Logo Passei Direto
Buscar

Ética

Outros
Para a historiadora iraniana Ladan Boroumand as raízes do terrorismo 'islâmico' é secular, inspirados pelos métodos totalitários da modernidade. Neste sentido para essa autora não tem sentido alimentar a ideia de que haveria um choque entre civilizações (ocidente e oriente). O terrorismo 'islâmico' está em conflito aberto, inclusive, com a própria tradição do Islã. A dimensão do totalitarismo criou regimes severos de controle de massa. Sua ideia era a fortificação do poder. Mediante a isso, se deveria instituir um inimigo para a humanidade. Há várias formas de terrorismo desde o terrorismo religioso ao político partidário.
A partir do referendado acima, analise as proposições abaixo:
I___ O terror faz parte de uma cultura visando instituir uma paz em função da harmonia social.
II___ A vontade de paz sem diálogo fundamentada na intolerância, institui autoritarismos religiosos e políticos criando o fundamento da ação terrorista.
A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B. As asserções I e II são proposições falsas.
C. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
E. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as proposições: I___ O terror faz parte de uma cultura visando instituir uma paz em função da harmonia social. Essa afirmação é falsa, pois o terror geralmente é uma forma de violência que busca instigar medo e não promove a paz ou a harmonia social. II___ A vontade de paz sem diálogo fundamentada na intolerância, institui autoritarismos religiosos e políticos criando o fundamento da ação terrorista. Essa afirmação é verdadeira, pois a intolerância e a falta de diálogo podem levar a regimes autoritários e à radicalização, que são fatores que podem contribuir para a ação terrorista. Agora, vamos às alternativas: A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. (FALSO, pois I é falsa e II é verdadeira) B. As asserções I e II são proposições falsas. (FALSO, pois I é falsa e II é verdadeira) C. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. (VERDADEIRO) D. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. (FALSO, pois I é falsa e II é verdadeira) E. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. (FALSO, pois I é falsa e II é verdadeira) Portanto, a alternativa correta é: C. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A ética se constitui em função de uma conduta justa, mas acima de tudo, seu objeto se dirige a uma prática social atuante na transformação da cidade, haja vista que, toda cidade visa à instituição da cidadania como caminho da igualdade de direitos.
Por isso que:
I) Ética é um caminho para a justiça social;
II) Ética é uma ação abstrata;
III) Ética é uma condição utópica;
IV) Ética é uma idealidade desconectada da cidade real;
V) Ética é uma posição estrutural da liberdade.
A. I e V
B. II e IV
C. III e V
D. III e II
E. I e IV

As ações terroristas cada vez mais se propagam pelo mundo, havendo ataques em várias cidades, em todos os continentes. Nesse contexto, analise a seguinte notícia: No dia 10 de março de 2005, o Presidente de Governo da Espanha, José Luis Rodriguez Zapatero, em conferência sobre o terrorismo, ocorrida em Madri para lembrar os atentados do dia 11 de março de 2004, assinalou que “os espanhóis encheram as ruas em sinal de dor e solidariedade e, dois dias depois, encheram as urnas, mostrando, assim, o único caminho para derrotar o terrorismo: a democracia”. Também proclamou que não existe álibi para o assassinato indiscriminado. Zapatero afirmou que não há política, nem ideologia, resistência ou luta no terror, só há o vazio da futilidade, a infâmia e a barbárie. Também defendeu a comunidade islâmica, lembrando que não se deve vincular esse fenômeno com nenhuma civilização, cultura ou religião. Por esse motivo, apostou na criação pelas Nações Unidas de uma aliança de civilizações, para que não se continue ignorando a pobreza extrema, a exclusão social ou os Estados falidos, que constituem, segundo ele, “um terreno fértil para o terrorismo”. A principal razão, indicada pelo governante espanhol, para que haja tais iniciativas do terror está explicitada na seguinte afirmação:
A O desejo de vingança desencadeia atos de barbárie dos terroristas.
B A democracia permite que as organizações terroristas se desenvolvam.
C A desigualdade social existente em alguns países alimenta o terrorismo.
D O choque de civilizações aprofunda os abismos culturais entre os países.
E A intolerância gera medo e insegurança criando condições para o terrorismo.

Tomando a ideia de que Max Weber (...) era daquela espécie de pensador extremamente pessimista com os caminhos da modernidade. Sua grande questão era entender o que ele denominava 'desencantamento do mundo' em que cada vez mais a racionalidade predominava. Uma racionalidade instrumental, isto é, desprovida de valores, de uma ética. Essa racionalidade teria como norte uma lógica utilitarista na prática do cálculo e da previsibilidade da relação do homem com o próprio homem e com a natureza. Nesse mundo desencantado, o mágico e o místico vão dando lugar a um tipo de convívio humano dominado pela técnica, pela ciência e pela burocracia. Aos poucos o especialista toma conta do cotidiano em detrimento do homem de formação completa.
A partir da reflexão sobre tais questões estruturais da ética em nossa sociedade e da lógica que perpassa seu fundamento, é correto afirmar que:
A. O pessimismo de Weber parte de uma visão errônea da sociedade, pois a instrumentalização foi algo positivo para a liberdade humana.
B. O domínio da técnica resulta numa sociedade racionalista determinada pela dependência de valores superficiais, mas que são necessários para construir um futuro mais seguro.
C. Na perspectiva de Weber a racionalidade moderna é negativa, pois é alienada a técnica e a lógica utilitarista, mas torna-se necessária para construção da ética.
D. amento do mundo ocorre por um aumento da racionalidade que se aperfeiçoa no processo de crítica.
E. O domínio da técnica contribui para uma sociedade racionalista fundamentando as bases mágicas para o pensamento.

Mais conteúdos dessa disciplina