Logo Passei Direto
Buscar
Com base na figura anterior, é possível observar o porquê de haver um curto-circuito, idealmente, a ser considerado na análise de um circuito elétrico ou eletrônico com amplificadores operacionais. Similarmente, como não há circulação de corrente na entrada do dispositivo, considera-se idealmente que há um aterramento. Os dois conceitos são o terra virtual e o curto-circuito virtual, utilizados para se entender e projetar amplificadores.
Assim, acerca do funcionamento do amplificador, do amplificador operacional real e de aspectos de análise, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) As correntes e são nulas.
II. ( ) A tensão é nula.
III. ( ) A resistência é nula.
IV. ( ) A corrente é nula.
User badge image
Questões para Estudantes

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre o funcionamento do amplificador operacional: I. ( ) As correntes \( I_1 \) e \( I_2 \) são nulas. É verdadeira. Em um amplificador operacional ideal, as correntes que entram nas entradas não são consideradas, ou seja, são nulas. II. ( ) A tensão \( V_{out} \) é nula. É falsa. A tensão de saída \( V_{out} \) de um amplificador operacional pode ser não nula, dependendo da configuração do circuito e dos sinais de entrada. III. ( ) A resistência \( R_{in} \) é nula. É falsa. A resistência de entrada de um amplificador operacional ideal é considerada infinita, não nula, para que não haja corrente entrando nas entradas. IV. ( ) A corrente \( I_{out} \) é nula. É falsa. A corrente de saída \( I_{out} \) pode ser não nula, dependendo da carga conectada e do sinal de saída. Portanto, a sequência correta é: V - F - F - F. Assim, a alternativa correta é: a) V - F - F - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um seguidor de tensão, também conhecido como buffer, é um tipo especial de circuito amplificador que pode ser desenvolvido com amplificadores operacionais em geral. Esse tipo de circuito serve para realizar o isolamento entre diferentes estágios de um circuito eletrônico que possua circuito de potência em seu desenvolvimento, por exemplo. Os seguidores de tensão ainda podem ser aplicados no casamento de impedâncias.
Dessa forma, com base em nossos estudos sobre o seguidor de tensão, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O seguidor de tensão com amplificador operacional pode ser desenvolvido simplesmente pela ligação do terminal inversor com a saída PORQUE
II. é esse tipo de realimentação que permite, na prática, a obtenção de um ganho de tensão unitário ao final, na saída do circuito.

É possível implementar, assim como para os JFETs ou MOSFETs, no modo de depleção, a polarização na região ôhmica. Nesse caso, sabe-se que a corrente no dreno, na saturação, é resultado da razão entre a tensão contínua aplicada ao dreno ( ) sobre a resistência utilizada junto com o dreno ( ).
Assim, com base nisso e em nossos estudos a respeito do funcionamento dos MOSFETs no modo de crescimento, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Para efetuar a polarização na região ôhmica, estabelece-se a corrente de saturação menor do que a corrente no dreno ligado.
II. ( ) Quando , tem-se uma possível condição para que o dispositivo opere na região ôhmica.
III. ( ) Na região ôhmica, o MOSFET no modo de crescimento é equivalente à uma grande impedância.
IV. ( ) O MOSFET-E pode estar associado à ligação de um motor de corrente contínua, com um relé.