Logo Passei Direto
Buscar
O conceito clássico de desenvolvimento sustentável afirma que “É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro” (BRUNDTLAND,1991).
São componentes de desenvolvimento sustentável:
a. Sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica.
b. Desenvolvimento político, desenvolvimento econômico e controle ambiental.
c. Desenvolvimento econômico, controle sociopolítico e ambiental.
d. Compromisso socioeconômico, desenvolvimento ambiental e o controle dos direitos humanos.
e. Política cultural, atividade comercial e proteção natural.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta sobre os componentes do desenvolvimento sustentável, precisamos considerar os três pilares fundamentais que sustentam esse conceito: o ambiental, o econômico e o social. Analisando as opções: a) Sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica - Esta opção abrange os três pilares do desenvolvimento sustentável: o ambiental, o econômico e o social (sociopolítico). b) Desenvolvimento político, desenvolvimento econômico e controle ambiental - Embora inclua o desenvolvimento econômico e o controle ambiental, não aborda diretamente a sustentabilidade social. c) Desenvolvimento econômico, controle sociopolítico e ambiental - Esta opção não menciona a sustentabilidade, mas sim o controle, o que não é o foco do conceito de desenvolvimento sustentável. d) Compromisso socioeconômico, desenvolvimento ambiental e o controle dos direitos humanos - Embora mencione aspectos sociais e ambientais, não aborda diretamente a sustentabilidade econômica. e) Política cultural, atividade comercial e proteção natural - Esta opção não reflete os pilares do desenvolvimento sustentável de forma clara. Portanto, a alternativa que melhor representa os componentes do desenvolvimento sustentável é: a) Sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mostrengo enviado para punir o povo de Tebas por ter afrontado os deuses, a Esfinge tinha cabeça e seios de mulher, corpo e patas de leoa, e asas de águia. Instalado às portas da cidade, ela exigia que seus melhores jovens a enfrentassem. Todos eram impiedosamente trucidados porque não conseguiam responder ao enigma que ela lhes propunha. Desgraça que só terminou quando apareceu um esperto rapaz, vindo de Corinto e chamado Édipo. Ele matou a charada, provocando o suicídio da fera. O resto da lenda é bem conhecido. Pois bem, o “desenvolvimento sustentável” também é um enigma à espera do seu Édipo.
O desenvolvimento sustentável se define de forma enigmática por constituir-se enquanto o desafio do Século XXI. Nesta perspectiva, pode-se afirmar que:
a. A privatização da água proposta pelo Banco Mundial é uma medida de uso e apropriação racional da natureza com vistas à sustentabilidade socioeconômica e ambiental.
b. Os conflitos socioambientais evidenciam as contradições da relação estabelecida entre a sociedade e a natureza no modelo de desenvolvimento capitalista.
c. Os planos de aceleração do crescimento propostos pelos governos têm como projeto estruturante a criação de reservas e parques nacionais para a promoção do desenvolvimento sustentável na Amazônia.
d. A regulação da biodiversidade pela Organização das Nações Unidas (ONU), enquanto patrimônio da humanidade, vem garantindo o cumprimento legal da política ambiental brasileira.
e. A conservação natural dos ecossistemas terrestres para a reprodução social da vida torna evidente o desenvolvimento sustentável no capitalismo.

Leia atentamente o seguinte excerto sobre desenvolvimento sustentável: “A natureza se levanta de sua opressão e toma vida, revelando-se à produção de objetos mortos e à coisificação do mundo. A superexploração dos ecossistemas, que os processos produtivos mantinham sob silêncio, desencadeou uma força destrutiva que [...] gera as mudanças globais que ameaçam a estabilidade e sustentabilidade do planeta [...]. O impacto dessas mudanças ambientais na ordem ecológica e social do mundo ameaça a economia como um câncer generalizado e incontrolável, mais grave ainda do que as crises cíclicas do capital”. LEFF, Enrique. In: Saber ambiental – sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 56.
Considerando o texto acima, assinale a afirmação verdadeira.
a. A discussão levantada pelo texto fortalece a tese de que o ambiente necessita ser interpretado cada vez mais a partir de bases ecológicas, com destaque para projetos de restauração e descontaminação de ecossistemas em desequilíbrio.
b. O texto apresenta-se otimista, sobretudo ao informar que a natureza entrou em sintonia com o progresso econômico e se converteu em um suporte para o desenvolvimento justo da sociedade.
c. Uma das interpretações do texto que pode ser realizada é a de que a sustentabilidade ambiental depende marcadamente do desenvolvimento do mercado globalizado, da eficácia da tecnologia e da racionalidade instrumental.
d. O texto sugere que a questão ambiental é um campo de ação política e econômica, inscrevendo-se nas grandes mudanças produtivas e de consumo contemporâneas.
e. O texto defende a ideia de que primeiro é necessário alcançar o desenvolvimento econômico para despois se pensar no desenvolvimento sustentável.

Mais conteúdos dessa disciplina