Logo Passei Direto
Buscar
Um dos primeiros movimentos que Dom Pedro teve que fazer após ser coroado com o primeiro imperador do Brasil foi conter os movimentos que se contrapunham à Independência do país. Alguns historiadores classificam esse período como guerras de Independência.
Diante este cenário, analise as afirmativas abaixo:
I. A Independência do Brasil ocorreu de maneira pacífica e moderada;
II. Ao longo da história brasileira muitos conflitos foram registrados e confirmam as análises sociológicas e históricas que desmentem o mito do brasileiro como povo pacífico e acomodado.
III. Um dos conflitos mais importantes da luta pela Independência aconteceu no Paraná, onde as tropas portuguesas resistiram durante bastante tempo à Independência do Brasil.
IV. Outro conflito importante no processo das guerras de Independência do Brasil acontece no interior do Piauí, no conflito conhecido como Batalha do Jenipapo.
a. Apenas II, III e IV estão corretas.
b. Apenas II e IV estão corretas.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. Apenas III e IV estão corretas.
e. I, II, III e IV estão corretas.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A Independência do Brasil ocorreu de maneira pacífica e moderada. Falso, a Independência do Brasil não foi totalmente pacífica, houve conflitos e resistência, especialmente em algumas regiões do país. II. Ao longo da história brasileira, muitos conflitos foram registrados e confirmam as análises sociológicas e históricas que desmentem o mito do brasileiro como povo pacífico e acomodado. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a história do Brasil é marcada por diversos conflitos. III. Um dos conflitos mais importantes da luta pela Independência aconteceu no Paraná, onde as tropas portuguesas resistiram durante bastante tempo à Independência do Brasil. Falso, embora tenha havido resistência em várias regiões, o Paraná não é amplamente reconhecido como um dos principais focos de conflito durante a Independência. IV. Outro conflito importante no processo das guerras de Independência do Brasil acontece no interior do Piauí, no conflito conhecido como Batalha do Jenipapo. Verdadeiro, a Batalha do Jenipapo é um evento significativo na luta pela Independência. Com base nas análises, as afirmativas corretas são II e IV. Portanto, a alternativa que contém os itens verdadeiros é: b) Apenas II e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No dia em que Pedro I abdicou do trono do Brasil os deputados e senadores do novo Império estavam em período de recesso, a grande maioria dos deputados estavam fora do Rio de Janeiro, em suas próprias províncias. Este é um detalhe importante, na medida em que segundo a Constituição outorgada em 1822, caso o imperador não pudesse mais governar e caso sucessor não tivesse idade para assumir o trono, o Brasil deveria ser governado por uma junta de deputados através de um processo conhecido como regência. E este era o caso do país naquele momento.
Assim sendo, analise as afirmativas abaixo:
I. O período que vai da abdicação de Dom Pedro I à ascensão ao trono de Dom Pedro II ficou conhecido como Período Regencial, marcado por duas regências trinas e duas regências unas, além de uma série de conflitos políticos e sociais.
II. A primeira Regência trina, foi organizada às pressas para não deixar o Império sem governo até o retorno dos deputados ao Rio de Janeiro.
III. Três grupos se destacam nesse processo, os Moderados, os Patriotas e os Petistas.
IV. O período Regencial, também foi marcado por intensas revoltas sociais. Essas revoltas mostram o grau de insatisfação de diversos setores da sociedade brasileira em relação aos caminhos que o Brasil vinha tomando desde a independência.
a. Todas as afirmativas estão corretas.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. Apenas I, II e IV estão corretas.
e. Apenas III e IV estão corretas.

Em junho de 1822, dom Pedro editou o “Cumpra-se”, onde o príncipe regente determinava que qualquer lei que chegasse às terras brasileiras só seria aceita caso Dom Pedro estivesse de acordo. É preciso entender que, estar de acordo neste momento não é só atender os interesses de Dom Pedro enquanto governante, mas também das elites brasileiras que estavam por trás de todo esse processo.
Dito isto, analise as afirmativas abaixo:
I. Dom Pedro iniciou um processo de viagens pelo interior do Brasil para garantir o apoio das elites regionais neste movimento que separava o que já vinha sendo orquestrado desde o Dia do Fico.
II. José Bonifácio que entrou para a história como patrono da Independência,, estava diretamente ligado para todo esse processo e sua participação foi determinante.
III. Na carta enviada ao Dom Pedro, chegou em suas mãos em 07 de setembro de 1822, José Bonifácio explicava que uma invasão portuguesa no Brasil era remota e que Dom Pedro não deveria proclamar a independência.
IV. A figura de dona Leopoldina foi importante nesse processo de comunicação entre a sede no Rio de Janeiro e Dom Pedro, que se reuniu com as lideranças políticas brasileiras que estavam no Rio de Janeiro, e assinou a carta que chegaria às mãos de Dom Pedro no dia 7 de setembro 1822 sugerindo a tão desejada Independência.
a. Apenas I, II e IV estão corretas.
b. Apenas I, III e IV estão corretas.
c. Todas as afirmativas estão corretas.
d. Apenas II, III e IV estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.

e pelas guerras napoleónicas. Essa tentativa de restaurar a ordem na Europa vai interferir diretamente nas relações econômicas e políticas das colônias tanto de Portugal quanto da Espanha no continente americano.
Diante este contexto, analise as afirmativas abaixo:
I. O Congresso de Viena se relaciona com a nossa história na medida em que exige de d. João o retorno a sede do seu governo em Portugal. D. João não tinha o menor interesse de naquele momento retornar a Portugal na medida em que o Brasil naquele contexto já se tornou até mais importante economicamente.
II. D. João elevou o Brasil à condição de Reino Unido de Portugal e Algarve. Este foi um movimento que elevou o Brasil uma condição política que não poderia mais retroceder a elite local não aceitaria um retorno do Brasil ao status de colônia foi um passo importante para a ruptura definitiva das colônias entre Brasil e Portugal.
III. Essa revolução trouxe uma série de mudanças políticas e econômicas para Portugal, mas principalmente para o Brasil essa revolução contribuiu para o rompimento definitivo entre Portugal e a sua principal colônia.
IV. Em 1821 Dom João VI temendo perder o trono acaba cedendo e retornando a Portugal para assinar a nova Constituição portuguesa que surgiu no processo da Revolução Burguesa.
a. Apenas I, III e IV estão corretas.
b. Apenas I e III estão corretas.
c. Todas as afirmativas estão corretas.
d. Apenas I, II e III estão corretas.
e. Apenas I, II e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina