Logo Passei Direto
Buscar
O financiamento da educação no Brasil provém de recursos públicos, de empresas privadas e dos cidadãos. Todavia, não há como calcular o gasto total em educação, já que o Brasil não contabiliza os recursos mobilizados pelo setor em particular.
Os recursos públicos destinados à educação têm origem em:
I – Receita de impostos próprios da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
II – Receita de transferências constitucionais e outras transferências.
III – Receita da contribuição social do salário da educação e de outras contribuições sociais.
IV – Receita da contribuição das matrículas de escolas particulares diretamente.
V – Receita de incentivos fiscais.
VI – Outros recursos previstos em lei.
a. Todas.
b. II, III, IV, V e VI, apenas.
c. III e V, apenas.
d. I, II, III, IV, V, apenas.
e. I, II, III, IV, apenas.
User badge image
Desafios para Aprender

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada item sobre a origem dos recursos públicos destinados à educação no Brasil: I – Receita de impostos próprios da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Verdadeiro, essa é uma das principais fontes de financiamento da educação. II – Receita de transferências constitucionais e outras transferências. Verdadeiro, as transferências constitucionais são uma fonte importante de recursos para a educação. III – Receita da contribuição social do salário da educação e de outras contribuições sociais. Verdadeiro, essa contribuição é uma fonte específica de financiamento da educação. IV – Receita da contribuição das matrículas de escolas particulares diretamente. Falso, as matrículas de escolas particulares não geram receita pública, pois são recursos do setor privado. V – Receita de incentivos fiscais. Verdadeiro, incentivos fiscais podem gerar recursos que, indiretamente, beneficiam a educação. VI – Outros recursos previstos em lei. Verdadeiro, existem outras fontes de recursos que podem ser previstas em legislações específicas. Com base na análise, os itens verdadeiros são I, II, III, V e VI. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: a) Todas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica.
Qual das seguintes alternativas expressa uma definição crítica acerca da atual política de construção de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Diante do exposto, assinale a alternativa que responde corretamente a pergunta apresentada.
a. Trata-se de uma política que garante maior autonomia aos docentes sobre os conteúdos a serem lecionados, uma vez que define previamente a maior parte dos conteúdos de cada área de ensino e estes devem somente aplicá-los em suas aulas.
b. Não se trata de uma padronização dos conteúdos da educação básica, pois a base comum refere-se apenas a 60% dos conteúdos a serem trabalhados, deixando os sistemas de ensino livres para escolher os seus demais 40%.
c. Trata-se de uma proposta de unificação dos esforços de toda a rede pública de educação básica, para que a educação escolar tenha a mesma qualidade de norte a sul do país.
d. Trata-se de uma proposta de organização da educação básica, já que a mesma não conta com nenhuma diretriz ou parâmetro curricular nacional que oriente os professores e que garanta que alunos de diferentes regiões do país tenham acesso aos mesmos conhecimentos.
e. Trata-se de uma proposta nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares; a BNCC integra a política nacional da educação básica e vai contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal.

Mais conteúdos dessa disciplina