Logo Passei Direto
Buscar
VOLTAR Questão 5 governo do Imperador D. Pedro I passou a enfrentar problemas políticos bastantes sérios. Com a questão da sucessão de sua filha em Portugal e a usurpação do poder realizada pelo irmão, com a mobilização da nobreza portuguesa, D. Pedro é forçado a voltar a Portugal. No entanto, não havia quem assumisse poder e pudesse administrar e controlar Brasil durante sua ausência, que não se sabia inclusive quanto tempo duraria. D. Pedro II, seu filho e herdeiro natural do trono ainda era demasiado jovem. Além disso, a Constituição brasileira recém-promulgada determinava uma idade mínima para que um monarca assumisse poder. Diante disso e de um período conflituoso que se seguiu, com revoltas, guerras e tentativas de descentralização do poder e da administração pública, a elite brasileira fica apreensiva e acredita que só a autoridade central do Imperador poderia por fim a decretação da maioridade de D. Pedro II, que em 1840 tinha 15 anos e marcou início do Segundo Reinado, que duraria até 1889.
Sobre as forças que se aglutinaram em torno desse movimento, assinale a alternativa CORRETA:
Liberais e conservadores preconizaram uma intensa luta política e eleitoral, marcada pela violência, e que acabou sendo anulada pelo imperador.
Ambos grupos participaram de uma eleição marcada pela paz, e que teve ampla aceitação do imperador.
Nunca houve alternância do poder entre liberais e conservadores.
Foram liberais e conservadores, sendo que conservadores é que constituíram primeiro ministério de D. Pedro II.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada uma das alternativas: 1. Liberais e conservadores preconizaram uma intensa luta política e eleitoral, marcada pela violência, e que acabou sendo anulada pelo imperador. - Essa afirmativa é parcialmente verdadeira, pois houve conflitos entre liberais e conservadores, mas não é correto afirmar que a luta foi "anulada" pelo imperador de forma geral. 2. Ambos grupos participaram de uma eleição marcada pela paz, e que teve ampla aceitação do imperador. - Essa afirmativa é falsa, pois as eleições na época eram frequentemente marcadas por conflitos e tensões entre os grupos. 3. Nunca houve alternância do poder entre liberais e conservadores. - Essa afirmativa é falsa, pois houve alternância de poder entre os dois grupos ao longo do período imperial. 4. Foram liberais e conservadores, sendo que conservadores é que constituíram primeiro ministério de D. Pedro II. - Essa afirmativa é verdadeira. Os conservadores realmente formaram o primeiro ministério de D. Pedro II após a declaração de sua maioridade. Com base na análise, a alternativa correta é: Foram liberais e conservadores, sendo que conservadores é que constituíram primeiro ministério de D. Pedro II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais conteúdos dessa disciplina