Logo Passei Direto
Buscar

Psicopedagogia

Colégio Objetivo
Atente para a citação: “[...] todas essas dimensões valorizam e suscitam reflexões importantes acerca das transformações no tempo e no espaço da cidade, pois cada uma delas oferece um ponto de vista para se compreender, refletir e atuar no espaço da cidade.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 45.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre a importância da mídia na educação, é correto afirmar que a mídia:
A oferece subsídios concretos para serem utilizados na educação formal.
B por se tratar de um meio oficial, transmite informações que podem ser utilizadas sem necessidade de filtro.
C deve servir como recurso e suporte pedagógico, não influenciando na formação de opinião.
D como elemento do ensino não formal, serve apenas como recurso ilustrativo para o ensino formal.
E tem capacidade de influenciar na formação de opinião.
User badge image
psicopedagogia360

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando a importância da mídia na educação, especialmente no contexto das cidades educadoras. A) Oferece subsídios concretos para serem utilizados na educação formal. - Esta opção é válida, pois a mídia pode fornecer recursos e informações que podem ser integrados ao ensino formal. B) Por se tratar de um meio oficial, transmite informações que podem ser utilizadas sem necessidade de filtro. - Essa afirmação é problemática, pois a mídia não é sempre um meio oficial e as informações devem ser sempre filtradas e analisadas criticamente. C) Deve servir como recurso e suporte pedagógico, não influenciando na formação de opinião. - Essa opção é contraditória, pois a mídia, por sua natureza, pode influenciar a formação de opinião. D) Como elemento do ensino não formal, serve apenas como recurso ilustrativo para o ensino formal. - Essa afirmação limita o papel da mídia, que pode ter um impacto mais significativo do que apenas ilustrar. E) Tem capacidade de influenciar na formação de opinião. - Esta opção é correta, pois a mídia realmente tem um papel importante na formação de opiniões e percepções. Após essa análise, a alternativa correta é: E) tem capacidade de influenciar na formação de opinião.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Atente para a citação: “A ideia de cidade educadora é baseada na premissa de que toda ação de educar não é tarefa somente da escola e da família, é uma responsabilidade de toda a sociedade, em que a cidade, além de desempenhar suas atividades tradicionais, promove um papel educador na vida dos cidadãos. Assim sendo, a educação não acontece apenas em espaços formais, ela também é resultado das experiências vivenciadas na cidade. Portanto, uma cidade educadora deve ser democrática e participativa.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Aula 2 – Política urbana brasileira e os instrumentos de participação, p.8.
Considerando a citação acima e de acordo com a videoaula 2, tema 2 - O estatuto da cidade, assinale a alternativa que indica corretamente o objetivo do Estatuto da Cidade:
A Estabelece normas de ordem privada e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental.
B Estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do desequilíbrio ambiental.
C Estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental.
D Estabelece normas de ordem pública e interesse social que desregulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental.
E Estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem individual, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental.

Atente para a citação: “A ideia de cidade educadora é baseada na premissa de que toda ação de educar não é tarefa somente da escola e da família, é uma responsabilidade de toda a sociedade, em que a cidade, além de desempenhar suas atividades tradicionais, promove um papel educador na vida dos cidadãos. Assim sendo, a educação não acontece apenas em espaços formais, ela também é resultado das experiências vivenciadas na cidade. Portanto, uma cidade educadora deve ser democrática e participativa.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Aula 3 – Tema 1 O que são as Cidades Educadoras, p.6.
Considerando a citação acima e de acordo com a videoaula 3, tema 5 sobre os princípios da Carta das Cidades Educadoras, assinale a alternativa que indica corretamente as três partes que dividem os princípios da Carta das Cidades Educadoras:
A Direito a uma cidade educadora, compromisso da escola, serviço integral das pessoas.
B Direito a uma cidade educadora, compromisso da cidade, ao serviço integral das pessoas.
C Direito a uma cidade ecológica, compromisso da cidade, ao serviço integral das pessoas.
D Direito a uma cidade educadora, compromisso da cidade, ao serviço individual das pessoas.
E Direito a uma cidade opressora, compromisso da cidade, ao serviço integral das pessoas.

Atente para a citação: "O crescimento descontrolado das áreas urbanas e da população vem acarretando sérios problemas para as cidades brasileiras, tanto sociais como também ambientais. Para conseguir atender às necessidades da população urbana, é preciso que haja investimento em diversas áreas, como em transporte, educação, saneamento básico, saúde e segurança pública." Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Aula 1, Tema 5 – As consequências da Urbanização – p.15.
Considerando a citação acima e de acordo com a videoaula 1, tema 5 - As consequências da Urbanização, sobre os problemas da urbanização, assinale a alternativa que indica corretamente quais problemas socioeconômicos vão surgir em decorrência da urbanização não atrelada a um planejamento específico:
A Desemprego, pobreza, poluição e desordem.
B Desemprego, riqueza, poluição e saneamento básico.
C Desemprego, pobreza, descentralização e saneamento básico.
D Desemprego, pobreza, poluição e saneamento básico.
E Desemprego, desmatamento, poluição e saneamento básico.

