Logo Passei Direto
Buscar

Ortopedia

Colégio Objetivo
Temos como maior osso do pé o calcâneo, o qual tem como responsabilidade apoiar o tálus e suportar o peso do corpo, estabilizando-o. Estão nele inseridos tendões, fáscias e ligamentos, possuindo também uma camada de gordura que amortece o impacto recebido. Com o envelhecimento, a partir dos 40 anos, há desidratação deste coxim, com subsequente diminuição da função de absorção de impacto, predispondo a inflamações, podendo surgir o esporão de calcâneo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o esporão de calcâneo, pode-se afirmar que esta patologia:
a) pode manifestar sintomas de dor em 95% dos casos.
b) é caracterizada por uma formação óssea que surge por macrotraumas como fraturas.
c) surge como uma fratura na base e dorso do calcanhar.
d) é uma invaginação óssea na base plantar do calcanhar.
e) pode ser causada por movimentos mal executados, repetitivos e de impacto nos pés.
User badge image
Estudando com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as alternativas sobre o esporão de calcâneo: a) pode manifestar sintomas de dor em 95% dos casos. - Embora a dor seja um sintoma comum, a porcentagem exata pode variar, mas é uma afirmação que pode ser considerada verdadeira. b) é caracterizada por uma formação óssea que surge por macrotraumas como fraturas. - O esporão de calcâneo não é tipicamente causado por macrotraumas, mas sim por fatores de sobrecarga e estresse repetitivo. c) surge como uma fratura na base e dorso do calcanhar. - O esporão não é uma fratura, mas sim uma formação óssea. d) é uma invaginação óssea na base plantar do calcanhar. - O esporão é uma projeção óssea, não uma invaginação. e) pode ser causada por movimentos mal executados, repetitivos e de impacto nos pés. - Esta alternativa está correta, pois o esporão de calcâneo pode realmente ser causado por movimentos repetitivos e de impacto. Após essa análise, a alternativa correta é: e) pode ser causada por movimentos mal executados, repetitivos e de impacto nos pés.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A osteoartrose é uma patologia relacionada ao envelhecimento natural, que afeta as articulações sinoviais do nosso corpo. Além do envelhecimento, está relacionada a atividades ocupacionais, esportivas e até mesmo de lazer, uma vez que está associada ao excesso de uso das articulações. Merece grande atenção, pois pode culminar em deformidades e incapacidade funcional.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a osteoartrose, analise as afirmativas a seguir:
I. A osteoartrose é uma doença aguda que apresenta quadro remissivo após várias crises.
II. A osteoartrose ocorre por insuficiência tendíneo-ligamentar, em que há perda da estabilidade articular.
III. A osteoartrose pode ter como causa sobrecarga mecânica, mudanças bioquímicas na cartilagem e na membrana sinovial, etc.
IV. A osteoartrose apresenta como característica a formação de osteófitos marginais, uma proliferação marginal da cartilagem e do osso.
A) I, II e IV.
B) III e IV.
C) I, III e IV.
D) I e II.
E) II e III.

O nosso tecido ósseo é dividido em duas partes, sendo a orgânica e a inorgânica. A parte inorgânica é composta por íons fosfato e cálcio, além de bicarbonato, magnésio, potássio, sódio e pequeno percentual de citrato. Ocorre que a mineralização consiste na deposição destes íons inorgânicos, principalmente o fosfato de cálcio. Porém, quando esta mineralização é deficiente, resulta em patologias.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre doenças metabólicas, pode-se afirmar que a patologia em que ocorre mineralização deficiente localizada na na placa de crescimento, causando ruptura da arquitetura da estrutura no osso recém-formado, é a/o:
A) osteoporose.
B) osteoartrose.
C) artrite reumatoide.
D) raquitismo.
E) doença de Paget.

A hérnia discal, processo degenerativo do disco intervertebral, pode ocorrer subitamente e ter um curso breve, mas pode também se manifestar por longas crises. Deve ter tratamento criterioso, para que não evolua morfologicamente, afetando estruturas adjacentes e causando danos irreparáveis.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre hérnia discal, analise as afirmativas a seguir:
I. A hérnia de disco cervical pode acometer um nervo ou a medula espinhal, manifestada por dor em membros superiores, pescoço e região superior do dorso.
II. Na hérnia discal cervical, quando há compressão nervosa, há a diminuição da dor, pois a compressão diminui os estímulos dolorosos.
III. Apesar do quadro álgico, a hérnia discal cervical preserva as amplitudes de movimento da coluna cervical, membros superiores e pescoço.
IV. Na fase aguda da hérnia de disco lombar, há a presença de dor com irradiação para o membro inferior, caracterizada como súbita e lancinante.
A) II e IV.
B) II e III.
C) I e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.

Analise a situação hipotética a seguir: Dona Amélia, 55 anos, aposentada, compareceu à Unidade Básica de Saúde de sua comunidade, queixando-se de muita dor após uma queda em um buraco na calçada. Apresentava alterações relacionadas a um processo inflamatório, com edema, aumento de temperatura local e restrição para os movimentos. Receando ser o caso de uma fratura no tornozelo, resolveu procurar atendimento. Após realizar o RX, não foram constatadas fraturas, tendo sido diagnosticada com entorse de tornozelo grau III. Para sua surpresa, o médico detectou a presença de esporão de calcâneo, condição que até então lhe era assintomática.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o esporão de calcâneo, pode-se afirmar que:
A. a dor é caracterizada por piora noturna, quando o corpo relaxa e a dor assume o comando difuso em todo o pé.
B. o diagnóstico do esporão de calcâneo é baseado em exames de imagem, como a RNM e a Ultrassonografia.
C. a conduta a ser adotada no esporão de calcâneo consiste em tratar o desenvolvimento do processo inflamatório ao redor, caso ocorra.
D. o esporão causa dor em 95% dos casos, apresentando-se alheio a outras patologias.
E. a dor do esporão surgirá caso haja processo inflamatório localizado no tálus e na fáscia plantar.

Mais conteúdos dessa disciplina