Logo Passei Direto
Buscar
Segundo a LDB 9.394/96 em seu artigo 29, a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Conforme estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), na Educação Infantil a avaliação será feita mediante acompanhamento e registro:
a. Sem o objetivo de promoção. No entanto, se a criança apresentar alguma necessidade especial, ela deverá refazer o último estágio.
b. Sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
c. Reprovando a criança se seu desempenho for considerado insatisfatório.
d. Com aprovação e/ou reprovação para acesso ao ensino fundamental.
e. Promovendo ou reprovando a criança, se o regimento da instituição de educação infantil determinar.
User badge image
Desafios para Aprender

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

De acordo com a LDB 9.394/96, a avaliação na Educação Infantil deve ser realizada sem o objetivo de promoção, ou seja, não deve haver reprovação ou promoção de crianças nessa etapa. A avaliação deve focar no acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem vinculação direta ao acesso ao ensino fundamental. Analisando as alternativas: a) Sem o objetivo de promoção. No entanto, se a criança apresentar alguma necessidade especial, ela deverá refazer o último estágio. - Não é correto, pois a LDB não prevê essa obrigatoriedade. b) Sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. - Esta opção está correta, pois reflete a ideia de que a avaliação não deve ter caráter de promoção. c) Reprovando a criança se seu desempenho for considerado insatisfatório. - Incorreto, pois a LDB não prevê reprovação na Educação Infantil. d) Com aprovação e/ou reprovação para acesso ao ensino fundamental. - Incorreto, pois a avaliação não deve ter esse caráter. e) Promovendo ou reprovando a criança, se o regimento da instituição de educação infantil determinar. - Incorreto, pois a LDB não permite essa prática. Portanto, a alternativa correta é: b) Sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica.
Qual das seguintes alternativas expressa uma definição crítica acerca da atual política de construção de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Diante do exposto, assinale a alternativa que responde corretamente a pergunta apresentada.
a. Trata-se de uma política que garante maior autonomia aos docentes sobre os conteúdos a serem lecionados, uma vez que define previamente a maior parte dos conteúdos de cada área de ensino e estes devem somente aplicá-los em suas aulas.
b. Não se trata de uma padronização dos conteúdos da educação básica, pois a base comum refere-se apenas a 60% dos conteúdos a serem trabalhados, deixando os sistemas de ensino livres para escolher os seus demais 40%.
c. Trata-se de uma proposta de unificação dos esforços de toda a rede pública de educação básica, para que a educação escolar tenha a mesma qualidade de norte a sul do país.
d. Trata-se de uma proposta de organização da educação básica, já que a mesma não conta com nenhuma diretriz ou parâmetro curricular nacional que oriente os professores e que garanta que alunos de diferentes regiões do país tenham acesso aos mesmos conhecimentos.
e. Trata-se de uma proposta nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares; a BNCC integra a política nacional da educação básica e vai contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal.

Mais conteúdos dessa disciplina