Atente para a citação: “[...] o Poder Público deixou de ser o principal provedor do bem-estar social, de infraestrutura e de serviços públicos, o regulador do espaço urbano, deixou também de investir prioritariamente nas camadas populares a fim de atender a demandas sociais locais e passou a assumir um papel empreendedor”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 57.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre o papel empreendedor do Poder Público, é correto afirmar que:
A O Poder Público promoveu, em caráter exclusivo, as ações na tomada de decisão das políticas voltadas ao desenvolvimento do mercado.
B Em acordo com os empresários, o Poder Público passou a articular ações que, em prol dos interesses de mercado, facilitassem as decisões referentes ao planejamento e execução das políticas.
C Ocorreu uma parceria dos interesses de mercado junto ao Poder Público, com intuito de manter e investir em políticas públicas de bem-estar social.
D O Poder Público passou a investir nas camadas populares a fim de atender as demandas sociais locais.
E O Poder Público passou as atividades empreendedoras para o setor privado, tornando-se apenas regulador dessas ações.

Leia o extrato de texto: “[...] entre outras questões, a escola perde legitimidade porque “esconde um currículo oculto, para conseguir a doutrina e a domesticação de consumidores dóceis e manipuláveis”; “porque não promove a aprendizagem individual nem diminui a desigualdade social”; “é incapaz de ensinar habilidades devido ao engessamento curricular”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 29.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa assinale a alternativa correta sobre a relação entre cidade e escola que explica em que medida foi necessário repensar o planejamento escolar:
A O planejamento escolar passou a valorizar os projetos pedagógicos que envolvessem a comunidade, ou seja, pais, alunos e funcionários.
B As mudanças no planejamento escolar se deram na medida em que os professores contaram com a colaboração do pedagogo escolar para sua construção.
C O planejamento escolar passou a valorizar as questões políticas e sociais emergentes.
D Foi preciso repensar o planejamento escolar de forma que valorizassem as experiências não escolares.
E O planejamento escolar deixou de ser um instrumento pedagógico e passou a ser um instrumento de intervenção na comunidade educativa.

Leia o extrato de texto: “No congresso realizado em 2008, em São Paulo, retomou-se a ideia de educação para a paz, mas, além disso, destacou-se a relação entre educação e redução das desigualdades, baseada na formação integral e na construção da cidadania. Dois anos depois, e evento realizado em Guadalajara, no México, enfatizou a importância de políticas esportivas aliadas às políticas educacionais [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 105.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que apresenta a importância de aliar as políticas esportivas às políticas educacionais:
A O esporte deve ser aliado as políticas educacionais porque somente dessa maneira os cidadãos realizam alguma atividade física.
B Porque os esportes promovem perda de peso e evitam que as pessoas fiquem fora dos padrões esperados pela sociedade.
C É por meio do esporte que os cidadãos têm maior qualidade de vida e saúde.
D Porque vivemos na era digital e surge a necessidade de educação para a prática de esportes.
E Devido a globalização as pessoas têm urgência de resolver as situações imediatamente e os esportes deixam as pessoas mais ágeis.

Leia a passagem de texto: "Segundo [Paulo Freire], a informalidade e as experiências, tais como as conversas nos corredores e pátios das escolas e a troca de ideias com o pessoal do setor administrativo ou com os profissionais que fazem o lanche do intervalo, por exemplo, desempenham papel relevante no processo educativo". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 34.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre o papel da escola no olhar de Paulo Freire, é correto afirmar que:
A Apesar de a escola ser um espaço formal e de, dentro dela, ser possível desenvolver diferentes projetos educativos, é na educação formal que deve estar focado o processo educativo.
B A comunidade escolar deve colaborar com a escola, desde que não se envolva nas questões curriculares, de responsabilidade exclusiva do corpo diretivo.
C Há informalidade no espaço formal da escola e a possibilidade de realizar educação não formal nos espaços formais de educação.
D A educação formal deve ser desenvolvida pela escola e a informal, pela família.
E A informalidade educativa deve ser colaborativa para a educação formal escolar.

Leia o extrato de texto: iderando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre os espaços educativos, relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características: 1. Espaços formais 2. Espaços informais 3. Espaços não formais (1) São relacionados às atividades realizadas no espaço da escola. (3 ) Abarcam atividades em instituições como museus, centros culturais, organizações corrência, na competição por investimentos e nas transformações do espaço em conformidade com as demandas do capital internacional.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 60.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que indica como as cidades têm sido pensadas a partir da mudança na política urbana e globalização:
A As cidades têm sido pensadas a partir dos interesses da população.
B As cidades têm sido planejadas de acordo com as necessidades de urbanização e mobilidade.

Mais conteúdos dessa disciplina