Logo Passei Direto
Buscar

História Antiga

Colégio Objetivo
Cada cidade-estado grega desenvolveu-se à sua maneira. A cultura, as formas de governo, a educação, a organização social e econômica seguiam princípios particulares. Sobre a educação espartana, podemos afirmar que:
Assinale a resposta correta.
I - Era totalmente militar, onde as crianças eram selecionadas desde o seu nascimento, pois se possuíssem alguma deficiência eram descartadas, sacrif icadas logo em seu nascimento.
II - Toda criança do sexo masculino ficava com sua família até os sete anos, quando deixava sua casa e era entregue ao estado para receber o treinamento militar.
III - Os garotos eram criados como futuros guerreiros, submetidos a condições muito duras, tanto para seu corpo como para seu espírito, de maneira a se tornarem pessoas extremamente resistentes e, por isso, se usa, até hoje, o adjetivo 'espartano' para designar a sobriedade, o rigor e a severidade.
IV - Para aprenderem a suportar a dor, os meninos eram chicoteados até sangrarem e eram ensinados a serem cruéis, desde garotos, caçando e matando hilotas.
a. Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
b. Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
c. Somente as afirmativas II e III estão corretas.
d. Todas as afirmativas estão corretas.
e. Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
User badge image
Estudando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa sobre a educação espartana: I - Era totalmente militar, onde as crianças eram selecionadas desde o seu nascimento, pois se possuíssem alguma deficiência eram descartadas, sacrificadas logo em seu nascimento. Essa afirmativa é verdadeira, pois Esparta tinha uma política rigorosa de seleção, e crianças com deficiências eram, de fato, abandonadas. II - Toda criança do sexo masculino ficava com sua família até os sete anos, quando deixava sua casa e era entregue ao estado para receber o treinamento militar. Essa afirmativa também é verdadeira. Os meninos espartanos eram retirados de suas famílias aos sete anos para entrar na agoge, o sistema de educação militar. III - Os garotos eram criados como futuros guerreiros, submetidos a condições muito duras, tanto para seu corpo como para seu espírito, de maneira a se tornarem pessoas extremamente resistentes e, por isso, se usa, até hoje, o adjetivo 'espartano' para designar a sobriedade, o rigor e a severidade. Essa afirmativa é verdadeira, pois a educação espartana era realmente severa e focada na formação de guerreiros. IV - Para aprenderem a suportar a dor, os meninos eram chicoteados até sangrarem e eram ensinados a serem cruéis, desde garotos, caçando e matando hilotas. Essa afirmativa é verdadeira, pois os meninos eram submetidos a práticas brutais para desenvolver resistência e habilidades de combate. Agora, analisando as alternativas: a. Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas. (Incorreta,

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Cartago era uma cidade próspera fundada pelos grandes navegadores e comerciantes do mundo antigo, os fenícios. Vale ressaltar que Cartago aprendeu muito bem a arte da negociação e logo preocupou-se com a segurança, desenvolvendo-se militarmente e passando a dominar todo o comércio do continente. Então, durante o processo de expansão da república romana, essas duas forças se chocaram pela ambição hegemônica do mar Mediterrâneo, provocando as famosas guerras Púnicas.
Essa guerra estudada durante nosso processo de ensino-aprendizagem revelou um grande estrategista da antiguidade, mais especificamente, na segunda guerra púnica. Quem foi?
a. O general Cipião Africano que resolve contrariar todas as ideias de guerra até então conhecidas e contra-atacar Roma de uma maneira inesperada, levando seu exército através dos congelantes alpes italianos.
b. O general Marco Antônio que avançou sobre o Egito casando-se com Cleópatra para depois marchar sobre Cartago.
c. O general Lépido, que estava esperando o contra-ataque de Cartago nas ilhas conquistadas, com toda a força militar.
d. O general Otávio Augusto que percebendo a força de Cartago, contra-atacou de maneira inesperada, pois não marchou para defender o território romano conquistado por Aníbal e sim para dominar a cidade de Cartago, forçando Aníbal a se retirar, retornando para defender sua terra natal, sofrendo uma esmagadora derrota na batalha de Zamadama.
e. O general Aníbal, que resolve contrariar todas as ideias de guerra até então conhecidas e contra-atacar Roma de uma maneira inesperada, levando seu exército através dos congelantes alpes italianos.

Mais conteúdos dessa disciplina