Logo Passei Direto
Buscar
A Constituição Federal do Brasil de 1988 é a lei fundamental e suprema do Brasil, servindo de parâmetro de validade a todas as demais espécies normativas, situando-se no topo do ordenamento jurídico.
Assim, em seu art. 208, na redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009, designa como “dever do Estado” a garantia de:
a. Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, obrigatoriamente na rede regular de ensino.
b. Educação básica obrigatória e gratuita a partir dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.
c. Educação Infantil em creche e pré-escolas obrigatória a partir de 0 anos.
d. Educação básica obrigatória e gratuita a partir dos 6 anos aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.
e. Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando, inclusive com frequência aos sábados.
User badge image
Desafios para Aprender

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar o que diz o artigo 208 da Constituição Federal de 1988, especialmente após a Emenda Constitucional nº 59, de 2009. O artigo 208 estabelece que é dever do Estado garantir a educação básica obrigatória e gratuita, e a redação atualizada inclui a educação infantil. Agora, vamos analisar as alternativas: a) Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, obrigatoriamente na rede regular de ensino. - Isso é importante, mas não é o foco principal do artigo 208. b) Educação básica obrigatória e gratuita a partir dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria. - Esta opção está correta, pois a educação básica abrange a educação infantil e o ensino fundamental. c) Educação Infantil em creche e pré-escolas obrigatória a partir de 0 anos. - Embora a educação infantil seja importante, a obrigatoriedade começa a partir dos 4 anos. d) Educação básica obrigatória e gratuita a partir dos 6 anos aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria. - Esta opção está incorreta, pois a educação básica agora inclui a educação infantil a partir dos 4 anos. e) Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando, inclusive com frequência aos sábados. - Embora relevante, não é o foco do artigo 208. Portanto, a alternativa correta é: b) Educação básica obrigatória e gratuita a partir dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica.
Qual das seguintes alternativas expressa uma definição crítica acerca da atual política de construção de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Diante do exposto, assinale a alternativa que responde corretamente a pergunta apresentada.
a. Trata-se de uma política que garante maior autonomia aos docentes sobre os conteúdos a serem lecionados, uma vez que define previamente a maior parte dos conteúdos de cada área de ensino e estes devem somente aplicá-los em suas aulas.
b. Não se trata de uma padronização dos conteúdos da educação básica, pois a base comum refere-se apenas a 60% dos conteúdos a serem trabalhados, deixando os sistemas de ensino livres para escolher os seus demais 40%.
c. Trata-se de uma proposta de unificação dos esforços de toda a rede pública de educação básica, para que a educação escolar tenha a mesma qualidade de norte a sul do país.
d. Trata-se de uma proposta de organização da educação básica, já que a mesma não conta com nenhuma diretriz ou parâmetro curricular nacional que oriente os professores e que garanta que alunos de diferentes regiões do país tenham acesso aos mesmos conhecimentos.
e. Trata-se de uma proposta nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares; a BNCC integra a política nacional da educação básica e vai contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal.

Mais conteúdos dessa disciplina