Logo Passei Direto
Buscar

Ética

Outros
Analise o seguinte enunciado: a ética exige uma análise de ocasiões que mexem com os princípios pelos quais nós tomamos como guia para os nossos atos, e assumimos como verdade. Tal exercício ético expressa uma reflexão prática subordinada as limitações de um momento determinado.
A partir deste enunciado podemos entender que:
A. As escolhas devem ser norteadas pela dimensão da sensibilidade e a moral deve sempre ser preservada.
B. As ações devem ser mais preponderantes para a moral do que para a ética.
C. A ação ética deve tomar princípios para fundamentar suas ações esquecendo-se do universo da moralidade.
D. A ação ética deve ser regida por princípios morais baseados em visões fundamentalistas e isso nos garante a liberdade reflexiva.
E. A moralidade se torna perigosa quando escolhemos algo pelo cumprimento do dever e, por este sentido, deve-se romper com a moralidade para garantir a dimensão ética.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas com base no enunciado apresentado, que fala sobre a ética exigindo uma análise das ocasiões que afetam os princípios que guiam nossos atos e a reflexão prática em relação às limitações de um momento específico. A. As escolhas devem ser norteadas pela dimensão da sensibilidade e a moral deve sempre ser preservada. - Esta opção parece alinhada com a ideia de que a ética envolve sensibilidade e consideração moral. B. As ações devem ser mais preponderantes para a moral do que para a ética. - Essa afirmação contraria a ideia de que a ética e a moral devem ser consideradas em conjunto. C. A ação ética deve tomar princípios para fundamentar suas ações esquecendo-se do universo da moralidade. - Essa opção é problemática, pois a ética não deve ignorar a moralidade. D. A ação ética deve ser regida por princípios morais baseados em visões fundamentalistas e isso nos garante a liberdade reflexiva. - Essa afirmação é contraditória, pois visões fundamentalistas geralmente não promovem a liberdade reflexiva. E. A moralidade se torna perigosa quando escolhemos algo pelo cumprimento do dever e, por este sentido, deve-se romper com a moralidade para garantir a dimensão ética. - Essa opção sugere uma ruptura com a moralidade, o que não é coerente com a ideia de que a ética deve considerar a moral. Após essa análise, a alternativa que melhor se alinha com o enunciado e a ideia de que a ética envolve uma reflexão prática e a consideração de princípios morais é a: A. As escolhas devem ser norteadas pela dimensão da sensibilidade e a moral deve sempre ser preservada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir da reflexão posta por Bourdieu realize uma leitura reflexiva do quadrinho abaixo:
Em relação ao quadrinho acima, assinale a alternativa correta.
A. O conhecimento reproduzido pela mídia diz respeito a um processo da construção de um ideal emancipatório.
B. A mídia cria uma dependência da informação, mas isso se torna positivo, pois favorece a erudição.
C. A informação torna-se um elemento emancipatório mesmo tendo um viés alienador, pois a mídia não tem influência sobre a formação de pensamento.
D. A mídia consegue determinar critérios de verdade de natureza alienatária, pois na verdade o sujeito é pacifico em função do enunciado de verdade.
E. A adoração as verdades transmitidas ainda é um fator positivo, pois se decide por uma reflexão seguir a opinião dada.

Tomando a ideia de que Max Weber (...) era daquela espécie de pensador extremamente pessimista com os caminhos da modernidade. Sua grande questão era entender o que ele denominava "desencantamento do mundo" em que cada vez mais a racionalidade predominava. Uma racionalidade instrumental, isto é, desprovida de valores, de uma ética. Essa racionalidade teria como norte uma lógica utilitarista na prática do cálculo e da previsibilidade da relação do homem com o próprio homem e com a natureza. Nesse mundo desencantado, o mágico e o místico vão dando lugar a um tipo de convívio humano dominado pela técnica, pela ciência e pela burocracia. Aos poucos o especialista toma conta do cotidiano em detrimento do homem de formação completa.
A partir da reflexão sobre tais questões estruturais da ética em nossa sociedade e da lógica que perpassa seu fundamento, é correto afirmar que:
A. O domínio da técnica resulta numa sociedade racionalista determinada pela dependência de valores superficiais, mas que são necessários para construir um futuro mais seguro.
B. O pessimismo de Weber parte de uma visão errônea da sociedade, pois a instrumentalização foi algo positivo para a liberdade humana.
C. Na perspectiva de Weber a racionalidade moderna é negativa, pois é alienada a técnica e a lógica utilitarista, mas torna-se necessária para construção da ética.
D. O domínio da técnica contribui para uma sociedade racionalista fundamentando as bases mágicas para o pensamento.
E. O desencantamento do mundo ocorre por um aumento da racionalidade que se aperfeiçoa no processo de crítica.

