Logo Passei Direto
Buscar

História Antiga

Colégio Objetivo
Com a implantação da República Romana, o senado passou a ser a maior posição almejada por um patrício, pois se tornou o órgão máximo. Os senadores patrícios tinham um cargo vitalício que garantia o controle do poder, elegendo todos os membros de toda a magistratura romana e só perdia o poder por um tempo determinado quando ocorria uma crise muito grande, onde eles indicavam um patrício para governar. Nesse caso, esse indivíduo assumia o poder por um período máximo de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis, e assim passava a ter todo o poder sem consultar o senado nesse período.
Esse cargo era? Assinale a alternativa correta:
a. Da Assembleia Centuriata.
b. Do Edis.
c. Do Censor.
d. Do Ditador.
e. Do Senador.
User badge image
Estudando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação ao texto sobre a República Romana e o cargo que permitia a um patrício assumir todo o poder por um período máximo de seis meses, sem consultar o senado. a) Da Assembleia Centuriata - Esta era uma assembleia que organizava os cidadãos romanos em centúrias, mas não era um cargo que conferia poder absoluto. b) Do Edis - Os edis eram responsáveis pela supervisão de eventos públicos e do mercado, mas não tinham o poder descrito no texto. c) Do Censor - Os censores eram responsáveis por questões de moralidade e censos, mas não assumiam o poder absoluto em situações de crise. d) Do Ditador - O ditador era um cargo que, em tempos de crise, permitia a um patrício assumir o poder absoluto por um período determinado, que poderia ser prorrogado. Esta descrição se encaixa perfeitamente no que foi mencionado no texto. e) Do Senador - Embora os senadores tenham um papel importante, eles não assumem o poder absoluto como descrito. Portanto, a alternativa correta é: d) Do Ditador.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Cartago era uma cidade próspera fundada pelos grandes navegadores e comerciantes do mundo antigo, os fenícios. Vale ressaltar que Cartago aprendeu muito bem a arte da negociação e logo preocupou-se com a segurança, desenvolvendo-se militarmente e passando a dominar todo o comércio do continente. Então, durante o processo de expansão da república romana, essas duas forças se chocaram pela ambição hegemônica do mar Mediterrâneo, provocando as famosas guerras Púnicas.
Essa guerra estudada durante nosso processo de ensino-aprendizagem revelou um grande estrategista da antiguidade, mais especificamente, na segunda guerra púnica. Quem foi?
a. O general Cipião Africano que resolve contrariar todas as ideias de guerra até então conhecidas e contra-atacar Roma de uma maneira inesperada, levando seu exército através dos congelantes alpes italianos.
b. O general Marco Antônio que avançou sobre o Egito casando-se com Cleópatra para depois marchar sobre Cartago.
c. O general Lépido, que estava esperando o contra-ataque de Cartago nas ilhas conquistadas, com toda a força militar.
d. O general Otávio Augusto que percebendo a força de Cartago, contra-atacou de maneira inesperada, pois não marchou para defender o território romano conquistado por Aníbal e sim para dominar a cidade de Cartago, forçando Aníbal a se retirar, retornando para defender sua terra natal, sofrendo uma esmagadora derrota na batalha de Zamadama.
e. O general Aníbal, que resolve contrariar todas as ideias de guerra até então conhecidas e contra-atacar Roma de uma maneira inesperada, levando seu exército através dos congelantes alpes italianos.

Mais conteúdos dessa disciplina