, quanto outro, introduzido por meio de preposição. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o verbo "transforma" pode exigir um objeto direto e um complemento preposicionado. IV. A mesma forma verbal transforma está no singular porque concorda com o sujeito mais próximo, o que permite afirmar que seria também correta a forma de plural transformam. Falso, a forma "transforma" está no singular porque o sujeito é singular. A concordância não se faz com o sujeito mais próximo, mas sim com o sujeito que realmente é singular. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são I e III. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: (D) I, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Redirecionar o modo de se fazer saúde no Brasil talvez seja o maior desafio na área. Herdeiro de um modo de fazer baseado na lógica da realização de procedimentos, centrado nos hospitais e que maximiza a tecnologia, o modelo atual tem como resultado uma fragmentação do cuidado e a produção de resultados muito aquém das necessidades da população brasileira. Para esta mudança são necessárias as seguintes diretrizes, EXCETO:
(A)) A estruturação da rede hospitalar, priorizando a demanda espontânea dos hospitais, com a perspectiva de que essa se organize como porta de entrada do SUS, dado que nesse espaço, encontramos a população que procura o serviço por queixa e, portanto com condições já mais avançadas de doença e necessitando de diagnóstico mais rápido.
(B) A organização da atenção à saúde deve incluir a promoção e a proteção da saúde, as atividades de controle de risco e de regulação do mercado produtivo da saúde, bem como as ações voltadas ao controle e monitoramento das práticas, resultando em indicadores que traduzam a realidade da saúde.
(C) Os pressupostos da organização dos serviços devem ser a reorganização dos processos e práticas com garantia do acesso e acolhimento aos usuários; a responsabilização com geração de vínculo entre profissionais e população.
(D) A estruturação de um setor de alta complexidade que rompa com o princípio da oferta e se oriente pela demanda gerada pela necessidade. Isso significa mudar a lógica de financiamento da produção de procedimentos para uma lógica de cuidado com o usuário.
(E) O essencial é que o modelo de atenção proposto se apoie nas diretrizes de universalidade, integralidade, eqüidade, descentralização e do controle social, orientando e definindo sob estes eixos a organização das ações e serviços.

Mais conteúdos dessa disciplina