Logo Passei Direto
Buscar
Leia a citação a seguir: “O Minimalismo, um movimento usualmente mais identificado com a atividade escultural, pode então ser entendido, pelo menos em parte, como uma continuação da pintura por outros meios.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais sobre o Minimalismo, leia as afirmativas a seguir:
( ) O minimalismo firmou-se em um momento de grande efervescência cultural nos Estados Unidos, nos anos 1960.
( ) O movimento enfatiza o uso de formas simples, elementares, em geral geométricas e de produção em série.
( ) No Minimalismo, a escultura ganhou um novo significado de objeto concreto, isolado, clássico e único.
( ) Elementos comuns do cotidiano e a repetição como forma de composição são os componentes primordiais da tônica minimalista.
A nas afirmativas I e IV.
B nas afirmativas I, II e III.
C nas afirmativas I e II.
D nas afirmativas I, II e IV.
E na afirmativa IV.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada afirmativa sobre o Minimalismo: I. O minimalismo firmou-se em um momento de grande efervescência cultural nos Estados Unidos, nos anos 1960. Verdadeiro, o Minimalismo realmente emergiu nesse contexto cultural. II. O movimento enfatiza o uso de formas simples, elementares, em geral geométricas e de produção em série. Verdadeiro, essa é uma característica central do Minimalismo. III. No Minimalismo, a escultura ganhou um novo significado de objeto concreto, isolado, clássico e único. Falso, o Minimalismo tende a desafiar a ideia de um objeto único e clássico, muitas vezes utilizando a repetição e a produção em série. IV. Elementos comuns do cotidiano e a repetição como forma de composição são os componentes primordiais da tônica minimalista. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a repetição e a utilização de elementos do cotidiano são características do Minimalismo. Agora, vamos ver quais afirmativas são verdadeiras: - I: Verdadeira - II: Verdadeira - III: Falsa - IV: Verdadeira Portanto, as afirmativas verdadeiras são I, II e IV. A alternativa que contém todas essas afirmativas verdadeiras é: D nas afirmativas I, II e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere o trecho a seguir: “José Resende, aprofundando sua concepção de arte como uma forma específica de pensamento, a exigir uma leitura especializada, seria o responsável pela introdução de novos materiais no campo da escultura, como parafina, vidro, borracha, couro, chumbo, feltro, cobre, tecido, breu e mesmo elementos líquidos, exercendo, como consequência, uma considerável influencia sobre os novos escultores brasileiros.”
Com base no fragmento de texto e nos conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais sobre a obra de José Resende leia as afirmativas a seguir e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( ) José Resende explora as potencialidades expressivas dos diversos materiais empregados como pedras, tubos de cobre, lâminas de chumbo, cabos de aço, chapas e ampolas de vidro, além de utilizar também líquidos, como mercúrio, água e tinta sépia.
( ) No Brasil a ruptura significativa com os suportes e as categorias tradicionais da arte, a negação do sistema de valores, regras, técnicas e programas disciplinares só acontece no século XXI.
( ) A partir da ruptura com os suportes há arte feita fora dos limites de paredes, colocada em contato com o meio ambiente e se utilizando dos materiais encontrados na natureza para que, então, o tempo se encarregue do seu fim.
( ) A produção mais característica de José Resende procura dar relevância aos elementos empregados e às relações destes com o espaço, em lugar de utilizá-los apenas como suporte para formas convencionais. Seus trabalhos distinguem-se ainda pelas articulações plásticas tensas que criam: torções, curvas e nós, que sugerem um equilíbrio precário, uma sensação de movimento ou deslocamento.
A V - F - V - F
B V - V - F - F
C F - F - V - V
D V - F - V - V
E F - V - F - V

Considere o seguinte trecho: “Pablo Picasso e Georges Braque identificavam-se na pesquisa de uma linguagem plástica fundamentada nos valores imanentes da forma, pelos quais a obra de arte seria um objeto em si, irredutível na sua realidade única [...] substituindo os sistemas representacionais pictóricos baseados na perspectiva renascentista, pela organização espacial em múltiplos planos geométricos que agem em intermitentes avanços e recuos, desintegrando-o e mostrando-o em suas diferentes partes segundo uma visualidade simultânea [...]”.
A partir deste trecho de texto e dos conteúdos apresentados no livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais, leia as afirmativas a seguir quanto ao surgimento dos objetos – como “categoria” - no campo da escultura: Está correto apenas o que se afirma em:
I. As colagens de Picasso foram sucedidas por relevos e volumes cada vez mais acentuados – na sobreposição real de planos – caminhando, dessa forma, para as construções totalmente livres, no espaço tridimensional.
II. Os primeiros objetos foram construídos na primeira década do século passado. Guitarra (1912-1913), de Picasso, e Relevo de Canto (1915), de Vladimir Tatlin, são alguns deles.
III. Embora de essência tridimensional, no campo da escultura, o objeto tem origem nas primeiras colagens de papel sobre tela – do francês papiers collés (collages) – de Pablo Picasso.
IV. A escultura é um objeto funcional por causa da sua natureza bidimensional.
A I, II e IV.
B III e IV.
C I e II.
D II, III e IV.
E I, II, III.

Mais conteúdos dessa disciplina