Hoje é corriqueiro se falar da necessidade do resgate da ética na política, já que a prática está ausente de valores que a guiem. A política torna-se lugar do império do poder capital que institui manobras que favoreçam a dominação e a desigualdade. Tal proposição exprime bem o mal-estar de muitos com os caminhos dela na modernidade. Com a profissionalização e a burocratização da vida política na modernidade perdeu-se a perspectiva dos valores éticos para a transformação positiva da vida social.
A partir das informações do texto conclui-se que:
A. A política não está ligada a instância do poder capital, pois na atualidade estas duas instâncias não se completam.
B. A ética na política é um assunto ausente dos debates porque causa danos a ação moral.
C. A política torna-se corrupta por tentar construir ideais legitimados no dever ao próximo.
D. A esfera política é por natureza desconstituída da ética e, por isso, não se deve cobrar justiça social e, muito menos, honestidade nas ações políticas.
E. Para uma boa ação política é necessário a reflexão sobre a intenção dos agentes políticos.

Essa fragmentação interna espelha nossa visão do mundo 'exterior', que é encarado como sendo constituído de uma imensa quantidade de objetos e fatos isolados. O ambiente natural é tratado como se consistisse em partes separadas a serem exploradas por diferentes grupos de interesses. (...) Essa crença tem nos alienado da natureza e dos demais seres humanos, gerando uma distribuição absurdamente injusta de recursos naturais e dando origem à desordem econômica e política, a uma onda crescente de violência (espontânea e institucionalizada) e a um meio ambiente feio e poluído, no qual a vida não raro se torna física e mentalmente insalubre.
Com esta fala Capra deseja expôr o paradigma do mundo tecnológico que avançou cientificamente em função - assim se diz - da vida humana. A relação do avanço tecnológico e meio ambiente ainda necessita de uma reflexão mais profunda que ofereça uma síntese entre ciência e natureza. Assim sendo, seria correto afirmar que:
A. O uso da natureza exercido pelo grande capital torna-se legítimo, pois é grande gerador de empregos.
B. Tomar a natureza como meio de realização das paixões humanas causa um estranhamento entre ecossistema e tecnologia.
C. O entendimento da natureza como uma fonte inesgotável de recursos é uma visão produtiva.
D. A natureza tem a finalidade de servir ao homem e seu avanço histórico.
E. A natureza é um instrumento a ser usado em qualquer situação e em qualquer momento para trazer o bem-estar à humanidade.

A partir da realidade apresentada no mito da caverna de Platão, visualizamos a estrutura de seu pensamento e sua divisão entre o mundo sensível e o mundo inteligível. Esta realidade que pensamos ser real, se configura na ideia platônica como sombra. Um dos indivíduos se liberta da caverna e passa a conhecer a verdadeira realidade das coisas. Quando retorna, tenta convencer de que todas aquelas realidades visualizadas eram sombras, mas seus companheiros não acreditaram nele.
Portanto, partindo desse mito, como podemos relacioná-lo com a ética?
A. No sentido de ser a ética uma reflexão que busca os fundamentos da ação moral;
B. No sentido do homem ético ser capaz de compreender somente a realidade das coisas sensíveis;
C. No sentido da ética ser uma reflexão moral, mas não poder nos conduzir a real verdade das coisas;
D. No sentido do homem ético estar preso ao mundo suprassensível;
E. No sentido de ser a ética uma ciência que habita o mundo fora da realidade dos homens;

Tendo em vista a ideia da definição de valores morais, a fala do Manolito retrata:
A. Um cenário de crescimento reflexivo e moral.
B. Um cenário de vivência ético.
C. Uma nova significação de valores.
D. Uma transformação positiva da sociedade.
E. Uma valiosa interpretação do que de fato tem valor.

A partir da leitura do mito da caverna e de uma reflexão mais sistemática sobre este mito, julgue os itens como verdadeiro ou falso.
A intenção de Platão com tal relato:
I___ Descrever como era a vida social dos indivíduos sem a função do Estado;
II___ Demonstrar que a realidade não é ilusória;
III___ Usar o mito como recurso pedagógico para demonstrar o papel da razão no processo de conhecimento da verdade;
IV___ Demonstrar que o mundo suprassensível se confirma como instância real para conhecermos a natureza essencial das coisas;
V___ Demonstrar a função do sábio, isto é, aquele que encontra a verdade deve anunciar aos que estão acorrentados a imagens.
A. F,F,F,V,F
B. F,F,F,V,V
C. V,F,V,F,V
D. V,V,V,V,V
E. F,F,V,V,V

Mais conteúdos dessa disciplina